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Abstract(s)
Introdução. O ensino da Dança para pessoas de idade avançada deve resultar na
possibilidade de se ser único na sua corporalidade, expressão e relacionamento
(Comprido & Varregoso, 2016). A Dança combina harmoniosamente atividade
corporal e artística defendendo-se, para pessoas de idade avançada, uma didática
estruturada especificamente com estratégias de expressividade, ludicidade,
criatividade e socialização. Proporcionadora de exercitação, componente social, bemestar
psicológico, qualidade de vida ativa e saúde (Varregoso, 2010; 2015).
Objetivos. Verificar se uma didática específica da Dança influencia comportamentos
de satisfação em pessoas idosas.
Metodologia. Estudo experimental, descritivo, predominantemente quantitativo
respeitando a confidencialidade dos sujeitos. Amostra por conveniência e criterial: 32
idosos (81% mulheres, 19% homens) (dos 64 aos 76 anos, média de idades de 67,2),
reformados, maioritariamente casados ou viúvos, maioritariamente com o Ensino
Básico, independentes, autónomos, aceitando integrar o estudo. Método de terreno,
em ambiente natural, onde ocorreram aulas de dança uma vez por semana, 10 meses,
usando procedimentos didáticos específicos (conceção e estratégia de aulas, clima,
interações, feedback). Variáveis: opções metodológicas quanto aos parâmetros
didáticos referidos, medidas em função do grau de satisfação dos idosos.
Instrumento: Questionário de Satisfação com as Aulas, validado por Comprido
(2013), aplicado por escrito no final da atividade, medindo os benefícios
percecionados e o nível de satisfação com a atividade (‘Nada’, ‘Pouco’,
‘Satisfatoriamente’ ‘Muito’ ‘Satisfação elevada’). Tratamento percentual, pós-teste,
com análise intragrupo em função das variáveis.
Resultados e Discussão. Elevada satisfação: convívio (100%); exercícios (84.6%);
dinâmica (84.6%); condição física (84.6%); relacionamento com o professor (82%);
movimentar-se (76.9%); relacionamento (76.9%); divertimento (76.9%); atitudes do
professor (73%). Muita satisfação: variedade (69.2%); fazer coisas novas (69.2%);
Danças (69.2%); ambiente (61.5%); saúde (61.5%). Efeito positivo das aulas: alegria
(84.6%); afetividade (84.6%); descontração (69.2%); confiança (69.2%); jovialidade
(69.2%); felicidade (61.5%).
Estudos similares mostraram níveis de satisfação idênticos evidenciando satisfação
preferencial por fatores de clima (Comprido & Varregoso, 2016; Alves 2016),
interação do técnico e convívio entre pares proporcionado pelas atividades escolhidas
(Comprido, 2013; Varregoso, 2010; 2015) e metodologia das aulas (Comprido, 2013;
Varregoso, Machado & Barroso, 2016; Varregoso, 2015). Conclusões. O nível de satisfação com as aulas foi ‘elevado’ na estrutura e condução
da aula e perceção dos benefícios pessoais; e muito satisfeito quanto ao tipo de aulas
e sua relação com a saúde e bem-estar psicológico. A didática intencional e
especificamente estruturada, pareceu promover comportamentos de satisfação nos
idosos envolvidos.
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Keywords
Citation
Varregoso I. & Barroso, M. (2018). Didática da Dança e Satisfação de Praticantes Idosos. Res Net Health 4, ppie5: 1-2.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria