Publication
A causalidade na Didática da História: levantamento de padrões lexicogramaticais em manuais escolares
dc.contributor.author | Alexandre, Marta | |
dc.contributor.author | Caels, Fausto Felix Geert | |
dc.contributor.editor | Gonçalves, Matilde | |
dc.contributor.editor | Jorge, Noémia | |
dc.contributor.editor | Marques, Carla | |
dc.date.accessioned | 2025-05-23T15:57:09Z | |
dc.date.available | 2025-05-23T15:57:09Z | |
dc.date.issued | 2024 | en_US |
dc.date.updated | 2025-05-19T14:02:36Z | |
dc.description.abstract | A transversalidade da língua portuguesa constitui atualmente elemento fundamental para as orientações programáticas implementadas no sistema educativo português (cf. Sá & Lima, 2015). De facto, os documentos ofciais valorizam a importância de haver práticas integradas de leitura e escrita em todas as disciplinas do currículo. Este artigo visa contribuir para esta realidade, com conhecimento orientado para a operacionalização da transversalidade, oferecendo a caracterização do português enquanto língua veicular e selecionando, para o efeito, a expressão lexicogramatical da causalidade em textos de manuais escolares de História. Nesta primeira secção, esclarece-se o conceito de causalidade e o seu papel no ensino da História, apresentando-se uma breve revisão dos estudos dedicados a estes tópicos e destacando-se os aspetos mais relevantes para uma descrição linguística aplicada ao contexto do ensino. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.isbn | 978-989-35413-8-8 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-4493125 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12971 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Grácio Editor | en_US |
dc.relation.hasversion | https://sites.ipleiria.pt/3enda2023/ | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.title | A causalidade na Didática da História: levantamento de padrões lexicogramaticais em manuais escolares | en_US |
dc.type | book part | en_US |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 317 | |
oaire.citation.startPage | 284 | |
oaire.citation.title | Discurso Académico - Complexidade teórica e diversidade didática | en_US |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Alexandre | |
person.familyName | Caels | |
person.givenName | Marta | |
person.givenName | Fausto Felix Geert | |
person.identifier.ciencia-id | A911-A3B1-031B | |
person.identifier.ciencia-id | 2816-90DD-7DD8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2898-8762 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7589-2793 | |
person.identifier.rid | F-4995-2018 | |
rcaap.cv.cienciaid | A911-A3B1-031B | Marta Susana Filipe Alexandre | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | e84a231d-01d4-46df-aea4-36f3e33b1ca9 | |
relation.isAuthorOfPublication | d00249e0-e871-40dd-bb09-d95b8aa08098 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e84a231d-01d4-46df-aea4-36f3e33b1ca9 |