Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
43.35 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O envelhecimento não deve ser encarado como um problema, mas antes como um
processo natural, universal e inelutável que ocorre ao longo do ciclo de vida de cada indivíduo.
Enquadradas no pilar “aprendizagem ao longo da vida” encontram-se as Universidades Senior, uma
resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de certificações e onde são
dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de convívio, para um público com idade
a partir dos 50 anos (Jacob 2012). A investigação realizada teve como grande objetivo compreender
a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na vida dos seus estudantes e as mudanças
que daí surgiram nos seus quotidianos. Métodos: A opção metodológica assentou numa perspetiva
qualitativa ou interpretativa (Coutinho, 2011), tendo a USP sido o estudo de caso escolhido,
constituindo o objeto de investigação seis estudantes desta instituição, com idade compreendidas
entre os 64 e os 83 anos. Privilegiou-se, como técnicas de recolha de dados, a pesquisa documental
e a entrevista semiestruturada. Resultados: Os dados obtidos permitiram concluir que a USP
assume inexoravelmente um papel fundamental na promoção do envelhecimento ativo dos seus
estudantes. Devolve um novo significado ao tempo e à própria vida daqueles que viram, através da
entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias. É um espaço que permite transformar vidas
de inatividade, solidão ou de isolamento em vidas ativas, cujo desempenho de novos papéis, estudante e/ou docente, lhes trouxe sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma
maior valorização e desenvolvimento pessoal.
Description
Keywords
Envelhecimento Envelhecimento ativo Aprendizagem ao longo da vida Universidades Senior
Citation
Santos, V., Lopes, S.M. & Lobão, C. (2018). O contributo da Universidade Sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes. Res Net Health 4, 1-4.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria