ESTG - Mestrado em Marketing Relacional
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Browsing ESTG - Mestrado em Marketing Relacional by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestão"
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- O impacto da adaptação do marketing-mix na imagem da marca e na confiança dos clientes internacionaisPublication . Mendes, Martine Ribau Cardoso; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesNum mundo cada vez mais globalizado, fornecedores e clientes - não necessariamente com a mesma nacionalidade - enrentam cada vez mais desafios e mais diversos. A oferta para um mesmo produto/serviço aumenta, seja no mercado nacional, seja no mercado externo. Por seu lado, os clientes estão cada vez mais informados e, consequentemente, mais exigentes. Desta complexa relação surgem seguramente consequências para a imagem da marca e para a confiança que se vai estabelecendo entre o fornecedor e o cliente. Este estudo procurou determinar se a experiência de internacionalização das empresas e a distância cultural entre os mercados exige ou não uma adaptação dos elementos do marketing-mix e que influência é que essa adaptação (ou ausência dela) tem sobre a imagem da marca e a confiança que, ao longo do tempo, se vai estabelecendo entre fornecedores e clientes de nacionalidades diferentes. Com base no estudo de uma amostra de 117 empresas, concluiu-se que as empresas com maior experiência de internacionalização são mais propensas a adaptar alguns dos elementos do marketing-mix, nomeadamente os benefícios do produto e o elemento Pessoas, representado aqui pelos colaboradores das empresas. A partir dos resultados obtidos são feitas recomendações às empresas já internacionalizadas que, contudo, podem ser seguidas por empresas que estejam no momento de considerar a possibilidade da internacionalização.
- A lealdade à marca enquanto fator determinante da fidelização de clientes: estudo comparativo aplicado às marcas comercializadoras de combustívelPublication . Ribeiro, Maria Inês Pontes; Moreira, Jacinta Raquel MiguelHoje em dia, os consumidores estão em constante mutação e perante a concorrência altamente competitiva é imperativo tomar as melhores decisões no que diz respeito às estratégias de marketing para fidelização de clientes, pois a lealdade é um pilar das empresas para a obtenção de lucro. O objetivo deste estudo é verificar quais as variáveis que têm impacto no Word-of-mouth negativo e na lealdade à marca das marcas comercializadoras de combustíveis. Deste modo, foram estudadas as variáveis preço no seu papel negativo, mais propriamente os constructos sensibilidade ao preço, sensibilidade às promoções, sensibilidade aos cupões de desconto e price mavenism, como também a conveniência, a publicidade e a qualidade percebida. Os resultados mostraram que apenas a qualidade percebida influencia tanto a variável WOM negativo como a lealdade à marca.