Browsing by Issue Date, starting with "2016-06-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Vidas de idosos. Reviver o passado para construir um futuro mais ativo: o caso de três idososPublication . Frazão, Anabela Cordeiro Ferreira; Vieira, Ricardo Manuel das NevesOs indicadores do envelhecimento demográfico sugerem desafios de impacto no ajustamento da sociedade portuguesa ao crescente aumento da população idosa e, com este, vai aumentando igualmente a preocupação com a qualidade de vida desta população, e com o envelhecimento ativo. A responsabilidade de ajudar o idoso a envelhecer com qualidade é de todos nós e por isso é urgente olhar os novos tempos do presente como tempos em que dar um sentido à velhice deverá fazer parte dos desafios da vida de cada um de nós, e em especial dos técnicos de intervenção social, no sentido de ajudar o idoso a encontrar o seu sentido de vida no presente, como força geradora e motivadora da construção do seu futuro. Fundamenta-se assim a escolha deste estudo científico intitulado “Vidas de idosos. Reviver o passado para construir um futuro mais ativo”. Com o objetivo de perceber se é ou não possível os técnicos de intervenção em envelhecimento ativo conciliarem o conhecimento da história de vida de um idoso, com o projeto de vida fundamental para a sua qualidade de vida, (re)desenhando o seu projeto de vida, no diálogo com ele mesmo, conciliando os interesses do passado com as suas perspetivas presentes e futuras, foram estudados três idosos independentes, autónomos, em que todos aderiam às atividades propostas pela instituição, em duas instituições distintas. Em função destes objetivos e numa tentativa de entender o significado que os idosos dão às suas vidas ou a aspetos circunscritos dela, optei por uma abordagem qualitativa que permite recolher e refletir os aspetos enraizados dos indivíduos, os seus hábitos quotidianos e nos dão acesso ao seu mundo subjetivo, em contraste com a despersonalização dos estudos estatísticos. Nesta perspetiva, recorri à metodologia etnográfica, e dentro desta à metodologia das histórias de vida, através da realização de diversas entrevistas profundas aos três sujeitos estudados, que foram sistematizadas em sinopses de cuja análise de conteúdo foram retirados os dados que permitiram chegar às conclusões deste estudo científico. Só em espaços de participação onde os técnicos de intervenção sejam mediadores, com um olhar holístico sobre o idoso, e onde é prioritário respeitar as diferenças, é possível ajuda-lo a (re)desenhar o seu projeto de vida e a construir um futuro com mais significado para si, por isso mais positivo e com mais qualidade de vida.
- De Portugal a Angola: perceções de estudantes de fisioterapia acerca dos idosos e do envelhecimentoPublication . Jacinto, Joana Patrícia da Branca; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesFace às alterações demográficas, o aumento da longevidade e o aumento da população idosa são uma realidade incontestável, assim é importante que a sociedade seja detentora de conhecimentos face aos idosos e ao envelhecimento, nomeadamente os profissionais de saúde para que possam desenvolver a sua prática clínica respeitando e potenciando o processo de envelhecimento. No intuito de conhecer as perceções dos estudantes de fisioterapia angolanos e portugueses face aos idosos e ao envelhecimento, delineou-se um estudo, exploratório e descritivo, com uma abordagem predominantemente quantitativa na recolha e tratamento de dados, utilizando um questionário online. A amostra do estudo é composta por 46 estudantes de fisioterapia, 23 angolanos e 23 portugueses. Os resultados revelam que não existem diferenças significativas entre as perceções dos estudantes de fisioterapia angolanos e portugueses face aos idosos e ao envelhecimento. Os inquiridos apresentam uma atitude predominantemente positiva face ao envelhecimento, considerando-o como um processo multidimensional e multidirecional, que deve ser preparado e pensado ao longo da vida, na lógica do envelhecimento ativo.
- Seismic assessment of low ductile RC structures: buildings from before the modern seismic codesPublication . Dias-Oliveira, João; Rodrigues, Hugo; Varum, HumbertoPurpose – When a numerous amount of buildings was built in reinforced concrete, in a period when the regulations did not have the design philosophy for the occurrence of earthquakes, it is of extreme importance to carry out full and effective structural assessments, specially considering and comparing bare frame and infilled structure. The paper aims to discuss these issues. Design/methodology/approach – Among several possibilities to make the evaluation as, simplified, linear analysis and static non-linear analysis, the non-linear dynamic can provide the most accurate numerical behaviour compared to the real one. The time-history non-linear analyses are developed on the software SeismoStruct for different levels of intensity. Local verifications are then applied separately from both Eurocode and Italian Code. Findings – The application of validated models for the analysis of real buildings allows a complete seismic assessment. The level of uncertainty increases integrating particularities regarding the infill masonry walls. The paper shows important global and local seismic safety for these complex typology of buildings. Originality/value – A representative common concrete structure without seismic provisions is first analysed and discussed in terms of global behaviour, deformations and progression of forces. The case study structure is considered both as bare structure and with integrated infill panels. It is also discussed in a local level, about brittle and ductile mechanisms, and extra comparisons between different interpretations of different standards. The case study structure is considered both as bare structure and with integrated infill panels