ESSLei - Comunicações em conferências e congressos nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Comunicações em conferências e congressos nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Ação antimicrobiana e antioxidante da epicatequina em óleos de pinhãoPublication . Marques-da-Silva, Dorinda; Ribeiro, Vânia; Lagoa, Ricardo
- Acreditação dos hospitais : padrões de qualidade e enfermagemPublication . Lopes, Saudade
- Alteração no desempenho ocupacional após internamento em UCI por Covid-19: A perceção dos utentes do Hospital de LeiriaPublication . Ferreira, Ana Rita; Rodrigues, Mariana; Cardoso, Raquel; Sabino, Inês; Teixeira, LilianaA Covid-19 é uma doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2 que afetou de forma significativamente negativa a saúde pública e a economia mundial, originando assim uma pandemia global, tendo provocado até ao dia 8 de abril de 2021, segundo os dados fornecidos pelo Serviço Nacional de Saúde (2021), 825 633 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 e 16 899 mortes, em Portugal. A Covid-19 pode causar algumas consequências, como, fadiga, perturbação do ciclo do sono, ansiedade e/ou depressão e fraqueza muscular, podendo levar a alterações no desempenho ocupacional. Assim, perante o referido anteriormente e o facto de até à data não existir literatura suficiente que sustente as alterações do desempenho ocupacional, consequentes da Covid-19 e do internamento, surgiu a necessidade de investigar “Qual a perceção dos utentes internados em Unidade de Cuidados Intensivos, no Centro Hospitalar de Leiria, por Covid-19 na alteração do desempenho ocupacional”, pelo que se irá aplicar uma entrevista semiestruturada aos participantes, de forma a recolher dados que auxiliem na resposta à questão de investigação. Com esta investigação prevê-se que os utentes do Centro Hospitalar de Leiria, internados por Covid-19, reportem défices no desempenho ocupacional, principalmente devido às alterações físicas e respiratórias, sendo expectável que cause alterações nas atividades de vida diária e instrumentais, no descanso e sono e no trabalho/educação.
- Auto-conceito / auto-estima e vinculação nas relações de namoro em estudantes do ensino secundárioPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Domingues, Carla; Vicente, Lindsay; Silva, Marta; Dias, Mónica; Coelho, SaraAs relações de namoro, enquanto relações de vinculação, assumem uma importância fulcral no processo de desenvolvimento, com implicações no auto-conceito e na auto-estima. Este estudo visa avaliar o auto-conceito e auto-estima dos adolescentes, bem como a sua relação amorosa numa perspectiva de vinculação. Pretendemos igualmente analisar a relação entre estas variáveis e dados de caracterização sócio-demográfica e da relação de namoro. A amostra é constituída por 149 estudantes do 10.º, 11.º e 12.º anos. Recorreu-se à Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima (Peixoto & Almeida, 1999) para a avaliação do auto-conceito e da auto-estima. Para estudar as representações da vinculação de adolescentes ao par romântico utilizou-se o Questionário de Vinculação Amorosa (QVA) (Matos & Costa, 2001). Os dados obtidos permitiram constatar a existência de diferenças em dimensões específicas do auto-conceito em função do sexo dos estudantes. Verificaram-se associações significativas entre aspectos específicos do auto-conceito e a vinculação ao par romântico.
- Avaliação de sistemas posturais da pélvis numa pessoa com Distrofia Muscular do tipo Cinturas: resultados da análise a três almofadas na promoção do equilíbrio dinâmicoPublication . Marques, Cíntia; Matos, Carolina; Cavaleiro, Joana; Simões, Juliana; Fonseca-Pinto, Rui; Lopes, Nuno; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução: As almofadas anti-escaras são dispositivos especializados para a redistribuição de pressão e gestão da carga sobre os tecidos e do microclima. Devem manter o alinhamento postural, facilitar o movimento, criar uma base estável, aliviar a dor e serem confortáveis. Podem ser compostas exclusivamente por um material como espuma, gel, ar e fluido, ou pela combinação de dois ou mais destes materiais. As investigações concretizadas focam-se na distribuição do peso e negligenciam o comportamento dinâmico da almofada durante as atividades quotidianas. Objetivos: Avaliar a eficácia na manutenção do equilíbrio dinâmico de três tipos de almofadas de gama média-alta com diferentes composições. Métodos: Estudo com uma pessoa do sexo feminino com Distrofia Muscular do tipo Cinturas, utilizando-se: uma almofada de espuma e ar (A), uma almofada de espuma e bolsa de fluido (B) e uma de ar (C). A recolha de dados foi realizada em dois momentos: 1)recolha dados antropométricos, cinemáticos e dinâmicos, através de medição direta do alcance, videogravação e acelerómetro, e pressões exercidas sobre as almofadas, mediante um protocolo de movimentos e randomização de almofadas; 2)avaliação da perceção do utilizador com questionário e escala visual analógica de dor, após quatro horas de permanência na almofada. Resultados: A almofada A revelou melhores resultados ao nível do alcance máximo, do pico de pressão na posição inicial, do coeficiente de variação e da pressão média na flexão frontal do tronco. A almofada B apresentou resultados mais positivos na área de contacto, coeficiente de variação e na pressão média na posição inicial, no pico de pressão da flexão frontal do tronco, na variação da aceleração e na análise subjetiva. Conclusão: As almofadas anti-escaras que, na sua composição, combinam dois materiais, são mais eficazes na promoção do equilíbrio dinâmico, observando-se vantagem na utilização da almofada composta por espuma e fluido.
