ESECS - Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise da preferência e a tolerância da intensidade do exercício físico na paixão e na intençãoPublication . Mingatos, Rita Salomé Soares; Rodrigues, Filipe Fernandes; Teixeira, Diogo SantosA preferência e a tolerância à intensidade do Exercício Físico (EF) e os níveis de paixão associados à prática de exercício físico têm sido alvo de pesquisas nos últimos anos. O objetivo deste estudo foi examinar o papel que a preferência e a tolerância pela intensidade do exercício físico têm na paixão e na intenção de continuar na prática em contexto de ginásio. A amostra do estudo foi composta por 282 praticantes de exercício físico em contexto de ginásio (sexo feminino = 140; sexo masculino = 142), com idades compreendidas entre 18 e 68 anos (M = 29,84; DP = 9,27). Para a análise dos dados recolhidos e em função da preferência e tolerância, foram criados 4 grupos de duas intensidades diferentes. Para as variáveis preferência e tolerância, paixão harmoniosa e obsessiva e intenção, foram realizadas a análise descritiva, as correlações bivariadas de Pearson e o modelo de regressões lineares. Os resultados mostraram que a preferência, a paixão harmoniosa e a paixão obsessiva influenciam de forma positiva a intenção de continuar na prática, no entanto, esta associação positiva apenas se manifestou em alguns graus de intensidade. A prática de exercício físico, especificamente de acordo com a preferência e a tolerância à intensidade, pode ser prescrita, tendo em conta o grau de paixão que o praticante tem, que por sua vez pode influenciara a intenção de continuar a praticar exercício físico.
- O efeito de um programa de sessões individuais do método Pilates em máquinas na qualidade de vida em adultos envelhecidosPublication . Azul, Joana Rita Góis Martins; Rodrigues, Filipe Fernandes; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO objetivo deste estudo foi analisar o efeito de um programa de exercício físico utilizando o Método Pilates Clássico em máquinas na qualidade de vida numa população idosa. Este estudo contou com uma amostra final de 13 participantes (sexo feminino = 12; sexo masculino = 1) com idades compreendidas entre 58 anos e 72 anos (M = 64,76; DP = 4,71). A nível das horas de sono, 92,3% (n = 12) indicou dormir entre 5 e 8 horas e 7,7% (n = 1) indicou dormir entre 8 e 10 horas por noite. Relativamente a doenças crónicas, 38,5% (n = 5) indicou apresentar níveis elevados de colesterol e 23,1% (n = 3) indicou ter hipertensão. Relativamente a medicação, cirurgias e dores, 61,5% (n = 8) indicou tomar medicação para as doenças associadas ao indivíduo, 76,9% (n = 10) indicou ter realizado cirurgia no passado e 12% (n = 12) indicou apresentar perceção de dor crónica. O programa teve a duração de 12 semanas, com a frequência de 2 sessões semanais. As dimensões da qualidade de vida foram medidas através da versão portuguesa do WHOQOL-Bref. Apenas o domínio físico da qualidade de vida apresentou diferenças estatisticamente significativas, com um aumento na perceção física (p < 0,05). Em conclusão, o programa de exercício físico demonstrou parecer ser eficaz no aumento de um indicador da qualidade de vida.
- How Resistance Training Load Affects Breast Cancer PatientsPublication . Calado, Miguel Ângelo Santos Moreno; Morouço, Pedro Gil FradeObjetivo: O objetivo desta revisão sistemática era identificar e rever a literatura que testou especificamente os efeitos do treino de resistência pesada em doentes com cancro da mama e investigar a viabilidade de prescrever. Métodos: Foi realizada uma ampla pesquisa nas bases de dados eletrónicas PubMed, Scopus, SPORTDiscus, e British Journal of Sport Medicine para estudos relevantes publicados em revistas com revisão por pares até Maio de 2021, e foram seguidas as diretrizes PRISMA. Os critérios de inclusão foram que um estudo tinha de ser (a) escrito em inglês, (b) publicado numa revista com revisão por pares, e (c) excluído se combinar treino aeróbico, treino simultâneo ou ausência de comparadores, sem resultados relacionados, estudos não randomizados, e intervenção não supervisionada. Resultados: Foi identificado um total de 5 estudos, que foram incluídos nesta revisão. A maioria dos estudos concluiu que o treino de resistência pesada é benéfico para as doentes com cancro da mama. Conclusões: Esta revisão concluiu que o treino de resistência pesada em geral parece ter o potencial de melhorar o treino psicológico, físico e funcional, mas são necessários futuros estudos de alta qualidade.
- Relatório de Estágio realizado na Sociedade de Instrução e Recreio os PimpõesPublication . Fonseca, Edgar Ramos; Morouço, Pedro Gil FradeO presente trabalho reúne a informação técnica e científica, decorrente do estágio realizado na Sociedade de instrução e recreio Os Pimpões, no decorrer da época desportiva 2020/2021. Tendo em consideração a importância que o Exercício Físico tem para esta entidade, a atuação assentou, fundamentalmente, em avaliação e prescrição de exercício e prestação de aulas de grupo dos utentes séniores. No decorrer deste processo foi efetuado uma revisão das diversas patologias que foram encontradas nos utentes séniores das diversas modalidades propostas pelos Pimpões, assim esta revisão teve como uma mais-valia como estudo e aprofundamento do conhecimento. Também foi efetuado o acompanhamento do treino de um jovem que sofre de autismo e obesidade que tem como principal objetivo a perda do sobrepeso, esta monitorização foi efetuada ao longo de diversos meses, incluindo registos de biomarcadores. Por fim é descrito algumas reflexões sobre o estágio no geral e sobretudo no que foi efetuado nos treinos e os resultados obtidos.