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  • Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF)
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução:Uma metodologia de ensino em Enfermagem em crescimento é a Simulação de Alta-Fidelidade permitindo aos estudantes a melhoria das suas competências, da prática clínica, melhoria do julgamento clínico e da segurança do doente. Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico com o objetivo de traduzir e validar transculturalmente para a população portuguesa a ESEE-SAF, do instrumento original de Roh, Lee, Chung e Park (2013) – Learner Satisfaction with Simulation Tool. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Com uma amostra de 139 estudantes de Enfermagem, foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mínimo foi de 0,633. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,969, que através do método de condensação em componentes principais e segundo a regra de Kaiser, obtém-se uma escala composta por dois fatores: Utilidade da Simulação ( = 0,956) e Funcionamento da Simulação ( = 0,912). Conclusão: A Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF) apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
  • Validation of the Portuguese versions of the nursing students’ perceptions of learning and learner satisfaction with simulation tool
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel Lopes
    Background One of the new methodologies applied to the teaching of nursing is High-Fidelity Simulation (HFS). This type of simulation allows the nursing students to develop their clinical practice by using technological and sophisticated simulators. Recent investigations have studied the importance of HFS, through the level of perception of learning and of satisfaction of the students. Since there is a lack of instruments in Portuguese, we felt the necessity to translate and validate two evaluation scales of HFS. Objectives: Translate, validate transculturally and analyse the psychometrics features of two instruments: “Nursing Students’ Perceptions of Learning using a High- Fidelity Human Patient Simulator” and the “Learner Satisfaction with Simulation Tool”. Methods A linguistic and cultural translation was conducted with 139 Portuguese nursing students. Internal consistency reliability and exploratory factor analysis were performed. Results The Scale of Perception of Learning of the Nursing Students about HFS (SPLNS-HFS) has a Cronbach's Alpha of 0.942 and the Scale of Satisfaction of the Nursing Students about HFS (SSNS-HFS) of 0.969. Values of correlation of each item with the SPLNS-HFS are over 0.507, and of the SSNS-HFS over 0.633. The SPLNS-HFS shows a satisfactory factorial analysis’, with unifactorial structure, and the SSNSHFS revealed two factors – Utility of Simulation (α = 0.956) and Functionality of Simulation (α = 0.912). Conclusions The Portuguese versions of both scales are psychometrically reliable, cross-culturally valid, and useful measurement instruments for assessing the impact of High-Fidelity Simulation in nursing students.
  • Validação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF)
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel Lopes
    Introdução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia, aplicada ao ensino de Enfermagem, que facilita a aquisição de competências como o aumento do conhecimento clínico e da segurança do doente e a melhoria do julgamento clínico. Metodologia: Este estudo metodológico envolveu 139 estudantes de Enfermagem que praticaram SAF, com o objetivo de validar para a população portuguesa a EPAEE-SAF, do instrumento original de Kuznar (2007) – Nursing Students’ Perceptions of Learning Using a High-fidelity Human Patient Simulator. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mais baixa foi de 0,507. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,942, numa escala unifatorial, pelo método de condensação em componentes principais segundo Kaiser e ao método de rotação Varimax. Conclusão: A EPAEE-SAF apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
  • A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF). Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos, pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF (EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF. Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004), assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos estudantes de Enfermagem.
  • Perception of learning, satisfaction and self-efficacy of nursing students about High-Fidelity Simulation
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel Lopes
    Background Over the last years the teaching of nursing has been progressively directed to the use of new methodologies, among which we highlight the High-Fidelity Simulation (HFS), which allows nursing students to have their first contact with the clinical practice within the academic environment. Objective: To evaluate and correlate the perception of learning, satisfaction and self-efficacy of nursing students about HFS. Methods A correlational study with 139 nursing students was developed, using the Portuguese version of the Nursing Students’ Perceptions of Learning and Learner Satisfaction with Simulation Tool. Results Nursing students reveal a moderated perception of learning about the HFS (3.649 ± 0.513 out of 5 points), a good level of satisfaction (7.317 ± 1.065 out of 10 points) and a self-efficacy for the practice of HFS (31.590 ± 3.974 out of 40 points). All correlations between perception of learning, satisfaction and self-efficacy of the students regarding HFS were positive and highly significant (p ≤ 0.001), with values between 0.991 and 0.385. Conclusions This study reveals that nursing students are satisfied with the practice of HFS, as well as shows a positive perception of learning and self-efficacy about HFS. The fact that the correlations among these three variables are highly significant and positive, demonstrate the importance of the practice of HFS within the school environment, which allows the development of experiences of high value for the nursing students.