ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O Envolvimento Parental na Avaliação Formativa das AprendizagensPublication . Rodrigues, Daniela Barbadães; Mangas, Catarina FradeO presente relatório de prática de ensino supervisionado foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024, encontrando-se dividido em duas partes: i) dimensão refle-xiva; ii) dimensão investigativa. Na primeira parte, apresento as reflexões decorrentes da imersão nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche, deu a oportu-nidade de refletir sobre a importância dos ritmos pedagógicos neste contexto, bem como a importância da observação, planificação e inter-venção e da relação escola-família no quotidiano. Assim, foi dado o primeiro passo para uma(re)transformação enquanto educadora de in-fância. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância permitiu refletir sobre a importância de (re)significar a imagem de cri-ança, do valor pedagógico do brincar, do espaço como (segundo) edu-cador e da documentação em contexto de jardim de infância. Por sua vez, esta possibilitou consolidar a minha visão de educação e criança e crescer pessoalmente e profissionalmente. A Prática Pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (I e II) deu-me a oportunidade de aproximar este contexto aos contextos vividos anteriormente, e refletir sobre as múltiplas dimensões inerentes à prática docente, concretamente a observação, a planificação, a avaliação e reflexão. Esta não significou o culminar da transformação enfatizada, pois acredita-se que essa existirá ao longo de todos os con-textos profissionais futuros. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo de natureza mista, referente ao envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens, que envolveu 22 crianças e respetivos encarregados de educação. A investigação foi desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 4.º ano de escolaridade, visando (i) conhecer as perspetivas dos encarregados de educação relativamente à temática da avaliação das aprendizagens (antes e após a intervenção), (ii) conhecer a relevância atribuída pelos encarregados de educação ao envolvimento parental no processo de avaliação dos educandos (antes e após a intervenção), (iii) compreender o contributo da tríade professor – encarregado de educação – aluno na avaliação formativa de uma se-quência didática e (iv) refletir sobre o efeito do envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por questionário, apli-cado aos encarregados de educação antes da implementação de uma se-quência didática, do preenchimento de grelhas de observação efetuado pela docente, pelos encarregados de educação e pelos alunos, ao longo da sequência didática e de um segundo questionário, dirigido aos encar-regados de educação, aplicado no final da intervenção. Os resultados obtidos demonstram que os encarregados de educação, começam a ter uma visão de avaliação que se afasta do mero ato de aferir aprendizagens e que se aproximam de uma visão holística das práticas avaliativas. Constata-se, também, que envolver os encarrega-dos de educação parece contribuir para uma maior responsabilização face à educação dos educandos e para o fortalecimento da relação es-cola-família.
- Estudo investigativo sobre a perceção das crianças de 1º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca da sua escolaPublication . Ribeiro, Sara Cardoso; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Ideias das crianças de 6/7 anos relativamente aos conceitos sólido e líquidoPublication . Ferreira, Vanessa Gaspar; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º anoPublication . Guarda, Marta Filipa Marques; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes principais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, são dados a conhecer os contextos e intervenientes das Práticas Pedagógicas realizadas e elaboradas reflexões fundamentadas acerca das mesmas, tendo por base as vivências realizadas em cada um dos contextos específicos e as aprendizagens e evolução realizadas pela mestranda sobre o processo global de intervenção em contextos educativos e a aprendizagem e partilha de experiências com os diversos intervenientes do percurso realizado. Na segunda parte, referente à dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática das técnicas de avaliação formativa, no âmbito da temática de avaliação em sala de aula, com um grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo procurou colocar em contacto os alunos da turma em questão com diferentes técnicas de avaliação formativa, através de uma sequência de atividades, procurando perceber que impacto tinham as mesmas na aprendizagem dos alunos, através da identificação das suas conceções de avaliação e da perceção de um grupo de alunos acerca das tarefas realizadas. O desenvolvimento deste estudo permitiu compreender que existe uma relação positiva com a aplicação destas tarefas, sendo consideradas contributivas para a aprendizagem.
- Refletindo sobre a prática pedagógica : uma experiência com abordagens educativas que privilegiam o contacto com a obra de artePublication . Feijoeiro, Catarina Vieira; Magueta, Lúcia Grave
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : Experiências de integração curricular da músicaPublication . Santos, Jacinta Dias; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação - Ideias sobre a evaporação e condensação em alunos de 6/7 anosPublication . Maximiano, Carina da Silva; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural e a integração de uma criança de origem cultural UcranianaPublication . Reis, Adriana Cristina Cardoso; Correia, Sónia Cristina Lopes; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório é referente à Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes: a Parte I, relativa à componente reflexiva, e a Parte II, relativa à componente investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se o percurso formativo da mestranda que reflete, crítica e fundamentadamente acerca das experiências vivenciadas em cada um dos contextos da Prática Pedagógica. Para tal, foram desenvolvidos referentes significativos para seu o desenvolvimento profissional, pessoal e social, evidenciando as aprendizagens e desafios decorrentes de cada um dos contextos de Prática Pedagógica. A componente investigativa apresenta um estudo desenvolvido sob a metodologia de investigação-ação numa turma de 2º ano do Ensino Básico que procurou responder à questão: Quais os contributos de uma abordagem intercultural do currículo na integração de alunos de origens culturais diversas?. Para a realização do estudo foram desenvolvidas sete sequências didáticas que incidissem na inclusão da cultura Ucraniana. Perante os dados recolhidos e posteriormente analisados, constatou-se que uma abordagem intercultural do currículo pode contribuir para o processo de integração e para a promoção de uma educação intercultural.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: as estratégias utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade na resolução de problemas envolvendo a multiplicaçãoPublication . Gonçalves, Mónica Simões; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes