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- Novas tendências no serviço após-venda de veículos automóveis: Impacto da mobilidade elétricaPublication . Fonseca, Pedro Miguel da Silva; Gaspar, Marcelo Rudolfo CalveteO presente relatório descreve e caracteriza todas as atividades efetuadas no âmbito de um estágio curricular do mestrado em Engenharia Automóvel. Este teve como entidade de acolhimento Vimoter – Centro Porsche Leiria com a duração de dez meses, perfazendo um total de 1400 horas. O principal objetivo do estágio tem como foco o impacto dos veículos elétricos no após-venda, assim como, as novas tendências do setor. No decorrer do estágio foram executadas tarefas de apoio ao serviço de após-venda, foi elaborado um software de gestão de ferramentas e jantes assim como o seu inventário. O presente relatório expõe um breve estudo de veículos elétricos, após-venda e manutenção automóvel. De seguida é feita uma apresentação de resultados obtidos durante o estágio e apresentação do software concretizado. Por fim é feita uma análise dos temas abordados. Este estágio permitiu adquirir uma visão mais alargada e real sobre o mercado de trabalho no serviço do após-venda do ramo automóvel, e ainda, proporcionar uma organização mais eficiente e intuitiva das ferramentas especiais na oficina.
- Gestão da Manutenção: Melhoria em um Processo de Revestimento de Superfícies Metálicas por Oxidação a NegroPublication . Silva, Gustavo Pasqualini Barros da; Pereira, António Mário HenriquesA manutenção industrial está a sofrer mudanças em relação a sua importância dentro das empresas e vem tornando-se um elemento estratégico fundamental para o aumento da produtividade e eficiência dos processos. Este trabalho tem como objetivo principal a aplicação dos conceitos da gestão da manutenção e análises do risco na realização da melhoria em um processo de revestimento de superfícies metálicas por oxidação a negro. Os conceitos e definições serão apresentados, assim como as ferramentas, técnicas e formas de aplicação no âmbito industrial. Motivada à aplicação em caso de estudo, também se mostra presente uma breve análise de modelos estatísticos de validação de dados e tomada de decisão. Em colaboração com a empresa Cumsa Tech, será apresentado o cenário atual do processo industrial denominado Oxidação a Negro. Esta técnica de revestimento de superfícies metálicas, amplamente utilizada na indústria metalomecânica, tem como objetivo a proteção de componentes metálicos contra fatores que as degradam, principalmente a corrosão. A partir de um levantamento de dados, aplicação de conceitos estatísticos e análise de resultados obtidos, apresentou-se uma nova estratégia de manutenção para este processo. Como conclusão obteve-se que, de facto, uma estratégia de manutenção planeada pode ter um impacto direto na eficiência de um processo industrial. Com as propostas apresentadas, espera-se diminuir a probabilidade de avaria dos equipamentos e dos acidentes de trabalho, associados às atividades planeadas.
- Utilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2º ciclo de ensino básicoPublication . Martins, Maria da Graça Rodrigues Feliciano; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesPara se adaptarem aos desafios e às exigências que o século XXI coloca à sociedade contemporânea e à educação, as escolas – e o ensino – necessitam, urgentemente, de se reinventar. Tendo em vista a promoção do sucesso escolar dos alunos na disciplina de Matemática, com incidência na resolução de problemas matemáticos, o estudo de caso apresentado pretende analisar as potencialidades da utilização dos Códigos QR, enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos programáticos de “Geometria e Medida”, numa turma do sexto ano de escolaridade com vinte e um alunos. Para tal, uma abordagem de gamificação foi desenvolvida através da estruturação do jogo “Polinização Matemática – Math-y-Paper – Desafios Escondidos”, composto por seis Desafios Matemáticos escondidos em Códigos QR e pela proposta de criação de um Desafio Matemático Final direcionados para cada aluno. Foi respeitado o foco da intencionalidade pedagógica e seguido o paradigma da descoberta e da construção do conhecimento. Do estudo feito concluiu-se que apesar da adequação do jogo aos objetivos a atingir, e embora a sua aplicação não tenha permitido resolver todas as dificuldades de aprendizagem detetadas, possibilitou uma dinâmica de partilha de conhecimentos que respeitou a forma e o ritmo de ensinar e de aprender de cada aluno, o que facilitou a compreensão de conceitos matemáticos. Sugere-se continuar a apostar na investigação da utilização dos Códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Santana, Ana Beatriz Ferreira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Este relatório tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das diferentes práticas pedagógicas, desenvolvidas nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, assim como apresentar todas as aprendizagens e desafios inerentes a estas, que me permitiram sustentar e desenvolver a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso, desenvolvido na Prática Pedagógica de 1.º CEB I, numa turma de 1.º ano. Este apresenta como objetivos: analisar a composição dos lanches escolares consumidos pelos alunos, tanto no período da manhã como da tarde; compreender as conceções dos alunos relativamente a uma alimentação saudável; relacionar uma alimentação saudável com os lanches escolares dos alunos; promover hábitos alimentares saudáveis na vida dos alunos; refletir sobre a sequência pedagógica implementada. Assim, a pergunta de partida que orientou toda a investigação foi: “De que forma a implementação de uma sequência de atividades, no 1.º ano de escolaridade, pode potenciar hábitos alimentares saudáveis na vida dos alunos?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e videográficos e o inquérito por entrevista informal. A análise dos dados foi feita tendo em conta a análise especulativa. Ao concluir a investigação, pode-se perceber que esta surtiu efeito nos alunos, na medida em que estes compreenderam a importância da alimentação saudável, a partir da seleção criteriosa e justificada da composição de um lanche escolar saudável, a utilização da Roda dos Alimentos como orientador de uma prática alimentar adequada, assim como se observou mudanças nos hábitos alimentares dos alunos, em especial, nos seus lanches escolares.
- RELATÓRIO FINAL - BEM-ESTAR E FELICIDADE ORGANIZACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE UMA EQUIPA DE SAÚDE:TRABALHAR FELIZMENTE BEMPublication . Costa, Mariana Gouveia Carvalho; Valentim, Olga Maria Martins de SousaO Relatório Final insere-se no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, abrangendo uma análise criteriosa e reflexão crítica das intervenções da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, ao longo dos estágios decorridos em diversificados contextos de atuação (internamento, comunidade e respostas diferenciadas) com o objetivo da melhoria na prática de cuidados especializados e desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Pretendeu-se, ainda, com o presente trabalho partilhar os resultados de evidência científica obtidos através da implementação de um projeto de melhoria contínua com foco no bem-estar e felicidade organizacional de profissionais de uma equipa de saúde. Dentro do projeto de melhoria contínua em enfermagem de saúde mental “Trabalhar FelizMENTE Bem”, foi desenvolvido um estudo pré-experimental, de grupo único com avaliação pré (baseline - T0) e pós intervenção (no término do programa - T1), numa amostra de conveniência, para avaliar os efeitos de um programa de intervenção na promoção do bem-estar e felicidade organizacional na equipa de saúde. Os resultados obtidos demonstraram, na perspetiva da população alvo, o impacto das intervenções promotoras de bem-estar e felicidade organizacional e do conhecimento sobre os tópicos abordados. A maior dificuldade registada prende-se com a escassez de bibliografia associada aos temas e com a situação pandémica atual, dificultando a disponibilidade na adesão ao programa. Considera-se a contribuição apresentada como relevante para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, reforçando que se apresenta como um processo em construção diária, recetivo a novos contributos para a sua implementação, fomentando uma intervenção, cada vez, com maior impacto.
- A Representação Mediática da Perturbação do Espectro do AutismoPublication . Frazão, Isabela Magro; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzOs media em geral, e o discurso jornalístico em particular, veiculam discursos sobre múltiplas realidades, com influência sobre as representações sociais construídas sobre os temas. Nesse sentido, e considerando também a crescente representatividade de uma das perturbações do neurodesenvolvimento – a Perturbação do Espectro do Autismo - importa compreender que discursos jornalísticos circulam sobre o tópico. É objetivo deste trabalho analisar a forma como tem sido desenvolvida a cobertura jornalística sobre a Perturbação do Espectro do Autismo, em Portugal. Qual a atenção dada ao tema, como é abordado, quem tem voz quando o tema é jornalisticamente trabalhado e que representações são contruídas, são algumas das questões colocadas. Pretende-se averiguar como esta perturbação do neurodesenvolvimento é abordada, se o discurso é ou não promotor de estigma e se promove conhecimento ao leitor sobre o que é a Perturbação do Espectro do Autismo. A metodologia utilizada assenta numa análise de conteúdo dos artigos publicados durante o ano civil de 2019 e o primeiro semestre de 2020. Para a definição da amostra – 53 artigos – foi usada a pesquisa por palavras-chave relacionadas com a Perturbação do Espectro do Autismo em dois jornais portugueses, Jornal Público e Jornal Expresso. Dos resultados, destacamos a falta de investimento no tema e o facto de a Perturbação do Espectro do Autismo surgir representada de forma muito generalista. Ou seja, na grande maioria dos artigos há uma redução da condição a uma imagem simplificada da perturbação. A maioria das peças não faz referência à classificação do autismo como sendo um espectro de perturbações, de gravidade e perfil variáveis, a caracterizar caso a caso, de individuo para individuo. A leitura do conteúdo das peças dos dois jornais, enquanto agentes ativos na composição da imagem do sujeito com Perturbação do Espectro do Autismo, revela que a informação transmitida ao leitor não apresenta um discurso anti estigma, a promoção da inclusão e da heterogeneidade das características das pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo.
- Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportesPublication . Ribeiro, Ricardo António Machado; Gaspar, Marcelo Rudolfo Calvete; Serrano, Luis Manuel VenturaO serviço de após-venda é uma das fontes de rendimento de qualquer concecionário automóvel, devendo para tal estar apto a satisfazer as necessidades dos clientes, utilizando as melhores ferramentas e tecnologias para atingir este objetivo. Com um mercado automóvel em constante mudança, principalmente nos últimos anos, mudanças estratégicas devem ser realizadas, tendo também que passar pela alteração do modo de funcionamento do APV, procurando novas soluções e formas de negócio, para que a sua rentabilidade seja mantida. Para que tais mudanças se possam realizar, há que perceber quais as melhores soluções a implementar, consoante a estratégia utilizada, sendo necessário procurar quais as ferramentas emergentes que melhor se adaptam ao mercado, bem como quais serão as mais aptas para o futuro, existindo também, atualmente, um impulsionador de mudança que é a pandemia do Covid-19, obrigando a rápidas mudanças, favorecendo a digitalização dos serviços, e expondo carências transversais a todo o serviço de assistência após-venda. Por forma a perceber a situação atual do após-venda, bem como o olhar dos profissionais da área em relação ao presente e futuro do setor, a realização de entrevistas é fundamental, permitindo analisar diferentes perspetivas do setor através da auscultação das ideias das pessoas que lidam diariamente com as problemáticas do setor.
- Effect of different types of exercise in adult subjects with fibromyalgia: a systematic review and meta-analysis of randomised clinical trialsPublication . Couto, Nuno; Monteiro, Diogo; Cid, Luis; Bento, TeresaExercise has been recommended for fibromyalgia treatment. However, doubts related to exercise benefits remain unclear. The objective of this study was to summarise, through a systematic review with meta-analysis, the available evidence on the effects of aerobic, resistance and stretching exercise on pain, depression, and quality of life. Search was performed using electronic databases Pubmed and Cochrane Library. Studies with interventions based on aerobic exercise, resistance exercise and stretching exercise published until July 2020 and updated in December 2021, were identified. Randomized controlled trials and meta-analyses involving adults with fibromyalgia were also included. Eighteen studies were selected, including a total of 1184 subjects. The effects were summarised using standardised mean differences (95% confidence intervals) by random effect models. In general, aerobic exercise seems to reduce pain perception, depression and improves quality of life; it also improves mental and physical health-related quality of life. Resistance exercise decreases pain perception and improves quality of life and moreover improves the physical dimension of health-related quality of life. It was also observed that resistance exercise appears to have a non-significant positive effect on depression and the mental dimension of health-related quality of life. Studies revealed that stretching exercise reduces the perception and additionally improves quality of life and health-related quality of life. However, a non-significant effect was observed on depression. We conclude that exercise may be a way to reduce depression, and pain and improve the quality of life in adult subjects with fibromyalgia and should be part of the treatment for this pathology.
- Study and Characterization of Composite Materials: Biomedical ApplicationsPublication . Ferraz, Miguel Fernandes; Gaspar, Marcelo Rudolfo Calvete; Ramalho, Armando Lopes; Capela, Carlos Alexandre BentoIn the scope of the Master’s Degree in Mechanical Engineering - Industrial Production, it was sought to study the impact of sustainable materials in biomedical applications, with special focus on composite materials. When gathering information to perform the state of the art of this work, regarding composite materials and some of their biomedical applications, it was found that there was not much evidence regarding the customized production of transfemoral prostheses using both sustainable materials and home-available low-cost manufacturing technologies. To contribute exploring the identified research gap, numerical models were developed to carry out simulations based on finite element analysis. In turn, these have made it possible to evaluate not only the effect of friction, but also the effect that the materials and their constitutive laws have on the stress field developed in the biomechanical system, which directly affects the comfort and health of patients. Additionally, the simulations also made it possible to analyze various materials to verify their suitability for the application in question. The results obtained made it possible to highlight sustainable materials with the potential to be used to produce sockets for transfemoral prostheses and, in turn, to demonstrate the possible suitability for customized production of these medical devices directly by patients in their homes, using low-cost additive technologies that can be easily available at home.
- Impacto do Decreto-Lei Nº 54/2008, 6 de julho, na Prática letiva dos docentes de inglêsPublication . Cruz, Margarida Isabel Durães Rodrigues; Daubney, MarkA educação inclusiva foi promulgada em Portugal com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, complementado pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, 6 de julho, tendo sido introduzida em todo o sistema educativo - público, cooperativo ou privado - no ano letivo seguinte. No contexto da sua implementação, realizamos um estudo exploratório que procura identificar a perceção e as crenças dos docentes de EFL relativamente à diversidade na sala de aula, à diferenciação pedagógica e aos fatores que facilitam ou dificultam a transição de paradigma. Entendemos que no seio da educação inclusiva, a diversidade é um dos conceitos-chave pela sua natureza basilar e decorrentes implicações pedagógicas. Em consequência, as práticas pedagógicas na sala de aula, nomeadamente a diferenciação pedagógica, são também uma noção-chave na nossa pesquisa. Não sendo a observação da prática letiva objeto do nosso estudo, a investigação centra-se nas perceções e crenças dos docentes a respeito de diversidade e de diferenciação pedagógica, a primeira medida universal no quadro legislativo da educação inclusiva. No âmbito das práticas de diferenciação pedagógica, as perceções dos docentes são produto de uma multiplicidade de variáveis, tais como: políticas educativas; modelo de gestão da escola e estilo de liderança, que, por sua vez, é a manifestação da perceção de educação inclusiva dos próprios docentes no órgão de gestão; ethos da escola resultante de uma série de fatores, por exemplo, as decisões emanadas da direção e a sua receção pelos docentes; o contexto profissional e a formação dos docentes, entre outros. Dada a complexidade da influência de todos estes contextos em permanente interação, os fatores facilitadores e as dificuldades/constrangimentos apontados pelos docentes de EFL concorrem para clarificar todo o jogo de perceções e cambiantes em foco nesta pesquisa. As respostas dos docentes de EFL auscultados através de inquérito por questionário e entrevista semiestruturada são reveladoras e contribuem modestamente para perceber esta fase de transição ainda em curso.