Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2º ciclo de ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Para se adaptarem aos desafios e às exigências que o século XXI coloca à sociedade contemporânea e à educação, as escolas – e o ensino – necessitam, urgentemente, de se reinventar. Tendo em vista a promoção do sucesso escolar dos alunos na disciplina de Matemática, com incidência na resolução de problemas matemáticos, o estudo de caso apresentado pretende analisar as potencialidades da utilização dos Códigos QR, enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos programáticos de “Geometria e Medida”, numa turma do sexto ano de escolaridade com vinte e um alunos. Para tal, uma abordagem de gamificação foi desenvolvida através da estruturação do jogo “Polinização Matemática – Math-y-Paper – Desafios Escondidos”, composto por seis Desafios Matemáticos escondidos em Códigos QR e pela proposta de criação de um Desafio Matemático Final direcionados para cada aluno. Foi respeitado o foco da intencionalidade pedagógica e seguido o paradigma da descoberta e da construção do conhecimento. Do estudo feito concluiu-se que apesar da adequação do jogo aos objetivos a atingir, e embora a sua aplicação não tenha permitido resolver todas as dificuldades de aprendizagem detetadas, possibilitou uma dinâmica de partilha de conhecimentos que respeitou a forma e o ritmo de ensinar e de aprender de cada aluno, o que facilitou a compreensão de conceitos matemáticos. Sugere-se continuar a apostar na investigação da utilização dos Códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem.

Description

Keywords

Códigos QR Estratégias Pedagógicas Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Metodologias de Aprendizagem Ativa

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue