Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A gestão da qualidade no hospital : impacto da acreditação nas práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
tese de Mestrado SL.pdf751.08 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A acreditação surge como uma estratégia para a implementação de sistemas de qualidade nos hospitais portugueses, pelo que o objectivo deste estudo correlacional foi avaliar o impacto da acreditação hospitalar nas práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar, percepcionadas por 224 profissionais de um hospital em acreditação e por 144 de um hospital sem acreditação, que constituíram duas amostras por conveniência e responderam a um questionário elaborado para o efeito. Foi, ainda, feita uma pesquisa documental sobre os indicadores estatísticos dos hospitais, que se revelaram insuficientes para a avaliação da performance hospitalar, mas na análise das práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar, os dados indiciaram uma melhor performance no hospital em acreditação. A acreditação foi identificada como um projecto de qualidade por 97,29% dos participantes do hospital em acreditação e, estes percepcionaram, em média, mais práticas críticas de gestão da qualidade para a performance hospitalar do que os participantes do hospital sem acreditação. As diferenças foram estatisticamente significativas em todas as dimensões: liderança (t=18,576; p<0,001), orientação para o cliente (t=7,359; p<0,001), aprendizagem e inovação (t=6,894; p<0,001), segurança (t=10,750; p<0,001), gestão dos processos e dos recursos (t=11,323; p<0,001) e melhoria contínua (t=11,697; p<0,001). A liderança (M=3,05; DP=0,55) foi a dimensão mais pontuada e a orientação para o pessoal (M=2,49; DP=0,59) a menos pontuada no hospital em acreditação; a segurança (M=2,35; DP=0,53) a mais pontuada e a melhoria contínua (M=1,89; DP=0,62) a menos pontuada no hospital sem acreditação. Conclui-se que a acreditação é importante e necessária, mas insuficiente para o dinamismo da melhoria contínua da qualidade.

Description

Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Serviços de Saúde, orientada por Albino Lopes.

Keywords

Gestão da qualidade Acreditação Hospital Performance hospitalar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue