ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Estimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento MultissensorialPublication . Silveiro, Sophie Martins; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância, professora de primeiro Ciclo de Ensino Básico e como investigadora, estando dividido em duas dimensões- reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizada nos diferentes contextos da Prática Pedagógica em Creche e Jardim de Infância, como também da Prática Pedagógica no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que teve como participantes no estudo seis alunos de uma sala de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este estudo, insere-se no paradigma interpretativo e da natureza qualitativa, pretende compreender o impacto de uma sequência didática focada nos sentidos no desenvolvimento sensorial das crianças, analisando de que forma a realização de atividades sensoriais contribui para uma maior consciência e enriquecimento das suas experiências sensoriais. Os dados sugerem que a implementação de uma sequência didática focada nos sentidos parecem potenciar a exploração sensorial das crianças que, inicialmente, não a realizavam de forma plena. Através das atividades propostas, verificou-se outra forma de reagir face ao estímulo sensorial, promovendo uma maior consciência e utilização dos sentidos. Estes resultados sugerem que a estimulação sensorial estruturada pode desempenhar um papel fundamental na ampliação das experiências percetivas, contribuindo para o enriquecimento do desenvolvimento infantil e para uma aprendizagem significativa.
- Olhando a educação de infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico e (ainda) o subitizing: da reflexão à investigaçãoPublication . Pinto, Beatriz Oliveira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, vivido nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. O presente documento encontra-se dividido em duas partes, primeiramente a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na Dimensão Reflexiva, que se desenvolveu em contexto de Prática de Ensino Supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte, surgem quatro reflexões sobre todo o percurso vivenciado, onde espelho os meus receios e expectativas, as experiências e desafios nos quatro contextos distintos. Inicio a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche, apresentando uma perspetiva do passado e do presente. Apresento também os meus receios e expectativas, e faço uma referência a toda a experiência que foi a ação educativa em creche, nos vários momentos: planificar, avaliar e refletir. A reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância deu-me oportunidade de refletir sobre a importância de observar/registar, planificar, agir e avaliar/ documentar. Na reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, num contexto completamente diferente do que tinha vivenciado anteriormente, apresento novos receios e expectativas e reflito sobre a oportunidade de experienciar o papel de professora e os vários pressupostos inerentes à ação educativa. A segunda parte, a Dimensão Investigativa, surge no contexto de Jardim de Infância, partindo do interesse em investigar “A capacidade de subitizing em crianças com 6 anos”. Com base numa metodologia de carácter qualitativo, a recolha dos dados foi realizada através de notas de campo e registos videográficos de 6 crianças de 6 anos a realizarem uma sequência pedagógica constituída por cinco tarefas. Os resultados evidenciam que a sequência pedagógica implementada foi pertinente em contexto de Jardim de Infância. Assim, esta é uma estratégia possível de ser usada que revela a importância de se implementar este tipo de tarefas como oportunidades de aprendizagem para que as crianças desenvolvam competências matemáticas no âmbito do sentido de número.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Integração e inclusão de uma criança ucraniana refugiada na Educação Pré-Escolar portuguesaPublication . Alves, Ana Margarida Nunes Duarte; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Silva, Pedro de Carvalho daO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. O documento está divido em duas partes, que contêm capítulos e subcapítulos. Na Parte I encontra-se a Dimensão Reflexiva e na Parte II a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva aborda, de uma forma crítica e reflexiva, as práticas desenvolvidas nos contextos socioeducativos, colocando em perspetiva o processo de identidade profissional proveniente das vivências e experiências resultantes das práticas profissionais supervisionadas realizadas. Destaca as principais aprendizagens desenvolvidas, tais como, o desenvolvimento das competências de observação e reflexão crítica sobre as práticas educativas e a capacidade de adaptação aos diferentes ambientes educativos. A Dimensão Investigativa tem como objetivo compreender como é que pode ser integrada uma criança ucraniana refugiada da Guerra da Ucrânia no Sistema Educativo Português e tudo o que está em volta deste processo. Procura-se que este estudo seja um contributo para a reflexão em torno de práticas educativas facilitadoras da inclusão e sensíveis à diversidade, independentemente da origem, história e diversidade cultural da criança. A investigação desenvolvida foi de natureza qualitativa, tendo sido norteada pela metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, de modo a conseguir cruzar diversas fontes de evidência. Os resultados destacaram a comunicação como a principal barreira enfrentada por esta criança. As estratégias desenvolvidas incluem o uso da comunicação não verbal e a promoção da empatia entre os pares para que fossem superadas as barreiras e fomentada a inclusão. Além disso, o papel da equipa educativa foi destacado, bem como a importância da interação com a família no processo de adaptação da criança ucraniana
- Refletir e investigar sobre a Prática Pedagógica: do poder dos livros às estratégias de promoção da leitura no Jardim de InfânciaPublication . Cordeiro, Gabriela Marina Ferreira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educa-ção e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este pretende descre-ver reflexões fundamentadas sobre as experiências vivenciadas no contexto das suas Práticas Pedagógicas, bem como apresentar um estudo investigativo rea-lizado na valência de Educação Pré-Escolar. Desta forma, este trabalho encon-tra-se dividido em duas partes, a saber, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte versa sobre as experiências práticas vivenciadas, nos contex-tos quer de Creche e Jardim de Infância, quer de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano), bem como sobre as aprendizagens realizadas, acerca, no-meadamente, da importância da observação, da planificação, da agência e voz da criança, da avaliação, dos desafios deparados e ultrapassados ao longo do percurso de intervenção e da educadora/professora que ambiciono ser. A segunda parte apresenta a investigação desenvolvida num Jardim de Infân-cia, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O estudo, assumindo a importância dos livros no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, teve como principal objetivo analisar os efeitos da implementação de duas estratégias estimuladoras do seu interesse e da sua motivação para a leitura. Partindo de um estudo de caso de natureza mista, a recolha de dados incidiu na observação participante apoiada em registos variados (notas de campo, foto-gráficos e videográficos) e no preenchimento de grelhas de observação com-plementada com a aplicação de questionários, às suas famílias e ao educador cooperante do grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à aná-lise de conteúdo, a partir da elaboração de uma árvore categorial e à sua trian-gulação posterior com os registos de observação e a revisão literária efetuada. O estudo sugere que a implementação de estratégias diversificadas e originais de aproximação das crianças aos livros são suscetíveis de aumentar o seu inte-resse e os seus hábitos de leitura, favorecendo o seu desenvolvimento holístico.