CARME - Comunicações em conferências com publicação em atas
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Recent Submissions
- Handgrip strength percentiles for Portuguese older adults: use and validity for undernutrition screening in hospitalized older adultsPublication . Carvalho, Vítor; Sousa, Ana S.; Amaral, Teresa F.; Guerra, Rita S.
- Employment variables and the work-study relation: a portuguese case studyPublication . Lopes, Ana Sofia; Carreira, Pedro
- A liderança responsável e sua relação com o turnover e o burnout: o efeito medidador do love of moneyPublication . Caçador, Mariana; Marques, Tânia; Dias, Sara
- The evaluation of CSR perception: a study in Portugal and UkrainePublication . Sokil, Oksana; Ubreziová, Iveta; Eugénio, Teresa; Marques, Tânia
- The evaluation of CSR perception level in Portugal and UkrainePublication . Sokil, Oksana; Eugénio, Teresa; Marques, Tânia; Ubreziová, Iveta
- O impacto do conflito trabalho-família no engagement, desempenho e intenção de turnover dos colaboradoresPublication . Oliveira, Ana Rita; Ribeiro, NeuzaA incompatibilidade entre a esfera do trabalho e da família é uma realidade que assola muitos trabalhadores na atualidade. A difícil articulação destes dois domínios conduz à vivência do fenómeno designado por Conflito Trabalho-Família (CTF). O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto que o CTF poderá ter no engagement e no desempenho dos colaboradores, bem como, na sua intenção de turnover. Pretende-se também testar o efeito mediador do engagement na relação entre o CTF e o desempenho, e entre o CTF e a intenção de turnover. Foram inquiridos 105 colaboradores de várias organizações. Os resultados revelaram que os colaboradores que sentem maior CTF apresentam menores níveis de engagement e maior intenção de sair da organização. O CTF não revelou relação com o desempenho. O engagement assume o papel mediador (mediação parcial) na relação entre o CTF e a intenção de turnover. A relevância deste estudo prende-se com as implicações que poderá trazer para as empresas no âmbito da implementação de estratégias de conciliação trabalho-família de forma a reduzir o referido conflito.
- Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradoresPublication . Menezes, Rita; Ribeiro, NeuzaO líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Por se ter dado conta de uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia do Coaching, foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Sugere-se, então, que as competências de Coaching do líder são determinantes e a sua atuação é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno, ao produzir efeitos do interior para o exterior da organização.
- O impacto da liderança autêntica no desempenho dos colaboradores: o papel mediador do empenhamento afetivoPublication . Marques, Alzira; Ribeiro, Neuza; Nunes, Sandra
- Como as percepções de climas autentizóticos explicam os comportamentos inovadores e o desempenho individualPublication . Matos, Joana; Ribeiro, NeuzaO presente estudo procura investigar como as perceções de climas autentizóticos (espírito de camaradagem; confiança e credibilidade do líder; comunicação aberta e franca com o líder; oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal; equidade/justiça; conciliação trabalho-família) explicam os comportamentos inovadores e o desempenho individual. Foram analisados os dados referentes a um questionário aplicado a 128 colaboradores de uma multinacional. Os resultados sugerem que (1) a perceção de espírito de camaradagem por parte dos colaboradores explica os seus comportamentos inovadores; (2) a perceção de equidade/justiça e de comunicação aberta e franca com o líder explica o desempenho individual; (3) o comportamento inovador influencia o desempenho individual. Pesem embora as limitações do estudo, a evidência empírica sugere que as organizações devem promover o clima autentizótico, nomeadamente o espírito de camaradagem, a equidade/justiça e a comunicação aberta e franca com os líderes se pretendem que os colaboradores adotem mais comportamentos inovadores e melhorem os seus desempenhos individuais.
- O impacto da justiça organizacional nas intenções de turnover: um estudo em Portugal e Cabo-VerdePublication . Freire, Manuela; Semedo, Suzete; Ribeiro, Neuza
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