Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.06 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
The festivals have had a very positive impact on tourism development, and on the promotion of destinations, they are positioned as important attractive elements that boost tourism in the several regions, as well as its economic and cultural development. This study aimed to analyse the motivation, quality, satisfaction and loyalty of two performing arts festivals participants (Andanças, Portugal and La Sierra, Spain). It followed a quantitative methodology, and questionnaires were applied to the participants of the events under analysis. The results of the test-t indicate that La Sierra festival participants (n=235), compared to Andanças festival participants (n=297), perceive the festival as having more quality (catering, hotel, information and transport), and are more faithful to the festival (even if prices increase). The results obtained contribute to a better understanding of the needs and perceptions of participants who practice festival tourism, particularly in performing arts festivals, supporting the manager's strategies in organising this type of event.
Os festivais têm manifestado um impacto bastante positivo no desenvolvimento turístico e na promoção dos destinos, apresentando-se como importantes elementos atrativos, que potenciam o turismo, bem como o seu desenvolvimento económico e cultural. Este estudo procurou analisar a motivação, qualidade, satisfação e fidelidade dos participantes de dois festivais de artes performativas (Andanças, Portugal e La Sierra, Espanha), e seguiu uma metodologia quantitativa, tendo-se aplicado questionários aos participantes dos eventos. Os resultados do test-t indicam que os participantes do festival La Sierra (n=235), comparativamente com os participantes do festival Andanças (n=297) percecionam o festival como tendo mais qualidade (restauração, hotelaria, informação e transportes), e são mais fiéis ao festival (mesmo que os preços aumentem). Os resultados contribuem para uma melhor compreensão das necessidades e perceções dos participantes, nomeadamente, em festivais de artes performativas, podendo apoiar as estratégias dos gestores na organização deste tipo de evento.
Os festivais têm manifestado um impacto bastante positivo no desenvolvimento turístico e na promoção dos destinos, apresentando-se como importantes elementos atrativos, que potenciam o turismo, bem como o seu desenvolvimento económico e cultural. Este estudo procurou analisar a motivação, qualidade, satisfação e fidelidade dos participantes de dois festivais de artes performativas (Andanças, Portugal e La Sierra, Espanha), e seguiu uma metodologia quantitativa, tendo-se aplicado questionários aos participantes dos eventos. Os resultados do test-t indicam que os participantes do festival La Sierra (n=235), comparativamente com os participantes do festival Andanças (n=297) percecionam o festival como tendo mais qualidade (restauração, hotelaria, informação e transportes), e são mais fiéis ao festival (mesmo que os preços aumentem). Os resultados contribuem para uma melhor compreensão das necessidades e perceções dos participantes, nomeadamente, em festivais de artes performativas, podendo apoiar as estratégias dos gestores na organização deste tipo de evento.
Description
Keywords
Tourism Performing arts festivals Motivation Quality Satisfaction Loyalty Turismo Festivais de artes performativas Motivação Qualidade Satisfação Fidelidade
Citation
Amorim, D., Jiménez Caballero, J.L., Almeida, P. (2020). The impact of performing arts festivals on tourism development: analysis of participants' motivation, quality, satisfaction and loyalty. Tourism & Management Studies, 16(4), 45-57, https://doi.org/10.18089/tms.2020.160404
Publisher
UAlg ESGTH