Loading...
11 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 11
- Experiencias y propuestas sobre la organización y gestión universitaria de la IA en PortugalPublication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Milhano, Sandrina; Jerónimo, Miguel; Pinto, Hélia
- O Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018Publication . Oliveira, Pedro; Lucas, Eugénio; Mendes, Susana; Cadima, Rita; Pinheiro, Fernanda
- La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en PortugalPublication . Jerónimo, M.; Cadima, R.; Milhano, S.; Joaquín Gairín-Sallán; Barrera-Corominas, Aleix
- MOOC as a way to raise inclusion awareness in society: Portuguese case studyPublication . Francisco, Manuela; Filipe, Luís; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Sousa, Célia; Mangas, Catarina; Seco, Graça; Alves, Sandra; Coelho, Renato; Sousa, JoanaThe inclusion of people with some kind of limitation or disability in different daily contexts has been one of the mottoes of our modern society, as a result of the changes experienced over the last decades. Education is a clear example of these contexts and institutions must support students with special educational needs (SEN). This support includes physical and digital accessibility, interaction with peers, teachers and staff, adapted contents, Sign Language support, and diverse teaching and evaluation tools and pedagogies. This knowledge and experience existing in educational institutions must be shared within society, promoting awareness about inclusion and increasing the knowledge about concepts and good practices. Enhancing the potential of distance learning and the experience of Polytechnic of Leiria services in the SEN area, 18 short courses were developed in a MOOC format, under the designation of "Inclusion Cycle in 59 minutes and a few seconds”. The main goals of these courses were to sensitize a large number of people to the correct use of terminology, legislation and standards in the SEN and inclusion area; to improve knowledge about different profiles and different strategies for intervention and interaction. Based on the data obtained through LMS analytics, evaluation quizzes, surveys and certificates issued, it was analysed the effectiveness of the format and methodology adopted and the satisfaction of the participants who attended these courses.
- I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Menino, Hugo Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia GonçalvesA Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) visa contribuir para o avanço da teoria e prática em educação através da criação de uma oportunidade para que profissionais ligados a esta área e com interesses multidisciplinares interajam e partilhem experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e a evolução de práticas em educação. A IPCE faz parte de um conjunto de atividades que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tem vido a desenvolver nos últimos anos visando promover a colaboração entre investigadores, professores, estudantes e decisores, na identificação e discussão de desafios e possíveis soluções para os mais diversos problemas e contextos no mundo da educação. Vem também ao encontro de uma das dimensões da ação do IPL – a de promover a relação com a região em que está inserido. Este evento conta com a apresentação de cinco conferências plenárias, cinquenta e um artigos, trinta e seis relatos e vinte e um posters, esperando-se que possibilite uma discussão profunda em torno de um conjunto alargado de temáticas. Muitas das apresentações enquadram-se em trabalhos de investigação académica concluídos ou em desenvolvimento, outras em projetos desenvolvidos por profissionais e agentes educativos de várias instituições. Esta diversidade reflete as inter-relações ao nível dos contextos de práticas em instituições públicas, privadas ou instituições particulares de solidariedade social, tanto no ensino superior como no ensino básico e secundário e em contextos de formação não formal. Todos os trabalhos submetidos foram sujeitos a uma revisão por um mínimo de dois membros da comissão científica. Apesar de ser a primeira edição da conferência IPCE, o número de inscritos ultrapassa as duas centenas, evidenciando o interesse despertado pelas temáticas abordadas junto de educadores, professores, investigadores, estudantes do ensino superior, órgãos de direção e gestão de instituições e técnicos da área da educação. Esperamos que nas próximas edições se dê continuidade ao espaço de partilha, reflexão e divulgação de saberes que agora se inicia. A análise dos contributos apresentados reflete um conjunto de temáticas atuais, como a educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta, a formação em contexto de trabalho, a utilização pedagógica das tecnologias, entre outros. Adicionalmente, a grande adesão ao formato de relato, que prevê a partilha oral de experiências e práticas, revela o sucesso da nossa intenção de articulação com os profissionais no terreno. Este documento está organizado em quatro secções correspondentes aos diversos tipos de apresentações: súmula das conferências plenárias, artigos, relatos e posters. Dentro de cada secção, os trabalhos estão organizados de acordo com a ordem de apresentação na conferência.
- Polytechnic Institutes in Portugal: research on the impact of twelve institutes on the local economyPublication . Oliveira, Pedro; Alves, João; Bailôa, Sandra; Basto, Mário; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Correia, Florbela; Costa, Vânia; Cunha, Jorge; Daniel, Ana; Dominguinhos, Pedro; Esteves, Salete; Fernandes, Joana; Figueiredo, António; Grilo, Luís; Jorge, Nuno; Lucas, Eugénio; Malva, Madalena; Maximiano, Catarina; Mendes, Susana; Moreira, Anabela; Moreira, Sandrina; Mourato, Joaquim; Natário, Manuela; Oliveira, Pedro; Nunes, Sandra; Pedro, Fátima; Pedro, Cristina Pereira; Pereira, Raquel; Pinheiro, Fernanda; Romero, Félix; Santos, Carla; Serafim, Miguel; Simões, Joaquim; Vareiro, LaurentinaPolytechnic Institutes in Portugal: research on the impact of twelve institutes on the local economy Higher Education Institutions are recognized as important actors in regional development. The Portuguese higher education system comprises both Universities and Polytechnic Institutes, which face an increasing pressure to demonstrate that their presence has an impact on the surrounding communities contributing to their economic development. This paper presents the estimation of the economic impact of twelve Polytechnic Institutes, located in quite diverse regions, based on a shared model so that comparisons have a collective framework of analysis. The main results obtained show that the economic impact ranged from 1.8% to 10.6% of the local GDP and that these Institutes are major local employers.
- Internet nas escolas: o acompanhamento de uma realidade nas escolas do 1.º Ciclo no distrito de LeiriaPublication . Costa, Rogério; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Galeão, Tânia; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Santos, Filipe; Ventura, Ana
- La participación de los diferentes actores en la gestión educativa de PortugalPublication . Milhano, Sandrina; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Jerónimo, Miguel; Pinto, Hélia; Joaquín Gairín-Sallán; Calderón, Marisol
- II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia GonçalvesO livro de atas que agora se publica recolhe e divulga um conjunto de textos e posters que reflete a amplitude e riqueza de temáticas em estudo e debate na 2ª edição da conferência Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) que se realizou nos dias 10 e 11 de maio de 2013, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS- -IPL). O IPCE, promovido pela ESECS-IPL, foi concebido como um projeto que assume a investigação, as práticas e os contextos como elementos aglutinadores de profissionais que trabalham com crianças, adolescentes, adultos e idosos, investigadores e outros interessados nas questões relativas à educação, em geral, e à escola, em particular. De acordo com uma das dimensões de ação do IPL - a de promover a relação com a região em que está inserido – o IPCE assume uma clara relação com os contextos de cooperação do IPL, procurando envolver as diversas organizações com quem promove ações e projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito dos seus cursos de formação inicial e avançada. Partindo deste pressuposto é objetivo divulgar aquilo que se faz em diálogo com o trabalho desenvolvido no país e no estrangeiro, com o intuito de estabelecer pontes de reflexão, aprofundamento e investigação sobre diversas temáticas educativas. O mundo atual, plural, complexo e dinâmico, é marcado por profundos contrastes geradores de uma diversidade de possibilidades e de constrangimentos que condicionam os modos de ser e estar em Educação. Nesse sentido esta conferência procura dar resposta à necessidade crescente de encontrar espaços e dinâmicas de divulgação de projetos, experiências educativas e investigação em diversos âmbitos da Educação. As questões teóricas, técnicas e éticas da educação, a avaliação e a intervenção com seres em formação nos vários contextos e domínios profissionais e os problemas específicos da sua investigação foram objeto de um debate multi, inter e transdisciplinar que pretende dar um contributo para a consolidação da Educação.
- Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anosPublication . Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério