Publication
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.ยบ CEB
dc.contributor.author | Ferreira, Paula Cristina | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T12:44:16Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T12:44:16Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.updated | 2022-07-21T11:21:29Z | |
dc.description.abstract | O novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso acadรฉmico e na preparaรงรฃo do jovem do futuro, veio exigir nรฃo sรณ um repensar das prรกticas pedagรณgicas, como uma maior interaรงรฃo entre professores, uma mais eficiente articulaรงรฃo de saberes e procedimentos e uma necessรกria interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possรญvel, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Atravรฉs dos conteรบdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domรญnios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverรฃo as diferentes competรชncias do Perfil dos Alunos ร Saรญda da Escolaridade Obrigatรณria. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educaรงรฃo Literรกria, presente no Programa e Metas Curriculares do Portuguรชs do Ensino Bรกsico para o 4.ยบ ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificaรงรฃo a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistรฉrios, de Matilde Rosa Araรบjo, procurando-se que as estratรฉgias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Portuguรชs, mas que se articulem de forma explรญcita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemรกtica e da Expressรฃo Plรกstica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-9526 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-641091 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7386 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens essenciais | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crรญtico | pt_PT |
dc.subject | Pensamento criativo | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Portuguรชs | pt_PT |
dc.title | Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.ยบ CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 219 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 208 | pt_PT |
oaire.citation.title | Exedra - Revista Cientรญfica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Mangas | |
person.givenName | Paula Cristina Cinza Santos Leal | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | C018-E969-C4A1 | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7258-6616 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
rcaap.cv.cienciaid | C018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049 | |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 |