ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by Subject "Animação artística"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anosPublication . Silva, Fabiana Correia; Mangas, Catarina FradeO presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos.
- Reminiscência ArtísticaPublication . Bento, Idália Cristina Lopes; Sousa, Jenny GilAs linguagens artísticas, enquanto instrumentos de metodologia interventiva, têm assumido um papel importante na resposta a problemáticas em contexto de exclusão social. Com efeito, as artes têm- se posicionado, cada vez mais, enquanto ferramentas de relevo no âmbito das ações terapêuticas, mas, no contexto concreto de intervenção em grupos terapêuticos, são poucas as investigações existentes. Assim, procurou-se com este estudo exploratório, de cariz qualitativo, conhecer a importância das linguagens artísticas em contextos de exclusão social, particularmente, as possibilidades de as expressões artísticas funcionarem enquanto instrumentos terapêuticos em pessoas socialmente excluídas e marginalizadas. Para dar resposta aos objetivos enunciados, foram realizadas cinco sessões práticas com o grupo terapêutico da instituição INPULSAR, onde as linguagens artísticas foram a principal ferramenta utilizada. Para além da conceção e da implementação das sessões de intervenção, a investigadora realizou ainda observação participante, com registos nos diários de bordo, entrevistas semiestruturadas a cinco sujeitos que participaram de livre e espontânea vontade nas sessões e entrevistas semiestruturadas aos três técnicos responsáveis por este mesmo grupo. O que descobrimos foi que as linguagens artísticas, enquanto ferramentas terapêuticas, permitem que as pessoas socialmente excluídas e marginalizadas revelem uma maior expressividade. Para além disso, foi possível verificar-se um envolvimento emocional, resultando daí o despertar da criatividade.