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Advisor(s)
Abstract(s)
A ideia para a presente investigação partiu da complexidade e subjetividade que entendemos estar associada ao conceito de tempo. Com o objetivo de o tornar mais compreensível procuramos, neste estudo, representá-lo graficamente. Assim, o cinema surgiu como uma das principais áreas de investigação, pois o tempo é uma das componentes de um filme e pode ser representado de diversas maneiras. Insere-se numa narrativa que, juntamente com referências visuais, é exibida através de uma sequência de imagens. Consideramos que essas referências são, assim, formas integradas num conceito fílmico. Deste modo, a área do cinema concedeu-nos uma base criativa para o desenvolvimento gráfico do seu tempo - o tempo do filme. Consequentemente, encontramos neste, três tipos de tempo: a extensão temporal do próprio filme, os períodos e dimensões temporais da narrativa e o tempo correspondente à duração sentida pelo espetador. Assim, a componente prática da dissertação procurou representar o conjunto desses mesmos períodos. Após a análise necessária ao conjunto de dados temporais de filmes, esse desenvolvimento prático compreendeu a realização de representações gráficas. A área do design gráfico, que contextualiza este projeto, procurou direcionar, de maneira eficiente, a resposta à problemática. Através de princípios como a hierarquia, o equilíbrio ou o contraste, essa área permitiu a preservação da funcionalidade e a exploração da expressividade dos layouts de cada filme.
Através desta investigação, foi possível aprofundar e compreender um conceito inconcreto. Conferindo uma representação gráfica ao tempo do filme, cremos reduzir a complexidade na compreensão do tempo em si.
Description
Keywords
Tempo Cinema Tempo do cinema Visualização de informação Representação gráfica