Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativoPublication . Mangas, CatarinaIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
- ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃOPublication . Magueta, Lúcia GraveIntrodução: Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos. Objetivo: Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade. Métodos: Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico – aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação – planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação – realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão – aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Resultados: Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade». Conclusão: Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.
- Assessing the extent and the environmental drivers of Eucalyptus globulus wildling establishment in Portugal: results from a countrywide surveyPublication . Catry, F. X.; Moreira, F.; Deus, E.; Silva, J. S.; Águas, AnaTasmanian blue gum (Eucalyptus globulus) has been increasingly used in forestry outside its native range, and is nowadays one of the most important pulpwood species in the world. E. globulus has great economic importance in many countries, and in Portugal it has recently become the most widespread tree species. However, there is also an increasing concern about the potential ability of eucalypts to naturally establish from seed (wildling establishment), because of negative ecological and economic impacts this could cause. The natural establishment of this fast-growing exotic species may have undesirable consequences, but little is known about its distribution, or which are the factors influencing its occurrence. In order to investigate these issues, we characterized wildling occurrence and abundance along 3111 roadside transects adjacent to eucalypt plantations distributed throughout continental Portugal. Eucalypt wildlings were found in 60 % of the sampled transects and across all natural regions, with densities ranging from 0 to 10,000 plants ha−1 (mean = 277 plants ha−1). The potential influence of environmental variables on wildling establishment from plantations was assessed using boosted regression trees. The abundance of wildlings was found to be primarily affected by precipitation and distance from the sea (used as a surrogate of thermal amplitude), although topography, frost occurrence and soil type also played a significant role. Plant density peaked at around 1500 mm of annual precipitation and it decreased with both decreasing and increasing precipitation, reaching the lowest values below 800 mm and above 2400 mm. Eucalypt wildlings were also more abundant in areas with milder temperatures, namely closer to the sea (with lower thermal amplitude) and with lower number of frost days. Finally, plant density also seemed to be favoured in areas with intermediate elevation, higher slope and with certain soil types (namely Cambisols and Podzols). Knowing the regions with higher wildling density and understanding the factors influencing plant establishment may help managers to establish and prioritize eventual control plans in regions with higher probability of recruitment.
- Atividades STEAM na promoção do desenvolvimento do Pensamento Computacional no 1.º CicloPublication . Pereira, Cecília Lopes; Cadima, Rita Alexandra DiasA educação STEAM no 1.º Ciclo do Ensino Básico emerge como uma estratégia essencial na preparação dos alunos para os desafios complexos, criativos e interdisciplinares do século XXI. Neste contexto, o presente projeto, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC, procurou explorar de que forma a integração de atividades STEAM pode promover o pensamento computacional e desenvolver competências transversais, em alunos do 4.º ano. A investigação baseou-se numa metodologia de Design-Based Research, que articula prática pedagógica e reflexão contínua, e assumiu ainda a metodologia de trabalho de projeto como estratégia orientadora das atividades em sala de aula. Partindo de um modelo pragmático, foram também considerados os desafios estruturais da escola, como a disponibilidade dos professores, o tempo letivo disponível e os recursos tecnológicos existentes, com vista à criação de soluções pedagógicas sustentáveis e inovadoras. As atividades implementadas ao longo de um semestre letivo foram concebidas para integrar diferentes áreas do saber, com foco na articulação entre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Desenvolveram-se propostas centradas na resolução de problemas reais e no uso de materiais reutilizáveis, envolvendo circuitos elétricos, motores, sensores e programação por blocos. As tarefas incluíram a construção de carrinhos elétricos, a criação de cartões eletrónicos com mensagens luminosas e atividades temáticas (como decorações de Natal com circuitos). As atividades foram sequenciadas de forma progressiva e articuladas com os conteúdos curriculares, promovendo o trabalho colaborativo, a exploração prática, a criatividade e o raciocínio lógico, sempre com um forte envolvimento dos alunos. A análise dos dados, recolhidos através de grelhas de registo, questionários e entrevistas, evidenciou um elevado grau de motivação e entusiasmo por parte dos alunos. Verificou-se um desenvolvimento visível de competências associadas ao pensamento computacional, nomeadamente a formulação de algoritmos, o reconhecimento de padrões e a abstração. Os alunos mostraram progressos significativos na colaboração, criatividade e autonomia. Apesar de algumas limitações técnicas e da necessidade de maior tempo para consolidação das aprendizagens, os resultados obtidos sugerem que a abordagem STEAM, com enfoque no pensamento computacional e sustentada por metodologias ativas, é eficaz e pertinente no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta integração promove uma aprendizagem significativa, contextualizada e alinhada com as exigências da escola contemporânea e com os princípios de uma educação orientada para o futuro.
- As empresas de trabalho temporário enquanto alternativa para resolver os problemas de recrutamento de recursos humanos das organizações do terceiro setorPublication . Santos, Fábio Alexandre Ferreira dos; Oliveira, Márcio José Sol Pereira deNa atualidade, estamos perante um cenário altamente competitivo, que interfere diretamente com o mercado laboral, que privilegia a reposta rápida às suas necessidades. Esta investigação, pretendeu compreender se as Empresas de Trabalho Temporário (ETT), poderiam ser uma parceria eficaz para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no que respeita aos seus processos de recrutamento de mão-de obra. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo de caso, com uma amostra de oito Diretores/as Técnicos/as, que exercem funções em Organizações do Setor Solidário. Para obter os dados, utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, por se utilizar a metodologia qualitativa. Conclui-se que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), enfrentam bastantes dificuldades no recrutamento e posterior retenção de profissionais, devido a inúmeros fatores, tais como o salário e as parcas condições laborais. Como tal, as Empresas de Recrutamento, aprofundando o seu conhecimento acerca das especificidades do setor social, poderão ser uma parceria interessante para o mesmo, apresentando inúmeras vantagens como a rapidez e redução dos encargos administrativos associados à contratação de pessoal, que terão a possibilidade de se concretizar como cruciais no momento de maior necessidade de mão-de-obra, apesar de esta consultoria ter um custo associado, que poderá se revelar pouco comportável para o Instituições Solidárias. A literatura, no que respeita às Empresas de Trabalho Temporário (ETT), nos serviços que oferecem e, por conseguinte, como estas poderiam se materializar no setor solidário, tem sido desenvolvida de forma pouco consistente, denotando-se a existência de muitos poucos estudos acerca da temática, estando estes, voltados essencialmente para o setor privado, existindo por esse motivo, pouca evidência conceptual e empírica, o que se constitui como uma limitação, para esta investigação.
- How customer expectations drive loyalty to food delivery app brandsPublication . Marques, Alzira; Lopes, Marlene; Santos, CéliaConsumers frequently use food delivery apps due to time constraints or the desire to explore diverse cuisines. These apps offer convenience and accessibility, but user loyalty is also shaped by factors such as ease of use, performance expectations, information quality, self-efficacy, and user enjoyment. This study analyses how user expectations contribute to brand loyalty in food delivery apps. A quantitative survey of 160 users was conducted, and data were analysed using structural equation modelling via Smart PLS. Results indicate that information quality and self-efficacy positively affect perceived ease of use; in turn, ease of use and self-efficacy influence performance expectations. Both performance and effort expectations significantly impact brand loyalty. Interestingly, information quality does not directly influence performance expectations, possibly due to users relying on external sources. The findings enhance understanding of user behaviour and provide insights for future research on digital food service platforms
- Multimodal creativity at the service of foreign language teaching in higher education in Portugal: the Jasm ProjectPublication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José Manuel de Almeida; Delplancq, Véronique.; Gillain, Romain; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana; Amante, SusanaThe JASM project used the Korsakow6 platform to produce Storytelling in foreign languages (FL), by students of the Media Studies degree course (Higher Education-HE) of the Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV, Portugal). Objective: Look into the impact of non-linear digital narratives upon FL learning in HE, assessing the role of multimodal tools in fostering linguistic, cultural, and technological skills. Theoretical Framework: The study was grounded in active methodologies with a focus on integrating intercultural skills. Using new technologies is a catalyst for enhancing student motivation and autonomy. Method: The project, developed within the context of French and English, involved 25 voluntarily participating students attending the first year. Following language level tests, each group gathered information about the nationality and culture of migrants living in Viseu. Students conducted interviews and documented migrants’ life stories, traditions, using digital narratives. Final outputs included short films, social media posts, exhibitions, and an e-book. Results and Discussion: Students enhanced cognitive, emotional and aesthetic skills within collaborative environments, integrating experiences from multilingual and multicultural contexts with creative and multimodal abilities and increased autonomy and initiative. Challenges were identified, highlighting the need for ongoing teacher training. Research Implications: This project showed how digital and active pedagogies can foster the development of FL and intercultural competencies in HE students. Originality/Value: This study provides for an innovative approach relying on multimodal technologies for teaching FL in HE. The transformative potential of digital narratives as an impactful pedagogical tool is highlighted.
- O contributo da implementação de uma loja social na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social e económicaPublication . Alves, Helena Gabriela Fiusa; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dosO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social, e visa apresentar o Pombal. Esta iniciativa nasce da constatação do agravamento das condições de vida de diversos segmentos da população portuguesa e daresposta limitada e burocratizada por parte do Estado face às situações de carência e vulnerabilidade social. -se como uma resposta de proximidade, ancorada no terceiro setor e orientada por princípios deeconomia circular e solidariedade social. Este projeto procurou compreender e demonstrar o impacto de uma estrutura deste tipo namelhoria da qualidade de vida de indivíduos em situação de fragilidadeeconómica e social. A intervenção visou ainda promover a dignidade dos beneficiários, estimular o voluntariado e fomentar o espírito de entreajuda na comunidade local. Ao longo deste relatório, procurar-se-á abordar teoricamente as temáticas do terceiro setor, os direitos humanos, as lojas sociais e a vulnerabilidade social e económica. Para a realização deste trabalho foi efetuado um diagnóstico social e organizacional e uma caracterização da população-alvo, elementos importantes para a compreensão econceção do projeto. A investigação empírica assenta na recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos relativos à operação da lojasocial, às características dos beneficiários e doadores, e à dinâmica das vendas online.Os resultados obtidos evidenciam que a loja social teve um impacto positivo na vida das famílias apoiadas, contribuiu para o reforço das redes de solidariedade e revelou-se uma ferramenta eficaz no combate à exclusão social. A integração de princípios de reutilização e consumo.consciente reforça a sustentabilidade do projeto e alinha-o com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular os que visam a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades. Conclui-se que a implementação de lojas sociais, articuladas com redes comunitárias e estratégias de gestão eficazes, pode representar uma resposta complementar relevante às insuficiências do sistema de proteção social, promovendo não apenas o alívio de carências imediatas, mas também a coesão social e o desenvolvimento local.
- Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticasPublication . Barbeiro, Luís FilipeA Leitura Detalhada (LD) constitui uma atividade do programa Ler para Aprender, que coloca em foco unidades linguísticas selecionadas, solicitando a sua identificação e aprofundando o conhecimento sobre elas e as relações que estabelecem. O objetivo do presente estudo é caracterizar a atividade em relação à ativação e ao aprofundamento do conhecimento metalinguístico. O enquadramento teórico é constituído pela perspectiva que atribui à consciência metalinguística um papel relevante para o desenvolvimento linguístico. A consciência das escolhas e do seu alcance semiótico pode emergir na interação discursiva que ocorre durante a LD. Nessa interação, as unidades linguísticas podem ser referidas e caracterizadas quanto às suas propriedades sistémicas e funcionais, mobilizando o conhecimento metalinguístico. Metodologicamente, registrou-se a interação entre professor e alunos (5.º ano de escolaridade) e efetuou-se a sua análise quanto à referência metalinguística, aos termos utilizados e às propriedades explicitadas pelos professores e alunos. Os resultados mostram que a LD apresenta um grau elevado de atividade metalinguística, a qual pode ser orientada para a aprendizagem do conhecimento metalinguístico, para além das potencialidades em relação à consciencialização dos reflexos da escolha de recursos linguísticos específicos para a construção do significado, habitualmente associadas à LD.
- PrefacePublication . Sharma, Swati; Kumar, Narendra; Santos, Vasco Ribeiro dos; Miranda-Fernandez, KarenIn recent years, a new trend has emerged in the world of travel, reshaping the traditional concept of business trips. Bleisure tourism, a portmanteau of business and leisure, is gaining popularity as professionals increasingly seek ways to balance their work commitments with the desire for relaxation and exploration. Bleisure tourism represents a departure from the conventional notion of business travel, where professionals would visit a destination solely for work- related purposes. Instead, individuals now seize the opportunity to extend their stay, transforming business trips into a dual- purpose experience that combines work and leisure seamlessly.
