Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Vantagens Competitivas e Fidelização “o caso Ascendum”Publication . Duarte, Pedro Miguel Mendes; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daNum mundo em transformação, onde o mercado dos equipamentos de construção não é exceção, a fidelização de cliente é cada vez mais difícil, os produtos são cada vez mais parecidos uns com os outros, os clientes estão cada vez mais informados, esclarecidos e exigentes, e é neste contexto que os serviços de assistência técnica começam a assumir um lugar de destaque, com vista à obtenção de vantagens competitivas que permitam criar condições para fidelizar o cliente. Com este objetivo em mente propusemo-nos a realizar um “case study”, acerca da Ascendum Máquinas, e perceber que vantagens competitivas possui, e de que forma se diferencia ou poderá diferenciar no mercado, com o objetivo de fidelizar os seus clientes. Na revisão da literatura feita apresentámos diversas estratégias, possíveis de adotar, com vista à fidelização. Para cumprir os objetivos deste trabalho desenvolveu-se um estudo quantitativo, através de um questionário disponibilizado on line, que nos permitiu obter resposta de 47 clientes. Com o estudo procurámos perceber o posicionamento atual da Ascendum e recolher pistas sobre instrumentos de fidelização. Para cumprir aqueles objetivos, procurámos confirmar quatro hipóteses: Hipótese 1: A opção estratégica fundamental, na perspetiva de Porter, é a Diferenciação (através de: simpatia, imagem, capacidade técnica, tempo de resposta, qualidade dos produtos, nível tecnológico); Hipótese 2: A opção estratégica, na perspetiva de Porter, é Liderança de custo; Hipótese 3: A maioria dos clientes estão fidelizados; Hipótese 4: A venda em pacotes (peças e serviço) aumenta a fidelização. Como se percebe pelas hipóteses apresentadas, procura-se saber o posicionamento da empresa, segundo a perspetiva de Porter (1998) com as hipóteses 1 e 2, saber o grau de fidelização dos clientes através da hipótese 3 e se a fidelização melhora com ofertas de pacotes de serviço, com a hipótese 4.
- Sistema de Comunicação em Ambiente Aquático para Medição do Desempenho Físico em AtletasPublication . Santos, Miguel Oliveira; Faria, Sérgio Manuel Maciel de; Fernandes, Telmo Rui Carvalhinho Cunha
- Heart rate variability in musculoskeletal injuriesPublication . Flores, Gonçalo Nuno da Silva Caldeira; Monteiro, Diogo Manuel TeixeiraA variabilidade da frequência cardíaca é definida como a variação no tempo entre batimentos cardíacos consecutivos e reflete a interação dinâmica entre o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático, dois ramos do sistema nervoso autónomo. O sistema nervoso autónomo regula o processo de cura após uma lesão musculoesquelética através da ativação das fibras vagais eferentes responsáveis pelo aumento do suprimento sanguíneo, do transporte de substâncias metabólicas e da libertação de citocinas pró-inflamatórias. A utilização da variabilidade da frequência cardíaca para a identificação precoce de uma lesão musculoesquelética não traumática ou para um retorno ao desporto mais seguro deve ser investigada. Assim, neste trabalho, realizámos inicialmente uma revisão sistemática para perceber as adaptações do sistema nervoso autónomo na lesão musculoesquelética através da medição da variabilidade da frequência cardíaca em atletas. Concluímos que no domínio da frequência, uma diminuição das bandas de baixa e de alta frequência, assim como uma diminuição do rácio é expectável após uma lesão. Posteriormente e com base nos resultados da revisão sistemática, desenvolvemos um estudo longitudinal para analisar as adaptações do sistema nervoso autónomo após uma lesão musculoesquelética, através da medição da variabilidade da frequência cardíaca em atletas na fase aguda da lesão e após o regresso à competição. Os resultados demonstraram uma redução nas bandas de baixa frequência e no rácio, e um aumento nas bandas de altas frequências após a lesão. Os diferentes resultados entre estudos podem ser explicados pelos diferentes tipos de patologias, uma vez que os estudos incluídos na revisão sistemática referem apenas a concussão e o estudo longitudinal apresenta outros tipos de lesões musculoesqueléticas. Mais investigação deve ser desenvolvida considerando um maior espectro de lesões musculoesqueléticas e diferentes tipos de modalidades.
- Relatório de estágio no SelinaPublication . Rodrigues, Raquel Matias; Carvalho, Mário João Paulo de JesusDentro de uma organização, a comunicação interna é uma necessidade de elevada criticidade, nomeadamente para a gestão e coordenação das operações diárias. A comunicação é ainda uma ferramenta fundamental para estabelecer internamente um ambiente agradável e influenciar positivamente a imagem global da empresa. Do ponto de vista da hotelaria, a comunicação interna é crucial para a gestão de empreendimentos turísticos sendo assim decisiva para alcançar os objetivos previamente definidos. Para que haja uma comunicação interna eficaz é necessária uma boa gestão dos recursos humanos. Nesse mesmo sentido e ao longo dos anos o departamento dos recursos humanos das organizações passou a ser um departamento estratégico e central, resultando uma vantagem competitiva para essas mesmas empresas. Selina não se caracteriza por ser uma cadeia hoteleira, mas sim uma marca e estilo de vida nómada. Os hotéis como o Selina, que oferecem alojamento confortável com serviços básicos, espaços cowork com todas as comodidades necessárias para garantir um bom ambiente de trabalho e ainda várias atividades para entreter nas horas vagas são a opção perfeita para os nómadas digitais pois têm tudo num só sítio. Na cultura Selina os empregados não são simples trabalhadores, os colaboradores são parte de um movimento, contribuindo significativamente para a experiência vivida no Selina. As novas gerações de viajantes procuram experiências autênticas e envolvimento social. O Selina representa um modelo perfeito para as tendências da hotelaria e uma matriz a ser seguida pelos futuros empreendedores assim como outras unidades hoteleiras já existentes. Ao longo dos nove meses de estágio realizado no âmbito do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, analisámos os problemas entretanto identificados na unidade hoteleira, tendo sido proposto algumas ações que pensamos serem importantes para a comunicação interna entre trabalhadores, de forma a tornar o ambiente de trabalho mais motivador, produtivo e leve.
- Técnicas de aquariologia no Oceanário de LisboaPublication . Nóbrega, Beatriz Pestana; Correia, João Pedro Santos; Batista, HugoNos últimos anos, os aquários públicos têm vindo a ganhar importância devido aos avanços na aquariologia. Tal como outros aquários públicos, o Oceanário de Lisboa tem como missão “promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos em geral para o dever da conservação do património natural, através dos seus comportamentos”. Continua a ser efetuado um trabalho árduo para cada vez mais melhorar as condições de enriquecimento ambiental, estudar e entender comportamentos, fechar ciclos de vida, entre outras coisas, que ajudam na conservação dos oceanos. Este relatório reporta as atividades realizadas de 1 de setembro de 2021 a 30 de julho de 2022, descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio realizado no Oceanário de Lisboa, demostrando as técnicas utilizadas pelos aquaristas e a sua importância. São descritos ainda os vários componentes do sistema de suporte de vida e os vários parâmetros de qualidade de água. Ao longo destes onze meses foram realizadas várias atividades, assegurando sempre o bem-estar animal, manutenção e verificação dos sistemas de suportes de vida, verificação da qualidade da água, e a sua correção se for necessário, e preparar e fornecer a alimentação. Estas tarefas sofrem alterações conforme a área no qual estamos inseridos, sendo que no tempo de estágio foi possível passar pelos Habitats (Aquário central, Atlântico, Antártico, Pacifico e Índico), pelas Galerias (Atlântico, Antártico, Pacifico e Índico), pela quarentena e sala de cultura, na exposição dos Anfíbios e exposição das Florestas Submersas. Cada vez mais existe a necessidade de demostrar aos cidadãos a importância de um aquário publico, apagando a ideia negativa destes e descrever os inúmeros projetos já realizados no âmbito da conservação dos oceanos. Com este estágio, foi possível fortalecer inúmeras competências (qualidade de água, sistemas de suporte de vida, etc.), desenvolver conhecimentos nas diversas áreas (Galerias, Habitats, etc.) e dar o primeiro passo no mundo do trabalho de aquarista e o seu importante papel na conservação dos oceanos e no bem-estar animal.
- A importância das empresas de consultoria no setor hoteleiroPublication . Duarte, Mariana Isabel Santos; Bento, Carla Isabel Santos de SousaO setor turístico e hoteleiro em Portugal, são atividades económicas de grande relevância, uma vez que geram grande riqueza e emprego para o país. Nos últimos anos estes setores têm estado sujeitos a diversas dificuldades e desafios, por este motivo as unidades hoteleiras têm vindo a necessitar de ajudas através das empresas de consultoria. A consultoria consiste num serviço de aconselhamento especializado em determinada área, por um especialista/consultor dessa mesma área, com o intuito de orientar o cliente a atingir os seus objetivos e a otimizar os seus resultados. As empresas de consultoria no setor hoteleiro, tendem a oferecer serviços nas áreas de marketing e vendas, revenue management, financeira (análise de rácios, controlo de custos…), estudos de mercado, estudo de viabilidade económico-financeira, formação/recursos humanos, contabilidade, auditorias, certificação de qualidade… Através desta dissertação foi possível compreender que os hotéis independentes acabam por ter maior tendência em recorrer a serviços de consultoria e que os serviços de consultoria mais procurados acabam por ser nas áreas de marketing e vendas, revenue management, recursos humanos, estudos de mercado e auditorias.
- A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.Publication . Paulo, Luís António Matias de Sousa; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva engloba reflexões que transmitem as experiências vivenciadas ao longo de dois anos nos diferentes contextos de prática pedagógica de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se divididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens adquiridas ao longo do tempo. A dimensão investigativa foca-se num recurso pedagógico: a maleta pedagógica ProLearn4ALL. Assim, procurou-se compreender a influência da utilização deste recurso na sensibilização de alunos do 3.º ano do 1.º CEB para a inclusão de pessoas com deficiência, identificando-se as suas conceções sobre a deficiência, antes e após a implementação da maleta. De natureza qualitativa, o estudo de caso, assentou na recolha de dados tendo por base duas entrevistas em momentos distintos, um antes e outro após a implementação das tarefas da maleta. Os resultados obtidos parecem demonstrar a eficácia da maleta pedagógica ProLearn4ALL na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência.