Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Oliveira Custódio Lopes, Maria da Saudade

Search Results

Now showing 1 - 10 of 15
  • Estratégias de coping no exercício da parentalidade e a sua relação com os factos sociodemográficos
    Publication . Lopes, Saudade; Catarino, Helena; Dixe, Maria dos Anjos
    No desenvolvimento do papel parental as respostas às situações difíceis e indutoras de stress integram características pessoais e ambientais. Objectivo: Identificar estratégias de coping no exercício da parentalidade e se diferem em função de variáveis sociodemográficas. Método: Estudo correlacional com uma amostra acidental de 75 cuidadores de crianças até 3 anos de idade. A informação, recolhida por questionário, foi agrupada em estratégias focalizadas no problema, na emoção e procura de suporte. Resultados: Foram referidas 136 acções por 72 cuidadores; 41 recorreram a apoio (profissionais de saúde e familiar); 25 adoptaram estratégias focalizadas no problema e 20 adoptaram estratégias focalizadas na emoção (autocontrolo e o dar tempo para a resolução). Pais de filho único adoptam mais estratégias de procura de suporte (U=499,000; p=0,017). Residentes na cidade adoptam menos a estratégia de procura de suporte dos que vivem na vila e na aldeia (X2=6,140; p=0,046). Pais empregados procuram mais suporte (U=292,500; p=0,044) e tendem a ter mais estratégias focalizadas na emoção (U=329,00; p=0,086). Nas situações ocorridas a partir dos 12 meses da criança há mais procura de suporte (X2=5,773; p=0,056). Conclusões: Os profissionais são um recurso de coping para os pais. Há necessidade de preparar os pais e família para um coping proactivo.
  • Childhood obesity and mothers' emotional state
    Publication . Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana; Catarino, Helena; Lopes, Saudade
  • Family Risk Factors That Jeopardize Child Development: Scoping Review
    Publication . Simões, Aida; Lopes, Saudade; Dixe, Maria dos Anjos; Fernandes, Júlio Belo
    The obligation to protect children is defined by law. However, there is fragility in identifying actual or potential situations that jeopardize their development. This review aims to identify the family risk factors that jeopardize child development. A scoping review was conducted following the Joanna Briggs Institute for Evidence-Based Practice framework and the 2020 Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA) statement. The research was carried out on the electronic databases PubMed, CINAHL, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, MEDLINE Complete, and MedicLatina, with a time limit of 2010 to 2021. The search was restricted to documents written in Portuguese, English, and French. A total of 3998 articles were initially identified. After selecting and analysing, 28 risk factors were extracted from 29 articles. Four categories of risk factors were identified—namely, patterns of social and economic interaction, family characteristics, caregiver’s characteristics, and parenting. The results of this review allow the identification of family risk factors that jeopardize child development. This is significant for Child Protective Services workers as they carry out their risk assessments. This assessment is the first step in avoiding an accumulation of harm to at-risk children and allowing the development of interventions for minimising harm’s impact on children’s development.
  • Conhecimentos para as práticas de gestão da qualidade em enfermagem dos alunos do curso de licenciatura em enfermagem
    Publication . Lopes, Saudade
    A exigência na qualidade dos serviços de saúde veio trazer desafios e responsabilidades na preparação dos alunos para a gestão da qualidade em enfermagem, pelo que o objectivo deste estudo correlacional foi identificar os conhecimentos dos alunos sobre os referenciais para a gestão da qualidade; e sobre os conhecimentos para as práticas de gestão da qualidade e a relação com a sua observação durante o ensino clínico. Participaram 107 alunos do 4.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem que constituíram uma amostra por conveniência e responderam a um questionário elaborado para o efeito.
  • Crenças dos pais sobre o seu papel na parentalidade positiva
    Publication . Lopes, Saudade; Dixe, Maria dos Anjos; Catarino, Helena
  • Family importance on quality of life of palliative patients
    Publication . Querido, Ana; Dixe, Maria dos Anjos; Catarino, Helena; Lopes, Saudade
  • Knowledge and Myths about Palliative Care among the General Public and Health Care Professionals in Portugal
    Publication . Dixe, Maria dos Anjos; Santo, Irene Dixe de Oliveira; Lopes, Saudade; Catarino, Helena; Duarte, Susana; Querido, Ana; Laranjeira, Carlos
    Background: International research has shown that healthcare professionals (HCPs) and nonhealthcare professionals (NHCPs) are unaware of the goals and purposes of palliative care. This study evaluates the knowledge of palliative care among a sample of Portuguese adults and correlates their level of knowledge with age, gender, profession, and experience of family member's palliative care. Method: A cross-sectional online survey was carried out on a sample of 152 HCPs and 440 NHCPs who completed an anonymous questionnaire of sociodemographic, family, and professional data, and an instrument of 26 dichotomous (true or false) questions focusing on palliative care goals and purposes. Results: The 592 participants had a mean age of 31.3 ± 11.1 years, and most were female. Statistically significant differences between statements considered as correct by HCPs and NHCPs were found in 24 statements; HCPs had the highest percentage of correct answers. The terms most frequently associated with palliative care mentioned by NHCPs were chronic and progressive disease (n = 76), while HCPs mostly mentioned quality-of-life promotion (n = 29). Women, the elderly, and HCPs had a higher level of knowledge regarding palliative care (p < 0.001). Conclusions: Results clearly show gaps in knowledge of palliative care, especially among NHCPs. An integrated approach is needed to inform and clarify the philosophy and goals of palliative care in different settings in order to improve knowledge.
  • A gestão da qualidade no hospital : impacto da acreditação nas práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar
    Publication . Lopes, Maria Saudade Oliveira Custódio
    A acreditação surge como uma estratégia para a implementação de sistemas de qualidade nos hospitais portugueses, pelo que o objectivo deste estudo correlacional foi avaliar o impacto da acreditação hospitalar nas práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar, percepcionadas por 224 profissionais de um hospital em acreditação e por 144 de um hospital sem acreditação, que constituíram duas amostras por conveniência e responderam a um questionário elaborado para o efeito. Foi, ainda, feita uma pesquisa documental sobre os indicadores estatísticos dos hospitais, que se revelaram insuficientes para a avaliação da performance hospitalar, mas na análise das práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar, os dados indiciaram uma melhor performance no hospital em acreditação. A acreditação foi identificada como um projecto de qualidade por 97,29% dos participantes do hospital em acreditação e, estes percepcionaram, em média, mais práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar do que os participantes do hospital sem acreditação. As diferenças foram estatisticamente significativas em todas as dimensões: liderança (t=18,576; p<0,001), orientação para o cliente (t=7,359; p<0,001), aprendizagem e inovação (t=6,894; p<0,001), segurança (t=10,750; p<0,001), gestão dos processos e dos recursos (t=11,323; p<0,001) e melhoria contínua (t=11,697; p<0,001). A liderança (M=3,05; DP=0,55) foi a dimensão mais pontuada e a orientação para o pessoal (M=2,49; DP=0,59) a menos pontuada no hospital em acreditação; a segurança (M=2,35; DP=0,53) a mais pontuada e a melhoria contínua (M=1,89; DP=0,62) a menos pontuada no hospital sem acreditação. Conclui-se que a acreditação é importante e necessária, mas insuficiente para o dinamismo da melhoria contínua da qualidade.
  • Coping strategies used by parents of children with autism
    Publication . Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana; Catarino, Helena; Lopes, Saudade
  • Fatores que colocam em perigo o desenvolvimento das crianças e jovens referenciados às comissões de proteção
    Publication . Simões, Aida Correia; Lopes, Maria Saudade Oliveira Custódio; Dixe, Maria dos Anjos
    Enquadramento: Assistir crianças em situação de risco e/ou perigo exige uma avaliação criteriosa, que conduza a uma decisão sustentada e coerente. Objetivos: Identificar os fatores de risco dos cuidadores que colocam em perigo as crianças e jovens referenciados à Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Metodologia: Este estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado entre outubro e dezembro de 2018 teve como amostra 20 processos de crianças/jovens referenciados a uma CPCJ. A informação recolhida dos processos foi analisada através da técnica de Bardin. Resultados: Como cuidadores surgem os progenitores (54%), sendo a negligência a problemática mais elevada das crianças sinalizadas à CPCJ. Quanto aos fatores de risco, destacam-se as condições financeiras da família; necessidades inerentes ao desenvolvimento da criança e os métodos de disciplina; problemas comunicacionais; problemas de saúde mental e a ausência de suporte da família alargada, seguida dos padrões de relação familiares. Conclusão: Identificaram-se fatores de risco que poderão permitir a construção de um instrumento para uma avaliação concertada e consequente medida adequada às necessidades das famílias.