Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
29.92 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução. A atividade física é um instrumento favorável ao envelhecimento ativo e
o papel do técnico, um fator importante no seu ensino. O estudo centra-se nos
comportamentos pedagógicos de técnicos que lecionam atividade física a idosos,
sendo que o clima de aula resulta das atitudes e comportamentos do técnico,
interferindo na satisfação e nas relações estabelecidas (Sabucedo, 2001; Goméz,
2012).
Objetivos. Caracterizar e comparar comportamentos pedagógicos dos técnicos que
contribuem positiva e negativamente para o clima de aula de sessões em terra e em
água.
Metodologia. Amostra: 12 sessões com idosos (6 - terra, 6 - água) de 12 técnicos
experientes (mais de 5 anos de experiência, M ± DP= 9,5 ± 2,7 anos). Registo vídeo
de comportamentos de clima de aula; codificação com sistema de observação (teste
fidelidade: Kappa de Cohen); análise descritiva (média e desvio-padrão) e
comparativa (t teste ou U-Mann-Whitney). Instrumento: Sistema de Observação do
Clima de Aulas de Grupo de Fitness (SOCAGF; Dias, 2015): 19 categorias (dimensão
clima positivo) e 16 (dimensão clima negativo); métodos de registo: frequência e
duração, mediante as categorias.
Resultados e Discussão. Alguns comportamentos de clima positivo foram
frequentemente usados (avaliar positivamente a participação do praticante, atenção à
intervenção dos praticantes, gracejar, sorrir, interação entre praticantes e incluir no
exercício). Alguns comportamentos não foram utilizados (elogiar, aceitar sugestões
dos praticantes), sendo importantes na promoção do bom clima de aula (Puente &
Anshel, 2010; Franco, Rodrigues & Castañer, 2012). Foram usados alguns
comportamentos de clima negativo (indiferença ou afastamento, ausência do espaço -
em água; excluir do exercício, indiferença ou afastamento, expressão corporal para
clima negativo, avaliar negativamente a participação, ignorar intervenção dos
praticantes - em terra).
Description
Keywords
Citation
Alves, J., Simões, V., Franco, S. & Varregoso I. (2018). Ensino de atividade física a idosos: Comportamentos pedagógicos e clima de aula Res Net Health 4, ppie4: 1-2.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria