Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

TURLING - Jornadas de Línguas e Turismo 2025

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LivroResumosTurling_Template_2025 - VF.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este volume reúne os contributos apresentados nas segundas Jornadas de Línguas e Turismo – TurLing 2025, organizadas pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria, e realizada em Peniche, no dia 16 de maio de 2025. Mantendo a linha orientadora da primeira edição, esta segunda conferência afirmou-se como um espaço de encontro, reflexão e debate em torno do papel das línguas estrangeiras no ensino superior e na formação de profissionais para o setor do turismo, num contexto cada vez mais digital, global e multicultural. A edição de 2025 voltou a privilegiar a partilha de investigação aplicada, experiências pedagógicas inovadoras e resultados de projetos desenvolvidos no seio das instituições de ensino superior portuguesas. Os dois painéis do programa científico reuniram docentes/investigadores que, a partir de diferentes abordagens e geografias institucionais, refletiram sobre a interseção entre línguas, ensino, tecnologia, turismo e práticas emergentes. No decorrer dos trabalhos, foram apresentadas propostas que visam o desenvolvimento de competências produtivas em línguas estrangeiras para fins específicos, nomeadamente as que consideram o potencial da exploração do património cultural digital, o recurso à aprendizagem por projeto e o papel do digital storytelling, entre outros. À semelhança da primeira edição, os trabalhos aqui reunidos foram submetidos a um processo de revisão entre pares, assegurando o rigor académico e a relevância científica. Este volume pretende, assim, ser simultaneamente um registo das comunicações apresentadas e um convite à continuidade do diálogo iniciado durante as Jornadas. Acreditamos que esta segunda edição de resumos reforça a importância de espaços de encontro como o TurLing, onde se cruzam práticas docentes, investigação e reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos do ensino de línguas no contexto do turismo. Desejamos que as perspetivas aqui partilhadas possam inspirar novas abordagens pedagógicas, fomentar colaborações interinstitucionais e estimular investigações futuras num campo que continua a expandir-se e a renovar-se. Ao leitor, deixamos o convite para explorar estas contribuições e para se juntar a nós nesta viagem intelectual, onde as línguas e o turismo se encontram como forças motoras de conhecimento, inovação e construção de pontes culturais.
This volume brings together the contributions presented at the second Languages and Tourism Conference – TurLing 2025, organized by the School of Tourism and Marine Technology, Polytechnic Institute of Leiria, and held in Peniche on May 16, 2025. Following the guidelines of the first edition, this second conference established itself as a space for meeting, reflection, and debate on the role of foreign languages in higher education and in the training of professionals for the tourism sector, in an increasingly digital, global, and multicultural context. The 2025 edition once again focused on sharing applied research, innovative pedagogical experiences, and the results of projects developed within Portuguese higher education institutions. The two panels of the scientific program brought together teachers/researchers who, from different approaches and institutional geographies, reflected on the intersection between languages, teaching, technology, tourism, and emerging practices. During the proceedings, proposals were presented that aim to develop productive skills in foreign languages for specific purposes, namely those that consider the potential of exploring digital cultural heritage, the use of project-based learning, and the role of digital storytelling, among others. As in the first edition, the papers collected here have undergone a peer review process to ensure academic rigor and scientific relevance. This volume is therefore intended to be both a record of the papers presented and an invitation to continue the dialogue that began during the conference. We believe that this second edition of abstracts reinforces the importance of meeting spaces such as TurLing, where teaching practices, research, and critical reflection on the contemporary challenges of language teaching in the context of tourism intersect. We hope that the perspectives shared here will inspire new pedagogical approaches, foster inter-institutional collaborations, and stimulate future research in a field that continues to expand and renew itself. We invite readers to explore these contributions and join us on this intellectual journey, where languages and tourism come together as driving forces for knowledge, innovation, and cultural bridge-building.

Description

DIREÇÃO EDITORIAL Ana Pires Laura Chagas Natália Santos Paula Cabral Paula Cardoso Sofia Eurico GRAFISMO E APOIO À PAGINAÇÃO Laura Ferreira/GIC Mónica Ribeiro/GIC
Comissão Organizadora Ana Pires Berta Costa Laura Chagas Natália Santos Paula Cabral Paula Cardoso Sofia Eurico Tânia Guerra Comissão Cientifica Ana Pires Berta Costa Inês Grosa Laura Chagas Natália Santos Paula Cabral Paula Cardoso Sofia Eurico Tânia Guerra Tânia Simões
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Os pontos de vista expressos nos artigos são dos autores individuais. Os editores não são responsáveis perante ninguém por qualquer perda ou dano causado por qualquer erro ou omissão nos artigos, quer esse erro ou omissão seja o resultado de negligência ou qualquer outra causa, renunciando deste modo a qualquer responsabilidade.

Keywords

Línguas estrangeiras Turismo Ensino superior Práticas docentes

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Politécnico de Leiria

CC License

Without CC licence

Altmetrics