- Contextualização da Simulação Clínica e seus Benefícios TeóricosPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos
- Dispositivos IoT como ferramentas de Ambient Assisted Living para pessoas com Distrofia Muscular de DuchennePublication . Tavares, Rafael; Sousa, Helena; Ribeiro, JaimeIntrodução: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) consiste numa doença genética com afetação muscular severa. A perda muscular gradual provoca alterações no perfil ocupacional e situações de privação, evidenciando-se a necessidade de apoio de terceiros. Os cuidadores são solicitados para as mais variadas tarefas e frequentemente entram em sobrecarga. Os smart speakers (SS), como o Amazon Echo e o Google Nest, estão estabelecidos no mercado mundial e disponíveis para a população geral. A inteligência artificial programada nestes dispositivos de conversação abre espaço para a criação de intervenções aplicáveis num contexto de casa inteligente e apresentam potencial para serem utilizados como unidade de controlo ambiental (ECU), controlando outros dispositivos em rede Internet of Things (IoT). Objetivo: Esta investigação tem como objetivo analisar potenciais variações na participação e desempenho um indivíduo com DMD, na sobrecarga dos cuidadores, e ainda o potencial dos SS enquanto ECU, através da integração de dispositivos IoT controlados por SS no ambiente domiciliário. Material e Métodos: Este estudo de caso consiste num estudo exploratório-descritivo, em que serão aplicadas entrevistas semiestruturadas e o instrumento WHOQOL-Bref ao participante e cuidadores, ao que se acrescenta a MOHOST ao indivíduo e QASCI aos cuidadores. Resultados: Perspetiva-se que a implementação de dispositivos IoT evidencie um aumento do controlo do ambiente e de oportunidades para a participação, reduzindo as solicitações ao cuidador e a sua sobrecarga, influenciando a qualidade de vida dos intervenientes. Conclusão: Os dispositivos IoT constituem soluções de baixo custo, de implementação rápida e personalizável, e com configurações user-friendly, tendo potencial para atuar como ECU.
- Do together, doing what's rightPublication . Pedrosa, Vanda Varela
- Espiritualidade na Essência do CuidarPublication . Querido, Ana
- Estudo de adaptação e validação das The Mehrabian Self-Esteem (MSE) and Optimism-Pessimism (MOP) ScalesPublication . Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO presente trabalho visa apresentar o processo de tradução e adaptação para a língua portuguesa das The Mehrabian Self-Esteem and Optimism-Pessimism Scales (Mehrabian, 1998), bem como respectivas propriedades psicométricas. Depois de traduzidas e submetidas a um processo de validação linguística, as escalas foram administradas a 1283 estudantes dos quatro anos do curso de Licenciatura em Enfermagem, no ano lectivo de 2007/2008, em cinco Escolas Superiores de Saúde. A análise factorial revelou uma solução considerada satisfatória, semelhante à do autor da escala, sendo plausível a hipótese de unidimensionalidade proposta pelo mesmo. Os valores encontrados na análise de consistência interna foram satisfatórios (alfa de Cronbach de .78 para a Escala de Auto-Estima; .83 para a Escala de Optimismo-Pessimismo). A versão portuguesa das escalas mostrou ter características psicométricas idênticas à versão original, permitindo-nos afirmar que as mesmas constituem instrumentos válidos para a avaliação da auto-estima e do optimismo-pessimismo no contexto português.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »