Repository logo
 
Publication

Perceções e práticas de sustentabilidade: Um olhar intergeracional

dc.contributor.authorVieira, Ana Maria de Sousa Neves
dc.contributor.authorVieira, Ricardo
dc.contributor.authorMarques, José Carlos Laranjo
dc.date.accessioned2022-10-29T09:22:03Z
dc.date.available2022-10-29T09:22:03Z
dc.date.issued2022
dc.date.updated2022-10-27T17:16:58Z
dc.description.abstractNesta comunicação apresentamos alguns dados duma investigação em curso cujo objetivo fundamental é entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade, em particular sobre temáticas ligadas à alimentação, à água, à reciclagem, aos transportes, à poupança e aos medos sobre os excessos de consumo e a não sustentabilidade. Após uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, debruçamo-nos particularmente sobre os objetivos ligados ao consumo sustentável, à água potável e ao saneamento, por serem dois dos temas mais evidentes no discurso dos nossos entrevistados. No trabalho de campo entrevistámos 4 sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade, o contexto sociocultural e a escolaridade destas pessoas influencia as práticas e perceções que as mesmas possuem sobre o tema da sustentabilidade. O Desenvolvimento Sustentável constitui atualmente um dos problemas contemporâneos mais referenciados e discutidos, em termos globais. As alterações climáticas e as opções por estilos de vida cada vez mais sustentáveis e ecológicos são das principais preocupações da sociedade contemporânea. Contudo, apesar desta inquietação, muitas das sociedades contemporâneas continuam adeptas do consumismo e do comodismo em grande escala. A sustentabilidade é, pois, uma temática que necessita de um olhar atento, de políticas públicas adequadas e de uma educação social para a transformação de perceções e práticas, dada a urgência de uma consciencialização ambiental, da redução do consumo e de uma atenção focalizada na saúde e na qualidade de vida humana. Assim, consideramos ser fundamental a existência de uma educação social crítica, consciente e ecologicamente sensível para a melhoria da saúde da qualidade de vida e para sustentabilidade planetária. Na investigação em curso temos como objetivo fundamental compreender e recolher as perceções, ideias e práticas desenvolvidas pelos elementos entrevistados, das várias faixas etárias apontadas, relativamente à temática circunscrita. Neste sentido, os objetivos específicos passam por perceber as diferentes perspetivas e conhecimentos sobre sustentabilidade, entender se as práticas, noção e interesse resultam de processos de educação escolar, familiar ou outros, e se as diferentes gerações transmitem semelhanças ou diferenças de Perceções e Práticas de Sustentabilidade. 2 A investigação adota uma metodologia de pesquisa interpretativa e qualitativa, tendo por base entrevistas abertas, dando espaço para a exposição do pensamento dos entrevistados, e para a construção de narrativas sobre as práticas pessoais e de outrem. Construímos um guião de questões abertas por forma a podermos flexibilizar e recontextualizar as perguntas em função das trajetórias sociais, da idade e da escolaridade dos sujeitos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVieira, A.M., Vieira, R. & Marques, J.C. (2022), "Perceções e práticas de sustentabilidade: um olhar intergeracional". In Educación ambiental y cultura de la sostenibilidad: Construyendo la transición ecológica (pp. 353-368). USC, SIPS e SEPApt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3065671
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7815
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUSC, SIPS e SEPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectEducação Social e Ambientalpt_PT
dc.subjectEducação para a Sustentabilidadept_PT
dc.subjectODSpt_PT
dc.titlePerceções e práticas de sustentabilidade: Um olhar intergeracionalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage368pt_PT
oaire.citation.startPage353pt_PT
oaire.citation.titleCongreso Internacional SIPS 2021 e XXXIII Seminario Interuniversitario de Pedagogía Social - Educación ambiental y cultura de la sostenibilidad: Construyendo la transición ecológicapt_PT
person.familyNameMaria de Sousa Neves Vieira
person.familyNameManuel Neves Vieira
person.familyNameCarlos Marques
person.givenNameAna
person.givenNameRicardo
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-id0C16-8869-1661
person.identifier.ciencia-idA710-8699-2BCF
person.identifier.ciencia-idB916-8830-3397
person.identifier.orcid0000-0002-3976-6359
person.identifier.orcid0000-0003-1529-1296
person.identifier.orcid0000-0002-4690-5943
rcaap.cv.cienciaidA710-8699-2BCF | Ricardo Manuel Neves Vieira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254
relation.isAuthorOfPublicatione78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0
relation.isAuthorOfPublicationaade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Percecoes_e_praticas_de_sustentabilidade_Actas_Congreso_SIPS_2021.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: