dc.contributor.author | Vieira, Ana Maria de Sousa Neves | |
dc.contributor.author | Vieira, Ricardo | |
dc.contributor.author | Marques, José Carlos Laranjo | |
dc.date.accessioned | 2022-10-29T09:22:03Z | |
dc.date.available | 2022-10-29T09:22:03Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.updated | 2022-10-27T17:16:58Z | |
dc.description.abstract | Nesta comunicação apresentamos alguns dados duma investigação em curso cujo objetivo fundamental é entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade, em particular sobre temáticas ligadas à alimentação, à água, à reciclagem, aos transportes, à poupança e aos medos sobre os excessos de consumo e a não sustentabilidade. Após uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, debruçamo-nos particularmente sobre os objetivos ligados ao consumo sustentável, à água potável e ao saneamento, por serem dois dos temas mais evidentes no discurso dos nossos entrevistados. No trabalho de campo entrevistámos 4 sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade, o contexto sociocultural e a escolaridade destas pessoas influencia as práticas e perceções que as mesmas possuem sobre o tema da sustentabilidade. O Desenvolvimento Sustentável constitui atualmente um dos problemas contemporâneos mais referenciados e discutidos, em termos globais. As alterações climáticas e as opções por estilos de vida cada vez mais sustentáveis e ecológicos são das principais preocupações da sociedade contemporânea. Contudo, apesar desta inquietação, muitas das sociedades contemporâneas continuam adeptas do consumismo e do comodismo em grande escala. A sustentabilidade é, pois, uma temática que necessita de um olhar atento, de políticas públicas adequadas e de uma educação social para a transformação de perceções e práticas, dada a urgência de uma consciencialização ambiental, da redução do consumo e de uma atenção focalizada na saúde e na qualidade de vida humana. Assim, consideramos ser fundamental a existência de uma educação social crítica, consciente e ecologicamente sensível para a melhoria da saúde da qualidade de vida e para sustentabilidade planetária. Na investigação em curso temos como objetivo fundamental compreender e recolher as perceções, ideias e práticas desenvolvidas pelos elementos entrevistados, das várias faixas etárias apontadas, relativamente à temática circunscrita. Neste sentido, os objetivos específicos passam por perceber as diferentes perspetivas e conhecimentos sobre sustentabilidade, entender se as práticas, noção e interesse resultam de processos de educação escolar, familiar ou outros, e se as diferentes gerações transmitem semelhanças ou diferenças de Perceções e Práticas de Sustentabilidade. 2 A investigação adota uma metodologia de pesquisa interpretativa e qualitativa, tendo por base entrevistas abertas, dando espaço para a exposição do pensamento dos entrevistados, e para a construção de narrativas sobre as práticas pessoais e de outrem. Construímos um guião de questões abertas por forma a podermos flexibilizar e recontextualizar as perguntas em função das trajetórias sociais, da idade e da escolaridade dos sujeitos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Vieira, A.M., Vieira, R. & Marques, J.C. (2022), "Perceções e práticas de sustentabilidade: um olhar intergeracional". In Educación ambiental y cultura de la sostenibilidad: Construyendo la transición ecológica (pp. 353-368). USC, SIPS e SEPA | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-3065671 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7815 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | USC, SIPS e SEPA | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | Educação Social e Ambiental | pt_PT |
dc.subject | Educação para a Sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | ODS | pt_PT |
dc.title | Perceções e práticas de sustentabilidade: Um olhar intergeracional | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 368 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 353 | pt_PT |
oaire.citation.title | Congreso Internacional SIPS 2021 e XXXIII Seminario Interuniversitario de Pedagogía Social - Educación ambiental y cultura de la sostenibilidad: Construyendo la transición ecológica | pt_PT |
person.familyName | Maria de Sousa Neves Vieira | |
person.familyName | Manuel Neves Vieira | |
person.familyName | Carlos Marques | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Ricardo | |
person.givenName | José | |
person.identifier.ciencia-id | 0C16-8869-1661 | |
person.identifier.ciencia-id | A710-8699-2BCF | |
person.identifier.ciencia-id | B916-8830-3397 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3976-6359 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1529-1296 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4690-5943 | |
rcaap.cv.cienciaid | A710-8699-2BCF | Ricardo Manuel Neves Vieira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254 | |
relation.isAuthorOfPublication | e78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0 | |
relation.isAuthorOfPublication | aade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Percecoes_e_praticas_de_sustentabilidade_Actas_Congreso_SIPS_2021.pdf
- Size:
- 1.52 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.33 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: