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Abstract(s)
O desenvolvimento das competências profissionais e pessoais em enfermagem emergem de
processos complexos de ação e reflexão sobre todo o agir, no qual o saber empírico e o
conhecimento científico são estruturados e alvo constante de reflexão, permitindo assim, a
articulação dos conceitos teóricos com a dinâmica do quotidiano do “cuidar”. Torna-se fulcral
no contexto de enfermagem a atualização constante de “saberes”, tornando-os saberes cada vez
mais especializados.
O presente relatório descreve, com recurso a um processo reflexivo, os contributos
fundamentais de três ensinos clínicos realizados em contexto de um serviço de urgência geral,
Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Cuidados Intermédios, para o desenvolvimento
e aquisição de competências na Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A prestação de
Cuidados à Pessoa em Situação Crítica centra-se na antevisão da instabilidade hemodinâmica
e no risco de falência orgânica, focando a atenção do profissional para a gestão e administração
de protocolos terapêuticos complexos, a gestão da dor e a comunicação com o doente/família.
Não esquecendo, também, a fulcral importância da prevenção e controlo da infeção e
dinamização da resposta em situações de catástrofe.
A segunda parte do relatório é composta por uma Revisão Sistemática da Literatura que teve
como objetivo avaliar a eficácia da formação dos profissionais de saúde no aumento de
conhecimento teórico e prático na resposta a situações de Catástrofe.
O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, revelou-se enriquecedor
no desenvolvimento de competências especializadas, conduzindo assim, a um aumento da
qualidade dos cuidados de enfermagem por mim prestados, no que respeita à abordagem ao
doente crítico.
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Keywords
Enfermeiro especialista Doente critico Competencias Catastrofe