ESECS - Artigos em revistas internacionais
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Browsing ESECS - Artigos em revistas internacionais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Do conhecimento da doença à sua nomeação: uma viagem pelo Tratado da Conservaçaõ da Saude dos Povos, de António Ribeiro SanchesPublication . Vieira Barbosa, AnaEste artigo estuda os nomes de doença que constam do Tratado da Conservaçaõ da Saude dos Povos (1756) do médico António Ribeiro Sanches. Tratando-se de uma obra que incide sobre questões de saúde pública, contém múltiplas denominações de doença. Importa compreender o que se entende por doença, como são entendidas e apresentadas as várias doenças e que recursos linguísticos são usados para a formação dos seus nomes no citado tratado. Para realizar esta análise, faz-se o contraponto com o Vocabulário Português e Latino (1712-1728) de Raphael Bluteau que, devido ao seu caráter enciclopédico se constitui como um reflexo/síntese do saber médico do século xvii, apresentando, sobre as várias doenças, informação detalhada e sustentada através de citações retiradas de autores latinos e de oito textos médicos da época.
- Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticasPublication . Barbeiro, Luís FilipeA Leitura Detalhada (LD) constitui uma atividade do programa Ler para Aprender, que coloca em foco unidades linguísticas selecionadas, solicitando a sua identificação e aprofundando o conhecimento sobre elas e as relações que estabelecem. O objetivo do presente estudo é caracterizar a atividade em relação à ativação e ao aprofundamento do conhecimento metalinguístico. O enquadramento teórico é constituído pela perspectiva que atribui à consciência metalinguística um papel relevante para o desenvolvimento linguístico. A consciência das escolhas e do seu alcance semiótico pode emergir na interação discursiva que ocorre durante a LD. Nessa interação, as unidades linguísticas podem ser referidas e caracterizadas quanto às suas propriedades sistémicas e funcionais, mobilizando o conhecimento metalinguístico. Metodologicamente, registrou-se a interação entre professor e alunos (5.º ano de escolaridade) e efetuou-se a sua análise quanto à referência metalinguística, aos termos utilizados e às propriedades explicitadas pelos professores e alunos. Os resultados mostram que a LD apresenta um grau elevado de atividade metalinguística, a qual pode ser orientada para a aprendizagem do conhecimento metalinguístico, para além das potencialidades em relação à consciencialização dos reflexos da escolha de recursos linguísticos específicos para a construção do significado, habitualmente associadas à LD.
- Useful field of vision and peripheral reaction time in novice drivers - Transfer to a real driving situation after a perceptual-motor training programPublication . Matos, Rui; Godinho, M.Driving performance can deteriorate and become potentially dangerous when someone pays attention to a secondary task at the expenses of the attention needed to the main driving task. We wanted to verify if there were differences on the capacity of novice drivers to detect peripheral lights at the left or right over the front panel, according to their status (team-sport players and non-players). To force them to divide attention, there were several marks in the pavement they had to pass over. An experimental group of non-players was submitted to the Peripheral Vision and Reaction Time (PVRT) Training Program, to verify if it would improve significantly more than the control group. The results show us that team-sport players surpassed in a significant way non-players in the detection of peripheral stimuli, though there were no significant differences on the peripheral reaction time. After the Training Program, the non-players experimental group scored significantly better than the non-trained group, diminishing significantly, also, their peripheral reaction time, showing that it is possible to develop and transfer perceptual skills from perceptual-motor activity to driving that help to diminish the distraction or lack of ability to divide attention between central and peripheral tasks.
