Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
21_MARKETING_RELACIONAL_ASSENTE.pdf557.93 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Por se ter dado conta de uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia do Coaching, foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Sugere-se, então, que as competências de Coaching do líder são determinantes e a sua atuação é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno, ao produzir efeitos do interior para o exterior da organização.

Description

Keywords

Marketing Relacional Liderança Coaching Colaboradores

Citation

Menezes, R. & Ribeiro, N. (2017). Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores, Atas do IV Congresso Lusófono em Comportamento Organizacional e Gestão, 23 e 24 de novembro, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue