CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais by Subject "Convivência"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Circo social em contexto escolar: Uma ferramenta inovadora de mediação intercultural e de pedagogia socialPublication . Correia, Rodolfo; Vieira, RicardoO presente artigo resulta de uma investigação de mestrado que dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como formade construção de uma pedagogiamaisinclusiva através da mediação intercultural, enquanto estratégiapara fomentaro convívio numa escola plural.Os autores apresentamalgunscasos emque aarte circense é utilizadacomo ferramenta pedagógicapara formação e educação de sujeitos, numaperspetivade promoção dacidadania e de transformação social. Não se pretendende formar artistas de circo, mas sim usar o circo como pedagogia social com jovens com dificuldades no acolhimento organizacional, procurando promover, assim, uma maior inclusão social. Procura-se compreender em que medidaoCirco Social, ao serutilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas, psicomotoras, socioeducativas e socio-emocionais, promove a mudança de comportamentos no adolescente contribuindo paraumamaior convivênciae inclusãosocial; compreendero contributo que uma alternativacurricular não dominante na escola, como é o caso do circo, pode assumir na transformação de identidades pessoais e culturais de adolescentes naescola. Recorreu-se a uma metodologia mista de observação direta e participante e de entrevistas grupais (focus group) com alunos, técnicos e professores, inscrita num paradigma compreensivoe interpretativo de cariz etnográfico.As entrevistasanalisadas evidenciamquea metodologiado CircoSocialemcontexto escolarcontribui paraamudançade comportamentos através do empoderamento dos adolescentes e de uma mediação intercultural e sociopedagógica. Estes sentem-se envolvidos e livres para decidir o seu processo de crescimento, sendo responsáveis pelas suas decisões. O Circo Social, enquanto ferramenta capaz de proporcionar a descoberta da identidade pessoal com base no respeito mútuo, tornas e uma metodologia lúdica capaz de sistematizar os saberes necessários à construção de uma escola mais inclusiva e de sujeitos mais autónomos.
- Uma proposta de mediação intrapessoal através da fotografia e videografia terapêutica Pedagogias da convivência e mindsetsPublication . Pinto, Pedro Queirós; Vieira, RicardoNesta investigação, pensa-se a mediação intrapessoal enquanto espaço privilegiado de experimentação, simulação e educação através da imagem, potencializando a aquisição de ferramentas valiosas para melhorar a convivência e os relacionamentos, promovendo desta forma um comportamento pró-social seguindo os valores de uma cultura de mediação e da pedagogia social, assim como a capacidade dos mediados praticarem automediação. Através deste processo mediador, espera-se que os participantes possam desenvolver a sua literacia emocional e visual de forma crítica e reflexiva. A imagem oferece a possibilidade de se distanciarem dos seus autoconceitos, criando assim espaço para desenvolverem uma consciência mais elevada das suas narrativas, crenças, mindsets (Dweck, 2006) e comportamentos, assim como da subjetividade da sua interpretação sobre a experiência do outro. Percecionando-se como seres em constante mudança e construção, ao entender as implicações de alguns processos sociais, cognitivos e emocionais, o seu mindset poderá potencialmente flexibilizar-se, permitindo um maior entendimento sobre as suas narrativas e história de vida, assim como das dos outros. Os quatro participantes neste estudo foram selecionados através de um formulário online e dois testes: o IRI (Davis, 1983, Adaptado de Limpo et al., 2010) e um teste de mindset (Adaptado de Dweck, 2006). As metodologias aplicadas consistiram em duas entrevistas etnobiográficas a cada participante, intercaladas com dez sessões de acompanhamento individualizado organizadas por temas semanais. Foi criado um espaço seguro de observação, participação e diálogo em redor da partilha e interpretação de imagens e composições(fotografia e vídeo)produzidas por diferentes artistas e pelos participantes. Cada encontro semanal propôs um desafio consoante a temática explorada e as experiências dos participantes.