Repository logo
 
Publication

A contribuição das infra-estruturas turísticas para o aumento da procura nos destinos

dc.contributor.authorCarvalho, Mário João Paulo de Jesus
dc.date.accessioned2012-04-16T09:49:16Z
dc.date.available2012-04-16T09:49:16Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractOs destinos turísticos têm vindo a sofrer uma crescente e competitiva concorrência que decorre não só da oferta de múltiplos e variados produtos, alguns muito semelhantes entre si, como também do facto de todos os turistas possuírem distintas e actuais informações (on line). As oportunidades criadas pelas companhias de Low Cost não só melhoraram as acessibilidades entre destinos como praticamente eliminaram as distâncias entre os mercados. Estas realidades não só redimensionaram a indústria do turismo como contribuíram para a irreversível globalização dos mercados provocando um aumento da competição entre as Nações. Criou-se assim a necessidade de se caminhar para a identificação das variáveis que concorrem e influenciam os turistas na escolha de um determinado destino em detrimento de um outro. Para o efeito aplicámos dois diferentes tipos de inquéritos a dois distintos tipos de segmentos de mercado, os praticantes de desportos de Inverno e os visitantes. Por praticantes entendemos serem todos os turistas que praticam e desenvolvem uma ou mais actividades desportivas relacionadas com os desportos de Inverno e que elegem os seus destinos de férias em função das atractividades existentes nesses locais. Assim, a quantidade, tipo e qualidade das infra-estruturas assumem enorme importância para o sucesso desses destinos turísticos. Os visitantes são todos os turistas que se deslocaram ao destino Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), turismo de natureza, mas sem desenvolverem qualquer actividade desportiva ou interagirem com os meios ou infra-estruturas disponíveis nesses destinos. Os dados recolhidos permitiram-nos identificar e posteriormente evidenciar distintas realidades, especialmente, comportamentais. As grandes diferenças entre os referidos segmentos registaram-se quer nas atitudes face às questões ambientais quer ainda na dimensão da despesa efectuada no destino. A presente comunicação pretende também demonstrar a importância das infra-estruturas turísticas na criação e manutenção da sustentabilidade da procura e subsequente fixação das populações nas zonas de turismo de natureza.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/536
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectMarketing dos destinospor
dc.subjectDesporto naturezapor
dc.subjectMarketing territorialpor
dc.subjectOrdenamento territóriopor
dc.subjectTurismo naturezapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titleA contribuição das infra-estruturas turísticas para o aumento da procura nos destinospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNamede Jesus Carvalho
person.givenNameMário João Paulo
person.identifier.orcid0000-0002-5406-9754
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationaec9f772-c0d9-48a9-99fa-b14abc45a66d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaec9f772-c0d9-48a9-99fa-b14abc45a66d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3902_16_MarioCarvalho_4bf5126826b2e.pdf
Size:
139.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: