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  • A importância da acessibilidade nos espaços de restauração
    Publication . Vicente, Luís; Sousa, Célia; Barreto, Maria Antónia
  • Pictogramas na literatura inclusiva
    Publication . Vicente, Luís; Heidrich, Regina; Kellermann, Cláudia; Sousa, Célia
    O estudo dos formatos aplicados de pictogramas para literatura infantil tem por objetivo identificar facilitadores da leitura para crianças com défice intelectual e baixa visão. A produção literária em múltiplos formatos para promover a inclusão de crianças com NEE (necessidades educativas especiais) nos leva a investigar os caminhos e resultados do que está sendo feito. Os livros infantis com pictogramas ainda são poucos e com formatos e tamanhos diversificados. Um levantamento da biblioteca infantil inclusiva, disponível no CRID (Centro de Recursos para Inclusão Digital) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, nos permitiu conhecer os dados das medidas de ilustrações dos pictogramas nas obras já produzidas. A partir dos resultados, experimentamos as medidas de estudos com um grupo de crianças atendidas no CRID para perceber a percetividade dos textos com pictogramas e qual o formato, medidas e espaçamento que os torna de mais fácil a compreensão na leitura. Este formato de literatura conhecido como “multiformato”, ou múltiplo formato precisa ser mais explorada por uma forma importante de desenho inclusivo ou universal na literatura infantil.
  • A importância da acessibilidade nos espaços de restauração
    Publication . Vicente, Luís; Barreto, Antónia; Sousa, Célia
    Em Portugal não existe uma legislação específica a ser aplicada em espaços de restauração para os tornar acessíveis a todas as pessoas. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas existem várias lacunas relativamente a um espaço tão específico como um restaurante, como as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente. O presente estudo centra-se na avaliação das acessibilidades de um restaurante. O estudo é de natureza qualitativa e avalia se o restaurante apresenta acessibilidades arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais, instrumentais e digitais que permitam a frequência de pessoas com necessidades específicas. Os resultados confirmam a possibilidade deter um espaço físico que permite receber todas as pessoas com a comodidade e a segurança necessárias para realizar uma refeição com dignidade.
  • Comunicação Acessível nas Grutas da Moeda
    Publication . Castelini, Alessandra Lopes De Oliveira; Sousa, Célia; Vicente, Luís; Silva, Denise
    O presente trabalho pretende partilhar a prática educativa desenvolvida no Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID em parceria com as Grutas da Moeda na utilização de folhetos acessíveis em Braille, linguagem pictográfica e escrita fácil.
  • Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal
    Publication . Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Sousa, Célia; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís; Catarino, Margarida; Reis, Susana; Vicente, Luís
    De forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo obtido –22 respostas. Os resultados dos inquéritos evidenciam uma atitude favorável à inclusão por parte dos docentes, mas um desconhecimento das práticas inclusivas realizadas na escola onde trabalham, o que nos permite colocar a hipótese das escolas não trabalharem de forma holística, ficando as boas práticas num círculo restrito de intervenientes. Os dados também sugerem que a legislação enquadradora não é objeto de um conhecimento aprofundado por parte dos docentes.
  • Libro multiformato: una propuesta de innovaciòn para la educaciòn inclusiva
    Publication . Chuquimarca, Daysi; Sousa, Célia; Vicente, Luís
    La educación en el siglo XXI cambia constantemente adecuando los sistemas educativos a las necesidades de los estudiantes desde varias perspectivas; el artículo se fundamenta en una propuesta de innovación para la educación inclusiva, con la adaptación de textos del Ministerio de Educación del Ecuador en libros multiformatos que atiendan a la diversidad de comunicación y aprendizajes en el aula; implementando materiales pedagógicos concretos que apoyen la práctica docente. El proceso contiene dos fases la primera se refiere a la experiencia adquirida en el Centro de Recursos para la Inclusión Digital ubicada en el Instituto Politécnico de Leiria en Portugal. Este centro fue creado para el desarrollo de metodologías, técnicas y productos que contribuyan al desarrollo de la comunidad e intervención de la sociedad para mejorar las condiciones de vida con acciones holísticas e integradoras; una de ellas fue la elaboración de libros multiformatos para que sean implementadas en el sistema educativo del Ecuador. En la segunda fase se realiza una prueba de aplicabilidad, desde la percepción de los docentes que trabajan en escuelas fiscales del Ecuador en base a su experiencia e identificando la mejora que producen los libros multiformatos en el sistema educativo actual. Se utilizó una metodología deductiva-inductiva con un enfoque cualitativo.
  • Inclusão no Envelhecimento: Avaliação das Acessibilidades na Restauração
    Publication . Vicente, Luís; Olmos Migueláñez, Susana; Pocinho, Ricardo; Sousa, Célia
    Não existe em Portugal uma legislação específica para que os espaços de restauração sejam acessíveis a todas as pessoas. As pessoas idosas apresentam muitas vezes algumas dificuldades nas suas capacidades motoras, sensoriais, comunicativas, intelectuais. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas um espaço tão específico como um restaurante necessita de uma legislação que indique as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente, mas também indicações sobre como comunicar oralmente e digitalmente, prestar um atendimento personalizado, o tipo de instrumentos que devem estar ao dispor de clientes idosos e as atitudes a ter com esta população. Os resultados deste estudo mostram que as pessoas idosas podem frequentar um espaço de restauração com segurança e conforto para realizar a sua refeição com dignidade. Existem também algumas fragilidades, no entanto a gerência e os funcionários apresentam muita disponibilidade e sensibilidade para a população idosa.
  • Pictogramas na literatura inclusiva
    Publication . Kellermann, Claudia; Vicente, Luís; Heidrich, Regina; Sousa, Célia
    O estudo dos formatos aplicados de pictogramas para literatura infantil tem por objetivo identificar facilitadores da leitura para crianças com défice intelectual e baixa visão. A produção literária em múltiplos formatos para promover a inclusão de crianças com NEE (necessidades educativas especiais) nos leva a investigar os caminhos e resultados do que está sendo feito. Os livros infantis com pictogramas ainda são poucos e com formatos e tamanhos diversificados. Um levantamento da biblioteca infantil inclusiva, disponível no CRID (Centro de Recursos para Inclusão Digital) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, nos permitiu conhecer os dados das medidas de ilustrações dos pictogramas nas obras já produzidas. A partir dos resultados, experimentamos as medidas de estudos com um grupo de crianças atendidas no CRID para perceber a percetividade dos textos com pictogramas e qual o formato, medidas e espaçamento que os torna de mais fácil a compreensão na leitura. Este formato de literatura conhecido como “multiformato”, ou múltiplo formato precisa ser mais explorada por uma forma importante de desenho inclusivo ou universal na literatura infantil.
  • Libros multisensoriales como estrategia de aprendizaje para mejorar la adquisición de las nociones de cantidad y conjuntos en niños con necesidades educativas especiales.
    Publication . Sacán, Johanna; Tufiño, Mariela; Paucar, Sandra; Sousa, Célia; Vicente, Luís
    La presente investigación está dirigida al análisis de la utilización de libros multisensoriales como estrategia de aprendizaje para mejorar la adquisición de las Nociones de Cantidad y Conjuntos en niños de 4 a 5 años con necesidades educativas especiales, esta investigación alcanza relevancia al considerar el planteamiento del problema, donde se da a conocer las falencias que se presenta en el desarrollo de dichas nociones frente a la utilización de un material didáctico poli funcional dejando de lado las necesidades y formas de aprendizaje que presentan los niños. A través de la aplicación de una guía de observación, una encuesta y una ficha de observación se pudo determinar que los cuentos multisensoriales son de vital importancia para trabajar las Nociones de Cantidad y Conjuntos, tomando en cuenta que para llegar a esta noción se debe trabajar ciertas operaciones básicas del pensamiento, que juegan un papel importante y deben ser abordadas a esta edad, tales como: clasificación, seriación, correspondencia, conservación de la cantidad, entre otros y el trabajar con niños con necesidades educativas especiales se transforma el trabajo de enseñar en un reto para el docente. Gracias al empleo de material multisensorial las operaciones lógico matemáticas resultan más sencillas al momento de enseñar y aprender creando ambientes de aprendizaje significativos. Finalmente se puede mencionar que los libros multisensoriales, son una estrategia útil tanto para el docente como para los niños, permitiendo incluir e integrar a los niños con necesidades educativas especiales, desarrollando en ellos la afectividad, la socialización, pero sobre todo despertando el interés por la matemática.