ESSLei - Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo
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- A abordagem à obra de arte na promoção de um envelhecimento ativoPublication . Cunha, Ana Filipa Moniz; Magueta, Lúcia GraveUm dos fenómenos mais significativos da sociedade contemporânea, com tendência a acentuar-se, é o aumento da população idosa, que tem vindo a constituir um sério desafio, não só na área da saúde mas também no campo social, cultural, económico e político, ao qual ninguém pode ficar indiferente. Com o projeto que concebemos e implementámos pretendemos dar o nosso contributo na área da animação sociocultural, não apenas como agentes de mudança mas, sobretudo no desenvolvimento de ferramentas para enriquecer e formar os idosos promovendo o seu envelhecimento digno, saudável e ativo. Neste âmbito, pretendemos verificar que o contacto entre os idosos e as imagens de obras de arte lhes faculta a aquisição de novas aprendizagens, infundindo ânimo e participação crítica, favorecendo o crescimento não só pessoal mas também grupal. Seguindo uma metodologia de investigação-ação, desenvolvemos uma sequência de atividades, em contexto de lar, envolvendo idosos com idades entre os 59 e os 88 anos. A avaliação do projeto permitiu-nos constatar que os idosos que convivem com o mundo das artes (imagens de pinturas de obras de arte) aprendem não só a “olhar” mas sim a refletir e a apreciar, estimulando assim a sua capacidade cognitiva. De igual modo, através da promoção do diálogo, mantêm a sua vida social ativa.
- Adaptação e validação da escala GenCat de calidade de vida para a população adulta portuguesa com deficiênciaPublication . Silva, Cátia Margarida Santos; Coelho, José Carlos QuaresmaPara melhorar o apoio social prestado às pessoas com deficiência em Portugal, urge perceber como esta população perceciona a própria Qualidade de Vida (QV). Este trabalho tem como objetivos: adaptar e validar a escala Gencat de Calidade de vida à população portuguesa adulta com deficiência; estudar como se manifesta a Qualidade de Vida na população portuguesa adulta com deficiência; analisar a relação de QV com algumas variáveis socio demográficas da população portuguesa adulta com deficiência, tipos de incapacidades e gravidade da amostra. A escala Gencat foi aplicada a 303 pessoas com perturbações motoras, sensitivas e/ou do desenvolvimento. Foi realizada a caraterização sociodemográfica do informador e da pessoa avaliada e a caracterização da gravidade da perturbação sofrida. O estudo psicométrico resultou numa escala de 54 itens e 8 domínios: Autodeterminação, Suporte Institucional, Satisfação Ocupacional, Bem-Estar Emocional, Inclusão Social, Condições Habitacionais e Comunitárias, Auto-eficácia e Bem-estar Físico. A escala apresenta boas propriedades psicométricas. A idade está inversamente correlacionada com as dimensões apoio institucional e bemestar físico da escala de Gencat. A população analfabeta apresenta menor QV global, nomeadamente na autodeterminação, suporte institucional, inclusão social e bem-estar físico. As pessoas institucionalizadas relativamente às que vivem em contexto familiar apresentam valores mais baixos de QV, nomeadamente na autodeterminação, suporte institucional, inclusão social e auto-eficácia, mas apresentam pontuações melhores condições habitacionais e comunitárias. O grau de incapacidade e a intensidade das perturbações cognitiva, motora, autismo e cegueira correlaciona-se inversamente com a QV, nomeadamente na autodeterminação, no suporte institucional, na inclusão social e o bem-estar físico.
- O apoio aos idosos pelas forças de segurança GNR – OurémPublication . Marques, Marta Ferreira de Oliveira Castro; Pimentel, Luísa Maria Gaspar; Maurício, Cezarina da Conceição SantinhoO presente trabalho é resultado de um estudo exploratório no âmbito do Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo que incidiu sobre o Programa da GNR Apoio 65 – Idosos em Segurança no concelho de Ourém. Face ao grande número de pessoas idosas a viverem sós ou em companhia de outra pessoa idosa são muitos os riscos que afetam esta camada da sociedade. As necessidades aumentam perante as vulnerabilidades sentidas pelos idosos e torna-se urgente implementar medidas para as colmatar. Diante da situação apresentada, a GNR tem em curso o Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, pondo em prática um trabalho que consiste em acompanhar aqueles que vivem sós ou isolados. Esse Programa permite detetar situações de vulnerabilidade a que os idosos estão sujeitos, proteger, prevenir, sinalizar e encaminhar os casos que possam comportar algum risco, nomeadamente o isolamento, maus tratos, abandono por parte dos familiares, falta de cuidados específicos e más condições de habitabilidade. Para a realização deste trabalho recorreu-se à metodologia qualitativa. Foram realizadas entrevistas ao comandante do Destacamento Territorial de Tomar, aos guardas que atuam no âmbito do Programa e a alguns idosos, principais atores desta intervenção. Os objetivos estabelecidos foram conhecer e descrever o Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança no concelho de Ourém, e compreender as implicações que esta intervenção tem na vida dos idosos. Os resultados permitiram perceber como se estrutura esse Programa de acordo com a perceção dos vários intervenientes, que o trabalho realizado pela Guarda cria um sentimento de segurança e contribui de forma positiva informando os idosos e sensibilizando para os riscos que correm. Ainda permitiu compreender a importância que o Programa tem e a articulação que a Guarda estabelece com as redes sociais para dar respostas às situações encontradas sendo a primeira a detetar situações de risco. A principal limitação e constrangimento detetada no Programa foi a necessidade de mais recursos humanos e tempo dos profissionais para se atingir mais resultados positivos.
- Atividades educativas no processo de envelhecimento – estudo de casoPublication . Silva, Catarina Leocádio Castanheira da; Lopes, Sara Mónico; Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraEsta dissertação tem como tema: Atividades Educativas no Processo de Envelhecimento. A ideia deste tema surgiu no decorrer da realização de Estágio Profissional, numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) pertencente a uma Misericórdia do centro do Portugal, uma vez que se constata que a maioria dos idosos institucionalizados têm uma escolaridade baixa ou inexistente. O objetivo desta dissertação foi perceber de que forma o contacto com atividades de leitura e escrita tem impacto na vida dos idosos institucionalizados. A partir da questão investigativa: de que forma a participação numa Oficina de Letras, no contexto de uma ERPI, tem impacto na vida de alguns idosos institucionalizados? Foi pensada a criação de uma oficina de letras numa ERPI da Santa Casa da Misericórdia, onde a estudante estava a realizar o seu estágio profissional. Esta Oficina de Letras teve o propósito de desenvolver atividades de cariz lúdico práticas para alguns clientes analfabetos ou com poucas habilitações académicas abordando temáticas como o alfabeto, as vogais, os números, as horas, entre outras atividades, no sentido de promover atividades de leitura e escrita e potenciar a aprendizagem ao longo da vida. Neste de estudo de caso, privilegiou-se o método qualitativo com a utilização de observação direta e entrevistas semiestruturadas aos clientes e a algumas técnicas que trabalham na Instituição. A análise dos dados recolhidos permitem compreender que o utente que participou regularmente na Oficina de Letras realizou mudanças na sua forma de estar quotidianamente na ERPI, na forma como passou a traçar projetos de vida e no seu relacionamento mais dinâmico com os outros dentro da instituição.
- Caraterísticas miofuncionais orofaciais de indivíduos a envelhecer e com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS): adaptação de um protocolo de avaliaçãoPublication . Almeida, Sónia Cristina Cerveira Dias de; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Ieto, VanessaIntrodução: Existem caraterísticas miofuncionais orofaciais inerentes à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), doença gradualmente mais prevalente no decorrer do envelhecimento. É essencial um instrumento para avaliação pormenorizada destas caraterísticas. Objetivos: Realizar a adaptação para o Português Europeu do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR - adaptado para AOS e Ronco; Realizar a validação cultural da adaptação realizada; Identificar as caraterísticas miofuncionais orofaciais de um grupo de indivíduos com SAOS. Metodologias: A adaptação do protocolo referido para o Português Europeu e respetiva validação cultural, foi realizada por peritas em Motricidade Orofacial (MO) e por peritas em Língua Portuguesa tendo o mesmo sido aplicado a 16 indivíduos com SAOS. Resultados: Após a primeira fase da adaptação para o Português Europeu do Protocolo, durante a validação cultural realizada por peritas em MO através de um “Focus Group” houve necessidade de proceder a alterações. Na aplicação aos indivíduos verificou-se que 15 são do sexo masculino. 100% da amostra de indivíduos com SAOS apresentou alterações na postura em repouso da língua e alterações relativas à sua altura e largura, bem como aumento do comprimento do palato e úvula, com alterações significativas nas funções que recrutam a sua contração isométrica. Conclusões: Existem caraterísticas miofuncionais orofaciais prevalentes na SAOS, como a hipotonia e hipofunção da musculatura da língua, palato mole, úvula, lábios e bochechas. O Terapeuta da Fala deve efetuar a avaliação padronizada destas caraterísticas para realizar uma intervenção que vise modificá-las.
- Caraterísticas miofuncionais orofaciais de indivíduos com roncopatia a envelhecer: adaptação de um protocolo de avaliaçãoPublication . Pedrosa, Emanuel Estêvão; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Ieto, VanessaIntrodução: Vários estudos afirmam que a hipotonia das estruturas orofaríngeas está diretamente relacionada com a Roncopatia, sendo esta altamente prevalente em idosos. Um instrumento que avalie as caraterísticas miofuncionais orofaríngeas vai proporcionar um melhor conhecimento das alterações inerentes ao Ronco. Objetivos: Realizar a adaptação, para o Português Europeu, do protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR - adaptado para AOS e Ronco; Realizar a validação cultural da adaptação, para o Português Europeu, do protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR – adaptado para AOS e Ronco; Identificar as caraterísticas Miofuncionais Orofaciais de um grupo de indivíduos com Roncopatia. Metodologias: Adaptação do referido instrumento para o Português Europeu e consequente validação cultural, realizada por peritas de Língua Portuguesa e peritas em Motricidade Orofacial tendo sido igualmente aplicado a 8 indivíduos com Roncopatia. Resultados: Após as várias fases de adaptação do protocolo e aplicação a 8 elementos chegou-se ao protocolo adequado para medir o constructo a que se propõe. 6 indivíduos com Roncopatia são do sexo feminino. 100% da amostra apresenta a língua no assoalho da boca, como posição habitual, sendo que 87% tem uma largura de língua aumentada. 6 elementos da amostra têm o palato duro alto e estreito. O palato mole é identificado com assimetria e uma grande extensão. Metade da amostra apresenta úvula muito longa. Conclusões: O protocolo padronizado, aqui apresentado, é fundamental para nortear o tratamento, diminuindo as alterações Miofuncionais Orofaciais, reduzindo o ronco e melhorando a qualidade de sono do indivíduo.
- Contributo das atividades de animação sociocultural nos idosos em serviço de apoio domiciliárioPublication . Botas, Dora Catarina Nogueira; Lopes, Sara Mónico; Lobão, CatarinaA dissertação que aqui se apresenta, de cariz qualitativo, procura perceber quais os contributos que as atividades de animação sociocultural desempenham para os idosos de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Santa Casa da Misericórdia de Pombal (SCMP), uma resposta social que oferece, apenas, serviços de higiene habitacional e pessoal, alimentação, tratamento de roupas e cuidados de saúde aos seus utentes. Animação Sociocultural na terceira idade surge como resposta à diminuição da sua atividade e das suas relações sociais. É considerada um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas preservando a sua autonomia e podendo contribuir para um envelhecimento mais ativo e participativo. O método usado foi a investigação ação, com 13 utentes do serviço de apoio domiciliário, desenvolvendo-se um conjunto de atividades, previamente escolhidas por eles, como a expressão plástica, tertúlias, ginástica, caminhadas, manicure, jogos de cartas, leitura de jornais e a comemoração do aniversário. As técnicas que nos permitiram proceder à recolha de dados foram a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a observação direta com recurso ao diário de campo. A pesquisa desenvolvida evidenciou que os utentes mostram maior interesse em desenvolver atividades que envolvam o diálogo, sobre assuntos do quotidiano pessoal e da atualidade portuguesa, e a atividade física. Percebeu-se que as atividades de animação socioculturais desenvolvidas trouxeram contributos a nível da mobilidade, das relações pessoais, da auto estima, da motricidade fina, entre outras. De futuro consideramos que as atividades de animação sociocultural devem ser um serviço a incluir na resposta social do serviço de apoio domiciliário.
- Contributos para a participação e aprendizagens de mulheres reformadas da BatalhaPublication . Carreira, Eva Franco; Lopes, Sara Mónico; Frade, João Manuel GraçaO estágio investigativo foi desenvolvido na Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Social Artelemniscata - Arte Sem Fim, no Concelho da Batalha e teve como destinatários a população reformada do mesmo concelho. O objetivo do estágio centra-se em conhecer a comunidade do concelho da Batalha para, de uma forma mais concreta, favorecer o desenvolvimento de diversas atividades socioculturais e educativas possibilitando uma participação ativa das pessoas reformadas nas dinâmicas comunitárias locais. Para tal, a metodologia centra-se numa abordagem qualitativa, em que foram usadas como principais técnicas de investigação/intervenção a entrevista semiestruturada, e o inquérito por questionário. O grupo que se constituiu para a realização das atividades socioculturais e educativas foi de sete (7) seniores, mulheres, de idades entre os 77 e os 59 anos, residentes em aldeias vizinhas do Concelho da Batalha. Realizaram-se quatro (4) atividades que foram ao encontro dos interesses e motivações das idosas. As atividades centraram-se em áreas como: exercício físico, artes plásticas, informática e culinária. Concluiu-se que as participantes se sentiram satisfeitas com a participação nas atividades. Partindo dos depoimentos das próprias, contatou-se que, através das atividades, descobriram capacidades que desconheciam ter, tiveram acesso a novas experiências que, inclusivamente, contribuíram para o seu bem-estar.
- De Portugal a Angola: perceções de estudantes de fisioterapia acerca dos idosos e do envelhecimentoPublication . Jacinto, Joana Patrícia da Branca; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesFace às alterações demográficas, o aumento da longevidade e o aumento da população idosa são uma realidade incontestável, assim é importante que a sociedade seja detentora de conhecimentos face aos idosos e ao envelhecimento, nomeadamente os profissionais de saúde para que possam desenvolver a sua prática clínica respeitando e potenciando o processo de envelhecimento. No intuito de conhecer as perceções dos estudantes de fisioterapia angolanos e portugueses face aos idosos e ao envelhecimento, delineou-se um estudo, exploratório e descritivo, com uma abordagem predominantemente quantitativa na recolha e tratamento de dados, utilizando um questionário online. A amostra do estudo é composta por 46 estudantes de fisioterapia, 23 angolanos e 23 portugueses. Os resultados revelam que não existem diferenças significativas entre as perceções dos estudantes de fisioterapia angolanos e portugueses face aos idosos e ao envelhecimento. Os inquiridos apresentam uma atitude predominantemente positiva face ao envelhecimento, considerando-o como um processo multidimensional e multidirecional, que deve ser preparado e pensado ao longo da vida, na lógica do envelhecimento ativo.
- Influência de um programa de estimulação cognitiva em idosos dependentesPublication . Gaspar, Ana Margarida Ferreira; Santos, Rui Miguel Duarte; Costa, Mônica Braúna Alencar Leão daO envelhecimento ativo incentiva novas políticas que visam a melhoria/manutenção das capacidades físicas e cognitivas dos idosos, criando-lhes condições para uma participação ativa na sociedade, sendo a estimulação cognitiva uma intervenção primordial, na prevenção do risco de declínio cognitivo e do aparecimento de demências e na manutenção da autonomia. Deste modo e em resposta a esta problemática, o nosso estudo tem como objetivo verificar a influência do Programa de Estimulação Cognitiva “Fazer a diferença” em idosos dependentes, nas variáveis sociodemográficas e nos diferentes níveis de dependência. Este estudo foi realizado numa amostra de 13 idosos dependentes (< 55 Índice de Barthel) internados em uma Unidade de Cuidados Continuados, com média de idades de 84,85 anos, durante o período de 6 semanas. Trata-se de um estudo quantitativo, longitudinal, do tipo pré-teste pós-teste com abordagem de investigação ação. Para a recolha de dados foi utilizada a escala Mini Mental State Examination em dois momentos: antes e após a aplicação do Programa de Estimulação Cognitiva. Os principais resultados sugerem que o Programa de Estimulação Cognitiva é significativo para o score final da Mini Mental State Examination, assinalando alterações significativas nas demais variáveis sociodemográficas, tais como, indivíduos do sexo feminino, mais velhos, com patologias do foro músculo-esquelético, com baixa escolaridade e casados. Por fim, é de salientar, que o Programa de Estimulação Cognitiva obteve também mudanças significativas nos utentes dependentes, sobretudo nos menos dependentes.