Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final_Ana Beatriz Santana.pdf1.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Este relatório tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das diferentes práticas pedagógicas, desenvolvidas nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, assim como apresentar todas as aprendizagens e desafios inerentes a estas, que me permitiram sustentar e desenvolver a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso, desenvolvido na Prática Pedagógica de 1.º CEB I, numa turma de 1.º ano. Este apresenta como objetivos: analisar a composição dos lanches escolares consumidos pelos alunos, tanto no período da manhã como da tarde; compreender as conceções dos alunos relativamente a uma alimentação saudável; relacionar uma alimentação saudável com os lanches escolares dos alunos; promover hábitos alimentares saudáveis na vida dos alunos; refletir sobre a sequência pedagógica implementada. Assim, a pergunta de partida que orientou toda a investigação foi: “De que forma a implementação de uma sequência de atividades, no 1.º ano de escolaridade, pode potenciar hábitos alimentares saudáveis na vida dos alunos?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e videográficos e o inquérito por entrevista informal. A análise dos dados foi feita tendo em conta a análise especulativa. Ao concluir a investigação, pode-se perceber que esta surtiu efeito nos alunos, na medida em que estes compreenderam a importância da alimentação saudável, a partir da seleção criteriosa e justificada da composição de um lanche escolar saudável, a utilização da Roda dos Alimentos como orientador de uma prática alimentar adequada, assim como se observou mudanças nos hábitos alimentares dos alunos, em especial, nos seus lanches escolares.
This report was carried out within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and is divided into two parts: reflective dimension and investigative dimension. The main objective of this report is to present my journey through the different pedagogical practices developed in the academic years 2019/2020 and 2020/2021, as well as to present all the learning and challenges inherent to these, which allowed me to sustain and develop my pedagogical action. The investigative study presented here is a case study, developed in the Pedagogical Practice of 1st CEB I, in a 1st year class. It has the following objectives: to analyze the composition of school snacks consumed by students, both in the morning and in the afternoon; understand students' conceptions of healthy eating; relate healthy eating with students' school snacks; promote healthy eating habits in students' lives; think over the pedagogical sequence implemented. Consequently, Therefore, the starting question that guided the entire investigation was “How can the implementation of a sequence of activities, in the 1st year of schooling, enhance healthy eating habits in the lives of students?”. The data collection techniques were participant observation, field notes, photographic and videographic records and the informal interview survey. Data analysis was done taking into account the speculative analysis. At the conclusion of the investigation, it can be seen that it had an effect on the students, as they understood the importance of healthy eating, based on the careful and justified selection of the composition of a healthy school lunch, the use of the Food Wheel as guide of an adequate food practice, as well as changes in the eating habits of the students, especially in their school snacks.

Description

Keywords

Alimentação Saudável Lanche Escolar Hábitos Alimentares Ensino básico do 1º ciclo Educação Alimentar Food Education Healthy Eating School Snack and 1st Cycle of Basic Education Eating Habits

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue