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ESSLei - Revista Research & Networks in Health, N.º 4, Vol. 1

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  • Cuidar em parceria da pessoa idosa dependente
    Publication . Ferreira, Eunice; Lobão, Catarina; Pimentel, Luísa
    Hoje vive-se muitos anos. No entanto, este ganho está associado a reais desafios ao nível da prestação de cuidados e das situações de dependência, que atingem particularmente as pessoas idosas, traduzindo-se num crescimento da necessidade de cuidados e procura de auxílio nas redes de apoio formal e informal. Integrada na rede de apoio informal, a família continua a atuar na primeira linha, prestando os cuidados de que a pessoa necessita, apesar das transformações socioeconómicas que foram ocorrendo. Todavia, muitos cuidadores familiares recorrem a apoios formais, disponíveis na comunidade, a fim de receberem auxílio e minorarem as dificuldades e impactes negativos da prestação de cuidados, favorecendo também a manutenção da pessoa idosa no seu contexto natural de vida. Perante isto, o Serviço de Apoio Domiciliário, apresenta-se como uma resposta social que serve estes propósitos e um espaço de encontro entre cuidadores formais e cuidadores familiares que facilita a experiência de cuidar em parceria - uma relação, onde a complementaridade, a negociação, o compromisso, a participação e a comunicação eficaz entre os diferentes atores envolvidos se refletem na persecução de um mesmo objetivo ou estabelecimento de um projeto em comum. Nesta esteira, pretende-se, com este estudo, compreender como se efetua a parceira entre cuidadores familiares e cuidadores formais no que concerne à prestação de cuidados à pessoa idosa dependente em contexto de apoio domiciliário. Tendo em conta o objetivo descrito e a escassez de investigações acerca desta temática, privilegiou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo ao estudo de caso enquanto estratégia de investigação; a entrevistas semiestruturadas, enquanto técnica de recolha de dados, realizadas a 8 cuidadores formais e 5 cuidadores familiares, que se cruzam em contexto de apoio domiciliário; e ainda à análise de conteúdo das narrativas dos sujeitos enquanto metodologia de tratamento de dados. Os resultados indicam que a parceria entre cuidadores familiares e cuidadores formais é valorizada, sendo reconhecida a sua importância nos domínios da saúde e prevenção, da aquisição de competências para cuidar, do crescimento e realização profissional. A relação de parceria estabelecida entre cuidadores familiares e ajudantes de ação direta caracterizase por uma relação de ajuda informal, de confiança e amizade que possibilita o diálogo aberto e presencial acerca das necessidades da pessoa idosa. Já a parceria entre os cuidadores familiares e os restantes cuidadores formais carece de uma relação de proximidade e continuidade, pelo que as famílias assumem recorrer primeiramente às ajudantes de ação direta, com quem estão todos os dias. Sendo assim, estas colaboradoras revelam-se como um veículo de transmissão de mensagens entre cuidadores familiares e restantes cuidadores formais.
  • O contributo da Universidade Sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes
    Publication . Santos, Virgínia; Lopes, Sara; Lobão, Catarina
    Introdução: O envelhecimento não deve ser encarado como um problema, mas antes como um processo natural, universal e inelutável que ocorre ao longo do ciclo de vida de cada indivíduo. Enquadradas no pilar “aprendizagem ao longo da vida” encontram-se as Universidades Senior, uma resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de certificações e onde são dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de convívio, para um público com idade a partir dos 50 anos (Jacob 2012). A investigação realizada teve como grande objetivo compreender a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na vida dos seus estudantes e as mudanças que daí surgiram nos seus quotidianos. Métodos: A opção metodológica assentou numa perspetiva qualitativa ou interpretativa (Coutinho, 2011), tendo a USP sido o estudo de caso escolhido, constituindo o objeto de investigação seis estudantes desta instituição, com idade compreendidas entre os 64 e os 83 anos. Privilegiou-se, como técnicas de recolha de dados, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Resultados: Os dados obtidos permitiram concluir que a USP assume inexoravelmente um papel fundamental na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes. Devolve um novo significado ao tempo e à própria vida daqueles que viram, através da entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias. É um espaço que permite transformar vidas de inatividade, solidão ou de isolamento em vidas ativas, cujo desempenho de novos papéis, estudante e/ou docente, lhes trouxe sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma maior valorização e desenvolvimento pessoal.
  • Um Like à Intergeracionalidade: Estratégias Participativas de Inclusão Social
    Publication . Soledade, Ana Filipa; Rodrigues, Célia; Ervilha, Joana
    O Like Saúde - Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD), inserido no Projeto Educativo Municipal (PEM), de base territorial, é um programa dirigido a todas as escolas do concelho de Leiria, com a participação de toda a comunidade educativa e envolvimento da comunidade local. O Kit Pedagógico “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão” é um recurso pedagógico do Programa, desenvolvido em parceria com a Rede Europeia Anti- Pobreza (EAPN – Núcleo Distrital de Leiria), com o objetivo de promover a inclusão social. Sendo a escola um meio privilegiado de aprendizagem formal, não formal e informal, pretende-se envolver os vários atores-chave neste trabalho em rede abordando as temáticas: Intergeracionalidade; Comportamentos Aditivos e Dependências; Interculturalidade e Igualdade Género. Apresentaremos, neste artigo, a construção do referido Kit, na temática da Intergeracionalidade e transversalmente a sua importância na educação para a cidadania enquanto atitude e comportamento, um modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social (DGE, 2017).
  • Projeto de Intervenção - Cuidar-te com Arte: Para que nunca me esqueças!
    Publication . Lopes, Eliana Ruela; Sousa, Susana Faria de
    Introdução: Cuidar-te com Arte: Para que nunca me esqueças! - estudo de caso com perspetiva orientada para a prática, executado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados Bento XVI em Fátima, Portugal. Este estudo apresentou-se como um projeto socioeducativo e artístico, implementado junto de indivíduos institucionalizados com perturbação neurocognitiva (PNC major ou ligeira) e dos seus cuidadores informais. Objetivo: O objetivo foi o de compreender qual o papel das práticas artísticas enquanto instrumento de intervenção no restabelecimento de vínculos e laços afetivos entre estas famílias. Métodos: Ao longo de seis sessões de expressão artística, ocorridas quinzenalmente, identificaram-se as potencialidades de linguagens artísticas enquanto linguagens alternativas, no desenvolvimento de uma compreensão empática, procurando compreender o contributo das práticas artísticas na facilitação da expressão de sentimentos por parte dos indivíduos com PNC e no minimizar do sentimento de frustração vivenciado pelos cuidadores informais na comunicação com estes indivíduos. Resultados: Por meio desta intervenção concluiu-se que as linguagens artísticas, contribuem fortemente para a aproximação e (re)criação de laços entre os indivíduos com PNC e os seus cuidadores, na medida em que permitem a estes (re)descobrir capacidades nos seus familiares, que consideravam perdidas. Este tipo de projetos socioeducativos e artísticos possibilita igualmente, atenuar a carga negativa associada a perturbações neurocognitivas. Conclusões: Desta forma, considera-se fulcral um maior investimento em ações deste tipo, que permitam alcançar e preparar um maior número de cuidadores informais e de instituições de solidariedade social.
  • Efeitos de sessões individuais de estimulação multissensorial em idosos dependentes institucionalizados
    Publication . Santos, Rafaela M.; Sousa, Jenny; Luís, Luís
    Introdução: São amplamente conhecidos os benefícios que as práticas de atividades de estimulação proporcionam ao idoso, seja na promoção do seu bem-estar como na preservação das funções cognitivas remanescentes. No entanto, os estudos conhecidos no âmbito da estimulação são essencialmente resultado de sessões em grandes grupos e onde as atividades desenvolvidas se limitam, essencialmente, à estimulação da cognição. O objetivo do estudo efetuado foi conhecer os benefícios da prática de sessões individuais de estimulação multissensorial no idoso dependente institucionalizado. Materiais e Métodos: Através de uma metodologia qualitativa e com contornos de investigação-ação foram realizadas 12 sessões individuais de estimulação cognitiva e sensorial a dez idosos institucionalizados. Nestas sessões foi utilizado como principal instrumento de trabalho um Kit Sensorial construído propositadamente para este estudo. Resultados: Foram identificados como principais contributos: a alteração do comportamento dos participantes, nomeadamente na diminuição de comportamentos disruptivos e de ansiedade, com recurso a momentos de escuta ativa e musicoterapia; aumento da capacidade de comunicação e socialização; melhorias na orientação espacial e temporal e nas funções cognitivas e sensoriais, manifestadas pelas evoluções obtidas na execução das atividades, nomeadamente na capacidade de memorização, rapidez na execução e autonomia nas tarefas; relaxamento e descontração dos sujeitos participantes, com recurso a momentos de escuta ativa, musicoterapia e iluminação do espaço. O presente estudo demonstrou a importância da individualização no cuidado ao idoso, seja na forma de estimulação, de apoio ou de comunicação. É essencial pensar além dos projetos conhecidos que se restringem à estimulação cognitiva e realizar projetos de intervenção individualizados, de forma a que os resultados e contributos destes sejam divulgados e reconhecidos pelos cuidadores formais e informais.
  • Fóruns Participativos sobre Envelhecimento Positivo: a perspectiva das pessoas idosas
    Publication . Cruz, Paula; Matos, Alice; Azevedo, Cátia; Amorim, Isabel
    Introdução. O envelhecimento demográfico é uma realidade não só a nível nacional, mas também a nível europeu. Desde 2009 que a Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (EAPN Portugal) acompanha de forma sistemática a área do envelhecimento. Precisamos de promover uma ação eficaz e estratégica de combate à pobreza deste grupo populacional e não podemos deixar de promover um trabalho próximo das pessoas idosas e, sobretudo, com elas. Por isso mesmo a participação tem sido um princípio central e estratégico da Organização e está na base de todo este trabalho dos Fóruns. Objetivos. Identificar junto das pessoas idosas as suas perceções relativamente ao envelhecimento positivo e o que elas consideram fundamental para garantir esse envelhecimento; delinear um conjunto de propostas de intervenção que possam ser colocadas em prática do ponto de vista político com vista a promover um envelhecimento saudável e combater os estereótipos associados às pessoas idosas e, por último, garantir a promoção de uma atitude positiva relativamente ao envelhecimento e às pessoas idosas. Metodologia. Foi utilizada a metodologia do world cafe, tendo sido aplicado o seguinte guião de questões: O que é para si/você envelhecer bem/com qualidade?; O que é necessário para as pessoas envelhecerem bem/com qualidade?; Que serviços e apoios são necessários ao nível local?; Que serviços e apoios são necessários ao nível nacional?; Que iniciativas, atitudes e valores são necessários na sociedade (e na família) para se envelhecer bem/com qualidade?; O que já fazem ou podem os idosos fazer para incentivar um envelhecimento com qualidade/positivo na sociedade? Resultados. Foram organizados 32 Fóruns Participativos, em 9 distritos do país (Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Portalegre e Viseu) envolvendo 862 pessoas com 55 e mais anos, não institucionalizadas. Este projeto deu origem a uma Declaração Pública “Estamos aqui!” (2017) com os resultados preliminares dos Fóruns e que pretendeu assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa. No início de 2018 foram apresentados dois relatórios de conclusões e recomendações, um dirigido à comunidade, que pretende devolver nos locais os resultados dos Fóruns; e outro dirigido às entidades de decisão e que trabalham com pessoas idosas. O debate sobre estas questões será alargado a todo o território.Conclusões. Os Fóruns, na forma como foram constituídos, operacionalizados, e nos resultados alcançados, permitem destacar como central para a promoção de um envelhecimento positivo: a relevância do trabalho em rede; a participação das pessoas mais idosas; o envelhecimento na comunidade (Ageing in Place) e a importância da humanização e dignificação da pessoa.
  • Impacto da formação na apropriação de dispositivos móveis táteis por seniores: estudo exploratório
    Publication . Rodrigues, Carina; Morgado, Lina
    Este estudo apresenta-se como uma oportunidade para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis táteis. O envelhecimento da população representa um dos desafios mais relevantes das sociedades do séc. XXI, do ponto de vista social, económico e político. Cerca de 30% dos europeus nunca utilizou internet, tendo a maioria idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos (CE Eurostat, 2016), sendo considerada a faixa etária que menor presença tem na internet (Neves e Amaro, 2012; Dias, 2012). O foco do estudo centrase nos smartphones e tablets, na mesma linha dos estudos efetuados sobre a terceira idade já que o ecrã tátil e a possibilidade de instalar aplicações móveis de forma simples e rápida, de acordo com as necessidades individuais, sem especificações técnicas, têm contribuído para que os indivíduos nesta faixa etária se apropriem destas tecnologias, mesmo sem qualquer experiência de navegação com os dispositivos o (Hetzner, Slyschak, Held & Tenckhoff-Eckhardt, 2014). O objetivo do estudo é investigar qual a apropriação dos dispositivos móveis táteis (tablets e smartphones) por indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, em áreas identificadas na literatura e de acordo com seus interesses, no quadro de dois cenários de aprendizagem: um programa para seniores em zona urbana - programa IPL 60+, e um programa para seniores dinamizado por uma autarquia em região ruraluma Junta de Freguesia da região centro. O estudo enquadra-se na metodologia Design Based Research (DRB), uma vez que parte da análise de problemas existentes em contextos reais e procura compreender como é que os seniores, se apropriam dos dispositivos móveis, de forma a encontrar soluções inovadoras que os ajudem a usar, de forma integrada e útil, os dispositivos móveis no seu quotidiano. O estudo organiza-se em 4 fases, embora o foco deste artigo seja apenas a 3ª fase. Nesta fase, realizaram-se oficinas de formação-piloto aos seniores sobre vários temas: saúde e bem-estar, comunicação e socialização, criação de conteúdos digitais, bens e serviços online, organização e produtividade, informação e lazer. Para o desenho metodológico das oficinas de formação, fundamentámo-nos na teoria de apropriação de Carrol (2004), subdividindo as oficinas em 3 momentoschave e avaliando a sua pertinência e adequação, através de questionários. A recetividade dos seniores à experimentação das aplicações (apps) foi positiva e, de modo geral, consideraram que o formato da sessão conduziu à aprendizagem, embora tenham salientado aspetos a melhorar. Após o término das oficinas, verificou-se que as aplicações que os seniores mais referiram nas suas rotinas diárias foram: WhatsApp (75,0%), Palavra Guru (53,0%) e Sportractive: Correr e Caminhar (41,7%), destacando-se as áreas da socialização/comunicação, lazer e saúde e bem-estar. Este estudo visou a criação de atividades que contribuam para apoiar os seniores na sua relação com as tecnologias digitais nas rotinas diárias e focou o uso dos dispositivos móveis, pela sua interface natural e intuitiva, ecrã tátil, entre outros (Rukzio et al, 2006). Todavia, para estimular o seu uso, é fundamental que os seniores se sintam familiarizados e confiantes com a tecnologia, e percebam a sua utilidade, respeitando, o seu ritmo de trabalho e as restrições sensoriais próprias do envelhecimento.
  • Didática da Dança e Satisfação de Praticantes Idosos
    Publication . Varregoso, Isabel; Barroso, Marisa
    Introdução. O ensino da Dança para pessoas de idade avançada deve resultar na possibilidade de se ser único na sua corporalidade, expressão e relacionamento (Comprido & Varregoso, 2016). A Dança combina harmoniosamente atividade corporal e artística defendendo-se, para pessoas de idade avançada, uma didática estruturada especificamente com estratégias de expressividade, ludicidade, criatividade e socialização. Proporcionadora de exercitação, componente social, bemestar psicológico, qualidade de vida ativa e saúde (Varregoso, 2010; 2015). Objetivos. Verificar se uma didática específica da Dança influencia comportamentos de satisfação em pessoas idosas. Metodologia. Estudo experimental, descritivo, predominantemente quantitativo respeitando a confidencialidade dos sujeitos. Amostra por conveniência e criterial: 32 idosos (81% mulheres, 19% homens) (dos 64 aos 76 anos, média de idades de 67,2), reformados, maioritariamente casados ou viúvos, maioritariamente com o Ensino Básico, independentes, autónomos, aceitando integrar o estudo. Método de terreno, em ambiente natural, onde ocorreram aulas de dança uma vez por semana, 10 meses, usando procedimentos didáticos específicos (conceção e estratégia de aulas, clima, interações, feedback). Variáveis: opções metodológicas quanto aos parâmetros didáticos referidos, medidas em função do grau de satisfação dos idosos. Instrumento: Questionário de Satisfação com as Aulas, validado por Comprido (2013), aplicado por escrito no final da atividade, medindo os benefícios percecionados e o nível de satisfação com a atividade (‘Nada’, ‘Pouco’, ‘Satisfatoriamente’ ‘Muito’ ‘Satisfação elevada’). Tratamento percentual, pós-teste, com análise intragrupo em função das variáveis. Resultados e Discussão. Elevada satisfação: convívio (100%); exercícios (84.6%); dinâmica (84.6%); condição física (84.6%); relacionamento com o professor (82%); movimentar-se (76.9%); relacionamento (76.9%); divertimento (76.9%); atitudes do professor (73%). Muita satisfação: variedade (69.2%); fazer coisas novas (69.2%); Danças (69.2%); ambiente (61.5%); saúde (61.5%). Efeito positivo das aulas: alegria (84.6%); afetividade (84.6%); descontração (69.2%); confiança (69.2%); jovialidade (69.2%); felicidade (61.5%). Estudos similares mostraram níveis de satisfação idênticos evidenciando satisfação preferencial por fatores de clima (Comprido & Varregoso, 2016; Alves 2016), interação do técnico e convívio entre pares proporcionado pelas atividades escolhidas (Comprido, 2013; Varregoso, 2010; 2015) e metodologia das aulas (Comprido, 2013; Varregoso, Machado & Barroso, 2016; Varregoso, 2015). Conclusões. O nível de satisfação com as aulas foi ‘elevado’ na estrutura e condução da aula e perceção dos benefícios pessoais; e muito satisfeito quanto ao tipo de aulas e sua relação com a saúde e bem-estar psicológico. A didática intencional e especificamente estruturada, pareceu promover comportamentos de satisfação nos idosos envolvidos.
  • Ensino de atividade física a idosos: Comportamentos pedagógicos e clima de aula
    Publication . Alves, Joana; Simões, Vera; Franco, Susana; Varregoso, Isabel
    Introdução. A atividade física é um instrumento favorável ao envelhecimento ativo e o papel do técnico, um fator importante no seu ensino. O estudo centra-se nos comportamentos pedagógicos de técnicos que lecionam atividade física a idosos, sendo que o clima de aula resulta das atitudes e comportamentos do técnico, interferindo na satisfação e nas relações estabelecidas (Sabucedo, 2001; Goméz, 2012). Objetivos. Caracterizar e comparar comportamentos pedagógicos dos técnicos que contribuem positiva e negativamente para o clima de aula de sessões em terra e em água. Metodologia. Amostra: 12 sessões com idosos (6 - terra, 6 - água) de 12 técnicos experientes (mais de 5 anos de experiência, M ± DP= 9,5 ± 2,7 anos). Registo vídeo de comportamentos de clima de aula; codificação com sistema de observação (teste fidelidade: Kappa de Cohen); análise descritiva (média e desvio-padrão) e comparativa (t teste ou U-Mann-Whitney). Instrumento: Sistema de Observação do Clima de Aulas de Grupo de Fitness (SOCAGF; Dias, 2015): 19 categorias (dimensão clima positivo) e 16 (dimensão clima negativo); métodos de registo: frequência e duração, mediante as categorias. Resultados e Discussão. Alguns comportamentos de clima positivo foram frequentemente usados (avaliar positivamente a participação do praticante, atenção à intervenção dos praticantes, gracejar, sorrir, interação entre praticantes e incluir no exercício). Alguns comportamentos não foram utilizados (elogiar, aceitar sugestões dos praticantes), sendo importantes na promoção do bom clima de aula (Puente & Anshel, 2010; Franco, Rodrigues & Castañer, 2012). Foram usados alguns comportamentos de clima negativo (indiferença ou afastamento, ausência do espaço - em água; excluir do exercício, indiferença ou afastamento, expressão corporal para clima negativo, avaliar negativamente a participação, ignorar intervenção dos praticantes - em terra).
  • O Canal TV IHSÉNIOR – Um espaço Web TV resultante da produção e realização televisiva na terceira idade
    Publication . Leal, António Guilherme; Pato, Luís Miguel
    Introdução. A velhice é um estado vivido e percecionado pelos próprios e pelos outros de forma diversa. Por isso, não só o conceito de velhice como o de envelhecimento ativo apresentam-se como conceitos difusos. Podemos considerar o envelhecimento ativo como uma predisposição física, mental e social para agir com impactos significativamente positivos sobre o seu estado de bem-estar físico, mental e social, com repercussões positivas ao nível das representações sociais (Debert, 2012). Nesse âmbito, abraçar novos desafios, desenvolver e aperfeiçoar expressões artísticas, como a pintura, música, teatro, fotografia e multimédia, são processos que servem de autossatisfação, mas em tempos de globalização mediática, em que todos podem ser considerados como recetores e comunicadores ativos, servem igualmente como formas de comunicação, como pontes de ligação com a sociedade envolvente no restabelecimento de laços sociais, de uma comunicação ativa, percecionados como enfraquecidos ou perdidos (Leal, 2017). Empreender projetos inovadores e de alguma complexidade na velhice, reforçam o valor e a robustez atribuídas a essas ligações com a sociedade (Andersen & Perrin, 2017; Magsamen-Conrad et al., 2017; Salgado & leal, 2015; Rubin & Rubin, 1982), como é o caso do projeto Web TV - Canal iHSénior. Este projeto caracteriza-se na sua génese pelo cumprimento de um conjunto de intenções. Primeiro, aferimos que, em Portugal e até em termos internacionais, a programação acerca de temas relacionados com os séniores é uma realidade praticamente inexistente. Constatamos também que os séniores encaram as inovações tecnológicas com um carácter utilitário. Isto é, impõem um uso instrumental com intenções premeditadas que faz com cada um destes elementos possua hoje um comportamento mais orientado. Logo, a possibilidade de também desempenharem um papel ativo na produção de conteúdos, é um dado adquirido. E é justamente da relação destes elementos que surge a ideia que sustenta este projeto – alunos séniores a produzir conteúdos televisivos acerca de assuntos relacionados com as especificidades da sua faixa etária. Objetivos. O Canal TV IHSénior é um projeto em desenvolvimento, e resulta da produção e realização de um espaço de Web TV por um grupo de séniores que integram a Escola de Educação Sénior de Coimbra. O trabalho a apresentar tem como objetivo principal descrever uma experiência metodológica inédita. Metodologia. Numa primeira fase o projeto será abordado numa perspetiva da animação socioeducativa e das ciências da comunicação. Numa segunda fase procurase descrever a metodologia teórico-prática desenvolvida, que vai da aquisição de ferramentas cognitivas presentes em várias disciplinas, à apreensão de conhecimentos e de aplicação prática ao nível da pré-produção e da produção televisiva. Por fim, centramo-nos nos resultados alcançados com recurso à metodologia desenvolvida.