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- Empowering and Disempowering Motivational Coaching Climate: A Scoping ReviewPublication . Birr, Caroline; Hernandez-Mendo, Antonio; Monteiro, D.; Rosado, AntónioThe multidimensional model of empowering and disempowering coach climates has great relevance within the scope of intervention in the context of Sport Psychology. This scoping review of studies summarizes the scientific production of the empowering and disempowering motivational climates. The search comprised the Web of Science, Scopus, Psycinfo, and Pubmed databases for English, Portuguese, and Spanish articles published between 2013 and 2022. A total of 44 articles were found, of which 22 were included in the present study: 16 concerned cross-sectional studies, four were psychometrics validation studies, one involved a transversal cohort study, and one included a qualitative study. The questionnaire EDMCQ-C (Coach-created Empowering and Disempowering Motivational Questionnaire) is the most used and with the necessary psychometric qualities when it comes to assessing the empowering and disempowering motivational climates and their various impacts. We describe results concerning the measurement, antecedents, and effects of empowering and disempowering coach climates. Future research should invest in the study of empirical evidence that could be added to the existing nomological framework, considering antecedents, development, direct and indirect effects, moderating effects, aggregated effects, and qualitative studies.
- A Imagem do Tempo Cinematográfico - Projeto sobre a representação gráfica do tempo do cinemaPublication . Pereira, Margarida Santos Álvares; Jorge, Ana NunesA ideia para a presente investigação partiu da complexidade e subjetividade que entendemos estar associada ao conceito de tempo. Com o objetivo de o tornar mais compreensível procuramos, neste estudo, representá-lo graficamente. Assim, o cinema surgiu como uma das principais áreas de investigação, pois o tempo é uma das componentes de um filme e pode ser representado de diversas maneiras. Insere-se numa narrativa que, juntamente com referências visuais, é exibida através de uma sequência de imagens. Consideramos que essas referências são, assim, formas integradas num conceito fílmico. Deste modo, a área do cinema concedeu-nos uma base criativa para o desenvolvimento gráfico do seu tempo - o tempo do filme. Consequentemente, encontramos neste, três tipos de tempo: a extensão temporal do próprio filme, os períodos e dimensões temporais da narrativa e o tempo correspondente à duração sentida pelo espetador. Assim, a componente prática da dissertação procurou representar o conjunto desses mesmos períodos. Após a análise necessária ao conjunto de dados temporais de filmes, esse desenvolvimento prático compreendeu a realização de representações gráficas. A área do design gráfico, que contextualiza este projeto, procurou direcionar, de maneira eficiente, a resposta à problemática. Através de princípios como a hierarquia, o equilíbrio ou o contraste, essa área permitiu a preservação da funcionalidade e a exploração da expressividade dos layouts de cada filme. Através desta investigação, foi possível aprofundar e compreender um conceito inconcreto. Conferindo uma representação gráfica ao tempo do filme, cremos reduzir a complexidade na compreensão do tempo em si.