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- Olhando a educação de infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico e (ainda) o subitizing: da reflexão à investigaçãoPublication . Pinto, Beatriz Oliveira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, vivido nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. O presente documento encontra-se dividido em duas partes, primeiramente a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na Dimensão Reflexiva, que se desenvolveu em contexto de Prática de Ensino Supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte, surgem quatro reflexões sobre todo o percurso vivenciado, onde espelho os meus receios e expectativas, as experiências e desafios nos quatro contextos distintos. Inicio a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche, apresentando uma perspetiva do passado e do presente. Apresento também os meus receios e expectativas, e faço uma referência a toda a experiência que foi a ação educativa em creche, nos vários momentos: planificar, avaliar e refletir. A reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância deu-me oportunidade de refletir sobre a importância de observar/registar, planificar, agir e avaliar/ documentar. Na reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, num contexto completamente diferente do que tinha vivenciado anteriormente, apresento novos receios e expectativas e reflito sobre a oportunidade de experienciar o papel de professora e os vários pressupostos inerentes à ação educativa. A segunda parte, a Dimensão Investigativa, surge no contexto de Jardim de Infância, partindo do interesse em investigar “A capacidade de subitizing em crianças com 6 anos”. Com base numa metodologia de carácter qualitativo, a recolha dos dados foi realizada através de notas de campo e registos videográficos de 6 crianças de 6 anos a realizarem uma sequência pedagógica constituída por cinco tarefas. Os resultados evidenciam que a sequência pedagógica implementada foi pertinente em contexto de Jardim de Infância. Assim, esta é uma estratégia possível de ser usada que revela a importância de se implementar este tipo de tarefas como oportunidades de aprendizagem para que as crianças desenvolvam competências matemáticas no âmbito do sentido de número.