Loading...
148 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 148
- A contabilidade no século XXIPublication . Santos, Luís LimaCom a presente comunicação o autor apresenta uma abordagem dos aspectos mais relevantes no processo de normalização contabilística internacional, evidenciado os últimos 25 anos e o trabalho do International Accounting Standards Committee (IASC), os cenários (reais) da contabilidade no fim deste milénio e os cenários (prováveis) da contabilidade no século XXI. Começa por caracterizar os modelos de normalização contabilística que integram o sistema contabilístico; quanto à harmonização contabilística na União Europeia (UE) merecem referências especiais, os instrumentos contabilísticos, a nova estratégia contabilística adoptada e a situação actual e as mudanças significativas em vários países membros da UE. Seguidamente, apresenta o IASC: são abordados o seu processo de formação, a sua estrutura interna, os seus objectivos, a indicação dos trabalhos desenvolvidos e em curso, o processo de elaboração das International Accounting Standards (IAS) e a participação na normalização contabilística internacional. É explicado o processo de harmonização contabilística internacional, onde são apresentadas as organizações internacionais públicas e privadas com maior protagonismo na cena internacional; na esteia de uma sequência lógica, é abordado o panorama contabilístico internacional no limiar do ano 2000, bem como os “actores principais” que nos próximos anos serão protagonistas do recém iniciado processo de “normalização contabilística mundial”. A comunicação termina com o debate sobre a importância e a aceitação das IAS, o seu previsível futuro e, naturalmente, com as conclusões.
- A estrutura conceptual da contabilidade em PortugalPublication . Santos, Luís LimaNo presente trabalho, resultado da investigação posterior à comunicação apresentada na Thirteenth Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues em Outubro de 2001, o autor pretende apresentar o ponto da situação relativamente ao processo de normalização contabilística sectorial em Portugal. Começa por abordar as primeiras tentativas de normalização e, de seguida, expõe as duas versões do plano oficial de contabilidade; é o que precede a exposição acerca do processo de normalização contabilística sectorial, na qual é explicado o trabalho dos cinco principais organismos envolvidos: o BP, a CNC, a CNC da Administração Pública, a CMVM e o ISP. Apresenta a perspectiva de normalização contabilística em função das IAS e esboça uma estrutura conceptual para a contabilidade em Portugal, na qual aponta os utilizadores da informação contabilística, os objectivos da informação contabilística, as características da informação contabilística, os princípios contabilísticos, os elementos das demonstrações contabilísticas, o reconhecimento dos elementos das demonstrações contabilísticas, a valorimetria dos elementos das demonstrações contabilísticas e os conceitos de capital e de manutenção de capital. Apresenta conclusões de entre as quais destaca o facto de termos conceptuais, não bastar saber preparar a informação contabilística; o desafio maior, consiste na identificação do tipo de informação a preparar, em função dos utilizadores e das suas necessidades (tarefa das organizações de profissionais de contabilidade e dos investigadores); esta interpretação justifica a divergência entre a imagem adequada e a “imagem fiel e verdadeira”.
- A demonstração contabilística dos fluxos de caixa : a avaliação do desempenho, a empresa em continuidade e o auditorPublication . Santos, Luís LimaCom a presente comunicação pretendo alcançar três objectivos que evidenciam a utilidade das demonstrações contabilísticas, em particular da demonstração dos fluxos de caixa, na avaliação do desempenho das entidades económicas: 1.º questionar o actual modelo de avaliação do desempenho, quer em função de uma tributação mais justa (impostos), quer em função do retorno do investimento (mercado de capitais); 2.º legitimar a importância da “continuidade” na viabilidade técnica, económica e financeira das entidades económicas; e 3.º reunir as opiniões dos organismos internacionais de contabilidade e auditoria quanto à posição do auditor na predicção da descontinuidade das empresas. Os métodos utilizados foram o estudo de bibliografia especializada e o aproveitamento de experiência adquirida com a actividade empresarial e com a investigação efectuada durante o mestrado, de que resultou a dissertação sobre os fluxos de caixa, e o doutoramento. Após o enquadramento com os objectivos supra-citados, considero a relação entre o resultado líquido e os fluxos de caixa; em seguida explico a necessidade de utilidade percebida na informação contabilística; com algumas notas sobre o relato e métodos de apresentação dos fluxos de caixa precedo o questionar da continuidade como pressuposto base ou como princípio contabilístico; a responsabilidade do auditor na predicção do fracasso das entidades económicas completa, mas não esgota, o tema em estudo. Como conclusão aponto a necessidade de estudar as causas da insolvência e da falência; os negócios têm uma dinâmica (empresa em continuidade) que pode ser avaliada quer pela sua solidez e crescimento, quer pela análise do comportamento de várias grandezas, das quais destaco os fluxos de caixa.
- A imagem fidedigna e a incrível mestria de uma estrutura conceptualPublication . Santos, Luís Lima
- Contabilização do direito desportivo sobre jogadores profissionais em clubes portugueses e brasileirosPublication . Cruz, Sérgio Nuno da Silva Ravara Almeida; Santos, Luís Lima; Azevedo, Graça Maria do CarmoNas empresas desportivas o principal item intangível é o direito desportivo sobre o jogador profissional. O nosso estudo debruça-se sobre a contabilização desse direito, sendo aprofundado no que respeita aos resultantes da formação, em clubes portugueses e brasileiros. Como objectivos desta investigação de- finimos os seguintes: 1) Verificar se o direito desportivo sobre o jogador pre- enche os requisitos necessários para ser reconhecido como activo intangível; 2) Verificar se as práticas contabilísticas dos clubes portugueses e brasileiros estão de acordo com o normativo contabilístico aplicável; 3) Identificar as se- melhanças e diferenças nas práticas contabilísticas entre os clubes portugue- ses e os clubes brasileiros, com ênfase nos direitos desportivos resultantes da formação; 4) Dissecar as razões dos clubes para a valorização, ou não valori- zação, do direito desportivo resultante da formação. Propomo-nos alcançar estes objectivos através da análise do normativo contabilístico aplicável, da análise da informação financeira elaborada pelos clubes e da interpretação dos resultados de um inquérito por questionário enviado aos clubes. Concluí- mos que o direito desportivo sobre o jogador profissional, independentemen- te da sua origem, cumpre com os requisitos necessários para ser reconhecido como activo intangível. Ao longo deste estudo verificámos, também, que nem sempre as práticas contabilísticas dos clubes portugueses e brasileiros estão de acordo, ou não é claro se estão, com o normativo contabilístico aplicável. Em Portugal, a quase totalidade dos clubes não reconhece o direito desportivo resultante da formação, porque consideram que não existe um critério fiável para a valorização desse direito. Contrariamente, a totalidade dos clubes bra- sileiros reconhecem esse direito como activo intangível.
- Determinantes da contabilidade de gestão nas unidades hoteleiras de PortugalPublication . Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, NunoÉ cada vez mais notório o aumento de competitividade entre as unidades hoteleiras. Assim, a tomada de decisões pelos gestores hoteleiros deverá ser optimizada, e uma forma de o fazer será utilizando uma contabilidade de gestão eficaz. Este estudo tem como objectivo caracterizar a contabilidade e controlo de gestão nas unidades hoteleiras de Portugal, identificando as técnicas tradicionais e contemporâneas adoptadas, o conhecimento e adopção do USALI, se os utilizadores da informação estão satisfeitos com a informação de gestão existente, e determinar quais são os factores que influenciam uma unidade hoteleira a adoptar determinadas técnicas de contabilidade de gestão.
- Management accounting practices in the hospitality industry: A systematic review and critical approachPublication . Campos, Filipa; Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Cardoso, LucíliaThe hospitality industry has been making a remarkable contribution to the growth of several countries’ economies. From a business perspective, the best management accounting (MA) techniques and practices are fundamental to the success of companies. However, studies in this specific area in the hotel industry are scattered in the scientific literature in different types of documents and different languages, and with an irregular distribution throughout the years (2000–2020). To fill this gap, a thorough analysis of the global performance of management accounting practices in hospitality is crucial. This study accessed theWeb of Science database in three different languages and systematized the articles to be included in this research through the PRISMA guidelines, which allowed an empirical basis for the critical approach to this topic. The greatest relevance of the study is the fact that it presents a systematic review of the literature on hotel management accounting practices, for which these results were enriched with a critical approach. The innovative character of the study focuses on evidence of the increasing implementation of some hotel management accounting practices over the years, such as some operating ratios and the USALI. In practical terms, The results of this study explain the overall performance of management accounting practices in the lodging industry and which ones are most widely used. The importance of the practices to support the decision-making of hoteliers and the challenges that they need to face in their implementation are also shown.
- Contabilidade gerencial hoteleira com exercícios práticosPublication . Gomes, Conceição; Santos, Luís Lima; Faria, Ana Rita; Lunkes, Rogério João; Malheiros, CátiaO presente livro aborda a contabilidade gerencial no setor hoteleiro. Ao iniciar é apresentada a importância do turismo para a economia e o desenvolvimento dos países e, em particular, do setor hoteleiro como um elemento fundamental desta área. São também abordadas características do setor hoteleiro e as bases da contabilidade gerencial, com destaque para o sistema de informação contábil e as demonstrações operacionais do USALI (Uniform System of Accounts for the Lodging Industry). Mais especificamente, são elencados elementos, estrutura e classificações de custos, bem como aspectos relacionados às características do sistema de custos em empresas hoteleiras. Também é apresentada a distribuição e redistribuição de custos indiretos, com descrição do Custeio Baseado em Atividades e o Timedriven activity based costing, e inclui ainda a Gestão Estratégica de Custos (GEC). Na análise do Custo/Volume/Lucro são abordadas as diferentes formas de calcular a margem de contribuição (ex., total, por unidade, além do indicador), bem como o ponto de equilíbrio (ex., em quantidade e em valor) e a margem de segurança. No capítulo final são discutidos aspectos relacionados ao processo de tomada de decisão no setor hoteleiro, com decisões referentes a custos e receitas relevantes, subcontratação, formação de preços das diárias, alimentação e bebidas, revenue management, concluindo com a análise da carta do restaurante.
- As estruturas de custos e de proveitos em função da normalização contabilística sectorial : o caso portuguêsPublication . Santos, Luís Lima; Fardilha, Manuel PintoCom a presente comunicação, os autores divulgam o resultado do processo de normalização contabilística em Portugal, dando ênfase às duas versões do plano oficial de contabilidade e ao processo de normalização contabilística sectorial (Banco de Portugal, Comissão de Normalização Contabilística, Comissão de Normalização Contabilística da Administração Pública, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal). Apresentam as estruturas de custos e de proveitos dos planos de contabilidade em Portugal e abordam a estrutura conceptual para a contabilidade em Portugal, na qual apontam os utilizadores da informação contabilística, os objectivos da informação contabilística, as características da informação contabilística, os princípios contabilísticos, os elementos das demonstrações contabilísticas, o reconhecimento dos elementos das demonstrações contabilísticas, a valorimetria dos elementos das demonstrações contabilísticas e os conceitos de capital e de manutenção de capital.
- Competitiveness of Guayaquil towards bleisure tourismPublication . Caicedo-Barreth, Alba; Santos Pavón, Enrique; Santos, Luís LimaGuayaquil is proposed as a tourist and business destination, aiming to stand out as a digital city, with a suitable airport, a convention centre and highlevel accommodation capacity. The city receives many domestic and international tourists, although not always as the main destination of their visit. One of the tourist markets offered by the city is that of business, due to the important economic activity that takes place here, being the venue of congresses and international events. This has allowed the city to gain significant value in the business tourism sector, providing constant and profitable growth. However, the lack of study of the international market, specifically the millennial business sector, is affecting Guayaquil’s competitiveness compared to other destinations that have already recognized the differentiated profile of visitors from this age group, and that consequently offer a fusion of business and leisure tourism. This research was carried out during the second semester of 2018, evaluating the market of the new bleisure trend in Guayaquil. The results evidence the limited supply directed to this market segment, the lack of exploitation of business tourism and the continued lack of capacity of the tourism sector to satisfy the bleisure market. The conclusions focus on how tourism competitiveness can be achieved in business cities that also encompass places or activities where visitors can have a relaxing time.