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Advisor(s)
Abstract(s)
A educação inclusiva foi promulgada em Portugal com o Decreto-Lei
n.º 54/2018, de 6 de julho, complementado pelo Decreto-Lei n.º
55/2018, 6 de julho, tendo sido introduzida em todo o sistema
educativo - público, cooperativo ou privado - no ano letivo seguinte.
No contexto da sua implementação, realizamos um estudo
exploratório que procura identificar a perceção e as crenças dos
docentes de EFL relativamente à diversidade na sala de aula, à
diferenciação pedagógica e aos fatores que facilitam ou dificultam a
transição de paradigma.
Entendemos que no seio da educação inclusiva, a diversidade é um dos
conceitos-chave pela sua natureza basilar e decorrentes implicações
pedagógicas. Em consequência, as práticas pedagógicas na sala de
aula, nomeadamente a diferenciação pedagógica, são também uma
noção-chave na nossa pesquisa. Não sendo a observação da prática
letiva objeto do nosso estudo, a investigação centra-se nas perceções
e crenças dos docentes a respeito de diversidade e de diferenciação
pedagógica, a primeira medida universal no quadro legislativo da
educação inclusiva.
No âmbito das práticas de diferenciação pedagógica, as perceções dos
docentes são produto de uma multiplicidade de variáveis, tais como:
políticas educativas; modelo de gestão da escola e estilo de liderança,
que, por sua vez, é a manifestação da perceção de educação inclusiva
dos próprios docentes no órgão de gestão; ethos da escola resultante
de uma série de fatores, por exemplo, as decisões emanadas da
direção e a sua receção pelos docentes; o contexto profissional e a
formação dos docentes, entre outros. Dada a complexidade da
influência de todos estes contextos em permanente interação, os
fatores facilitadores e as dificuldades/constrangimentos apontados
pelos docentes de EFL concorrem para clarificar todo o jogo de
perceções e cambiantes em foco nesta pesquisa.
As respostas dos docentes de EFL auscultados através de inquérito por
questionário e entrevista semiestruturada são reveladoras e
contribuem modestamente para perceber esta fase de transição ainda
em curso.
Description
Keywords
Diferenciação pedagógica Diversidade Ensino de Línguas Inclusão