Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Perspectiva meta Integração e colocação em foco das unidades linguísticas.pdfA Leitura Detalhada (LD) constitui uma atividade do programa Ler para Aprender, que coloca em foco unidades linguísticas selecionadas, solicitando a sua identificação e aprofundando o conhecimento sobre elas e as relações que estabelecem. O objetivo do presente estudo é caracterizar a atividade em relação à ativação e ao aprofundamento do conhecimento metalinguístico. O enquadramento teórico é constituído pela perspectiva que atribui à consciência metalinguística um papel relevante para o desenvolvimento linguístico. A consciência das escolhas e do seu alcance semiótico pode emergir na interação discursiva que ocorre durante a LD. Nessa interação, as unidades linguísticas podem ser referidas e caracterizadas quanto às suas propriedades sistémicas e funcionais, mobilizando o conhecimento metalinguístico. Metodologicamente, registrou-se a interação entre professor e alunos (5.º ano de escolaridade) e efetuou-se a sua análise quanto à referência metalinguística, aos termos utilizados e às propriedades explicitadas pelos professores e alunos. Os resultados mostram que a LD apresenta um grau elevado de atividade metalinguística, a qual pode ser orientada para a aprendizagem do conhecimento metalinguístico, para além das potencialidades em relação à consciencialização dos reflexos da escolha de recursos linguísticos específicos para a construção do significado, habitualmente associadas à LD.1.42 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Leitura Detalhada (LD) constitui uma atividade do programa Ler para Aprender, que coloca em foco unidades linguísticas selecionadas, solicitando a sua identificação e aprofundando o conhecimento sobre elas e as relações que estabelecem. O objetivo do presente estudo é caracterizar a atividade em relação à ativação e ao aprofundamento do conhecimento metalinguístico. O enquadramento teórico é constituído pela perspectiva que atribui à consciência metalinguística um papel relevante para o desenvolvimento linguístico. A consciência das escolhas e do seu alcance semiótico pode emergir na interação discursiva que ocorre durante a LD. Nessa interação, as unidades linguísticas podem ser referidas e caracterizadas quanto às suas propriedades sistémicas e funcionais, mobilizando o conhecimento metalinguístico. Metodologicamente, registrou-se a interação entre professor e alunos (5.º ano de escolaridade) e efetuou-se a sua análise quanto à referência metalinguística, aos termos utilizados e às propriedades explicitadas pelos professores e alunos. Os resultados mostram que a LD apresenta um grau elevado de atividade metalinguística, a qual pode ser orientada para a aprendizagem do conhecimento metalinguístico, para além das potencialidades em relação à consciencialização dos reflexos da escolha de recursos linguísticos específicos para a construção do significado, habitualmente associadas à LD.
Detailed Reading (DR) is an activity that is part and parcel of the Reading to Learn (R2L) programme. It focuses on selected language units, which are identified by pupils in ways that deepen their knowledge about these units and the relationships among them. The objective of the present study is to characterize DR with regard to the activation and development of metalinguistic knowledge. The theoretical framework adopts a perspective that gives metalinguistic awareness a relevant role in linguistic development. As pupils participate in the discursive interactions that take place during DR, they become aware of linguistic choices and their semiotic value. In such interactions, reference can be made to linguistic units by describing them in relation to their systemic and functional properties and thereby activating metalinguistic knowledge. The research method involved recording interactions between teachers and pupils (5th graders), and the analysis focused on metalinguistic references, the terms used, and the linguistic properties brought up by both the teachers and the pupils. The results show that DR stimulates a high degree of metalinguistic activity, which can be oriented to the development of metalinguistic knowledge, in addition to focusing on linguistic resources and promoting awareness of their contribution to the construction of meaning.

Description

Keywords

Conhecimento metalinguístico Leitura Detalhada Ler para Aprender Metalinguistic knowledge Detailed Reading Reading to Learn (R2L)

Pedagogical Context

Citation

Barbeiro, L. (2020). Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas. Calidoscópio, 18(3), 714–737. https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.12.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidad do Vale de Rio dos Sinos (UNISINOS)

CC License

Altmetrics