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- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: relatório de estágioPublication . Madeira, Catarina Isabel Rodrigues; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório emerge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, encontrando-se dividido em 2 partes distintas. A primeira parte evidencia a contextualização dos locais onde decorreram os ensinos clínicos, bem como a reflexão sobre as competências desenvolvidas ao longo dos mesmos, face ao que é emanado pela Ordem dos Enfermeiros como competências comuns do enfermeiro especialista e competências específicas do enfermeiro especialista na área da enfermagem à pessoa em situação crítica. A especialização em enfermagem assume um papel preponderante nos dias de hoje em que, pelos avanços da ciência e da tecnologia, é imprescindível ao profissional de enfermagem uma atualização constante e proativa naquilo que são as melhores intervenções para o doente, resultando de cuidados diferenciados e altamente qualificados. É nessa linha de pensamento que surge a segunda parte deste relatório, uma revisão sistemática da literatura que visa dar resposta à questão de investigação: Qual a eficácia da utilização de solução salina hipertónica em comparação com a utilização de manitol no controlo da pressão intracraniana no doente crítico?.
- Relatório de Estágio realizado na Sociedade de Instrução e Recreio os PimpõesPublication . Fonseca, Edgar Ramos; Morouço, Pedro Gil FradeO presente trabalho reúne a informação técnica e científica, decorrente do estágio realizado na Sociedade de instrução e recreio Os Pimpões, no decorrer da época desportiva 2020/2021. Tendo em consideração a importância que o Exercício Físico tem para esta entidade, a atuação assentou, fundamentalmente, em avaliação e prescrição de exercício e prestação de aulas de grupo dos utentes séniores. No decorrer deste processo foi efetuado uma revisão das diversas patologias que foram encontradas nos utentes séniores das diversas modalidades propostas pelos Pimpões, assim esta revisão teve como uma mais-valia como estudo e aprofundamento do conhecimento. Também foi efetuado o acompanhamento do treino de um jovem que sofre de autismo e obesidade que tem como principal objetivo a perda do sobrepeso, esta monitorização foi efetuada ao longo de diversos meses, incluindo registos de biomarcadores. Por fim é descrito algumas reflexões sobre o estágio no geral e sobretudo no que foi efetuado nos treinos e os resultados obtidos.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEBPublication . Ferreira, Patrícia Daniela Cristina; Proença, Ana Paula Coelho de Pina; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Este tem como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas Supervisionadas bem como a investigação realizada, neste caso, em contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Na primeira parte, apresenta-se a reflexão crítica e fundamentada do meu percurso, ao longo das práticas pedagógicas supervisionadas, em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. Na segunda parte, apresenta-se a dimensão investigativa que envolve um estudo em torno da questão: “Qual a influência da participação ativa de cinco crianças, do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB, no seu processo de avaliação de desempenho ao nível das atitudes?”. Este estudo de caso exploratório desenvolveu-se ao longo de três fases, sendo estas: a observação das estratégias de avaliação usadas pela professora cooperante, a identificação e implementação de novas estratégias com os participantes e a reflexão sobre todo o processo desenvolvido. Assim, perante os sinais de desmotivação observados, por parte de cinco crianças da turma, no que diz respeito aos resultados que obtinham ao nível da avaliação das atitudes, procurou-se dar resposta a este problema. Para tal, foram implementadas novas estratégias de avaliação das atitudes com cinco crianças, consistindo no brainstorming e na negociação e mediação das ideias das crianças, resultando na criação de um jogo de cadernetas recorrendo a autocolantes. Os resultados emanados deste estudo evidenciaram uma influência positiva pela mudança de atitudes por parte dos alunos e uma mudança de práticas, neste caso através da valorização pela própria professora cooperante, das estratégias implementadas.
- Promoção de um estilo de vida ativo na ESFRLPublication . Brito, Sara Alexandra Gameiro de; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Silva, Marlene NunesO Projeto RespirArFundo foi implementado na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) entre os meses de janeiro e junho de 2021 e procurou avaliar o efeito de um programa de intervenção, com vinte e duas “sessões teórico-práticas” (onze, online devido ao confinamento) com diferentes tipos de atividades, na aptidão física, bem-estar e qualidade de vida em professores e funcionários da ESFRL. Além disso, avaliar os níveis de satisfação dos participantes com o projeto e identificar as principais barreiras e facilitadores à sua participação, foram outros dos objetivos. A amostra foi constituída por 26 profissionais da ESFRL (19 professores e 7 funcionários não docentes), sendo na sua maioria (92,3%) do género feminino, com uma média de idades de 53,66 anos. Para avaliação da aptidão física foi avaliado o IMC e foram utilizados os testes “levantar e sentar da cadeira”, “levantar, percorrer 2,44m e voltar a sentar” e “teste de preensão manual”, e para a avaliação do bem-estar foram utilizadas as escalas PANAS, SWLS e SVS, sendo o WHOQOL-Bref utilizado para a avaliação da qualidade de vida. Além destes instrumentos foi realizado um grupo focal, com 5 participantes no projeto e um questionário de perceção. Verificou-se que após o programa os participantes melhoraram na variável, teste “levantar e sentar na cadeira”, em relação ao momento inicial, destacando-se igualmente o facto do grupo experimental ter apresentado níveis superiores no domínio físico da QV em comparação com o grupo de controlo. Para além disso, os participantes revelaram níveis elevados de satisfação com o programa, e perceção de benefícios físicos e de bem-estar associados ao projeto tendo adotado hábitos saudáveis. A importância de projetos como este foi reconhecida pela comunidade escolar, tendo a Direção da ESFRL atribuído horas específicas para que o Projeto RespirArFundo tenha continuidade neste ano letivo 2021/2022.
- Ocorrência do parasita calceostoma glandulosum (Monogenea) em corvina, Argyrosomus regiusPublication . Ribeiro, Maria Carolina de Sousa; Soares, Florbela Maria Benjamin; Baptista, Teresa Maria CoelhoAs práticas de cultivo exercidas inadequadamente podem prejudicar a saúde dos peixes e originar surtos de doenças por parasitas, muitas das vezes provocadas pelas elevadas densidades que aumentam as taxas de transmissão entre animais. Ao longo dos anos, o número de parasitas nas aquaculturas tem vindo a aumentar, nomeadamente de monogéneos. Estes são ectoparasitas que podem ser, maioritariamente, encontrados nas superfícies externas do hospedeiro, alojando-se nas Brânquias, pele e barbatanas através de um órgão de fixação, o haptor. Com ciclo de vida direto e rápido, a transmissão ocorre facilmente infetando um maior número de peixes, prejudicando a sua saúde. O objetivo deste trabalho foi conhecer a espécie Calceostoma glandulosum, que afeta a corvina (Argyrosomus regius), caracterizando-a morfológica e filogeneticamente, compreender o seu ciclo de vida e o efeito da temperatura na reprodução, principalmente a ocorrência de ovos, o desenvolvimento do embrião e a sua eclosão. .......