ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecionalPublication . Santos, Mariana Sofia; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional.
- A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.Publication . Paulo, Luís António Matias de Sousa; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em CiênciasPublication . Duarte, Nicole Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.
- Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridadePublication . Pires, Cláudia Marisa Vilela; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida.