Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
21.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No meu processo pictórico trato imagens sobre as quais uso uma
metodologia de desvio. É o resultado de uma interrogação sobre o modo como
olhamos para as imagens e de como elas nos atingem na hipermodernidade.
Que sentido faz hoje criar imagens e que sentido tem fazê-lo através da pintura
ou do desenho? Para mim, essa é uma pergunta que se desdobra em várias
camadas, tendo como ponto de partida o que pode ser produzir imagens na
contemporaneidade.
No meu ponto de vista, esta premissa só́ pode ser desenlaçada tendo em
conta a história da imagem e os contextos de uma literacia visual própria, é hoje
mais fundamental do que nunca pensar as questões da nossa relação enquanto
seres visuais, com a Imagem. Ainda mais importante é um pintor na
contemporaneidade pensar o porque cria imagens. Não podia deixar de
aproveitar este documento para o fazer, pois este é indissociável do trabalho
prático. Questionar-me a mim mesmo sobre o porquê de ser relevante continuar
a produzir pinturas e continuar a povoar este mundo com as minhas imagens?
O que é que as minhas imagens e o meu processo querem dizer a quem as vê?
Ao mesmo tempo, atirar para o que há de vir pontos de interrogação que
continuarão a fazer parte do meu processo de pintura.
No primeiro capítulo debruço-me sobre as questões da imagem hoje, na
era do consumo e produção massiva de imagética pensando no ser humano
enquanto ser que vê, bem como na forma como este é constantemente afetado
por inúmeros acontecimentos e coisas que vê, num segundo capítulo questiono
o que podemos hoje entender por apropriação de imagens e como podemos
situar a sua genealogia na era do arquivo global e de todas as disponibilidades
bem como qual a possibilidade de uma imagem emergir do fluxo visual, criar
espanto, estancar a nossa atenção, enunciar um futuro. Num capítulo final
examinar as razões que estão subjacentes a esse desvio por mim produzido, os
meandros e jogos da minha pintura.
Esta sentido esta investigação passará por uma análise sobre as políticas
da imagem e a sua relação com o processo de trabalho, tendo como finalidade
refletir sobre pintura.
Description
Keywords
Pintura Imagem Arquivo Ecologia