Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.26 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O ponto de partida deste projeto Ć© encontrar alternativas para um mundo mais ecológico e verde. O setor do turismo, nomeadamente os passeios turĆsticos, pode ser o novo pilar para uma onda de inovação que visa a responsabilidade ambiental. Este projeto, a criação da empresa Volt Riders, foi concebido para responder Ć forte procura turĆstica pelo lado mais natural, onde o Homem ainda nĆ£o industrializou. Por essa razĆ£o, o projeto se localiza no Parque Natural Sintra-Cascais.
A Volt Riders visa proporcionar aos turistas a oportunidade de conhecerem uma zona natural e participarem ativamente numa atividade de lazer limpa, com foco no meio ambiente. Uma nova geração estĆ” a crescer, com ideologias verdes e ecológicas, e, tendo isso em conta, proporcionar momentos de diversĆ£o enquanto se descobre um recanto natural pode ser uma fórmula de sucesso. A empresa fornecerĆ” passeios turĆsticos off-road, utilizando uma frota de ATV's e UTV's totalmente elĆ©tricas. Pretende-se tambĆ©m conectar a empresa Ć história local, compartilhando lendas e histórias de cada local visitado.
Na fase inicial do projeto, realizou-se uma descrição da indĆŗstria do turismo para entender se existe oportunidade e pertinĆŖncia na criação da empresa. Analisando a oferta turĆstica e o perfil do turista que frequenta a zona de atuação da empresa, bem como as ideologias corporativas, concluiu-se que a Volt Riders destinar-se-Ć” a turistas com motivaƧƵes radicais, ambientais e histórico-culturais. Diversos fatores foram analisados, incluindo a localização da empresa, estratĆ©gias de marketing a adotar, identificação do pĆŗblico-alvo, infraestruturas, equipamentos necessĆ”rios e, principalmente, a crenƧa de que a inovação do produto serĆ” a grande vantagem competitiva deste estudo.
No contexto nacional, existem vĆ”rias empresas que fornecem passeios turĆsticos, mas no contexto off-road, todas utilizam frotas com motores a combustĆ£o interna. A inovação proposta Ć© a transição para veĆculos totalmente elĆ©tricos, o que trarĆ” grandes vantagens, mas tambĆ©m algumas desvantagens. Este projeto especificarĆ” as vantagens e desvantagens dos veĆculos elĆ©tricos em comparação aos de motor a combustĆ£o interna, no contexto de passeios turĆsticos off-road.
No final, serĆ” realizada uma anĆ”lise financeira para determinar a viabilidade do negócio. As descobertas feitas durante este projeto poderĆ£o fornecer informaƧƵes valiosas para aqueles que desejam investir em passeios turĆsticos com veĆculos elĆ©tricos, contribuindo para o ambiente, desenvolvimento económico e preservação cultural.
Description
Keywords
Moto 4 Buggie Passeios turĆsticos off-road Ecologia VeĆculos elĆ©tricos EstratĆ©gia Segmentação Marketing mix