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Abstract(s)
Este relatório de natureza profissional, no âmbito do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em
Situação Crítica a decorrer na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria,
incide sobre o trabalho desenvolvido nos ensinos clínicos, sendo os contextos da prática locais
excecionais de observação e de aprendizagem, permitindo a aplicação dos conhecimentos e
capacidades direcionados para a prática de cuidados de excelência.
Assim, numa primeira parte analisa-se e descreve-se, com base numa reflexão crítica, as
atividades desenvolvidas ao longo dos ensinos clínicos, com a finalidade de desenvolver
competências e práticas do cuidado à pessoa em situação crítica. O ensino clínico I decorreu
no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital das Caldas da Rainha e os ensinos clínicos
II e III decorreram no Hospital Santo André, em Leiria.
Na segunda parte, referente à componente de investigação, realizou-se uma Revisão
Sistemática da Literatura sobre a segurança do doente, cuja questão norteadora foi
estabelecida através do método PI(C)OD: Quais os programas de formação sobre segurança
do doente destinados aos profissionais de saúde? Recorreu-se a várias plataformas
eletrónicas de bases de dados nacionais e internacionais, tendo o corpus de estudo ficado
constituído por 4 estudos, segundo os quais a segurança do doente é um constructo que exige
comportamentos que minimizem o risco de causar dano no doente, através quer da eficácia
do sistema, quer do desempenho individual, o que implica que os profissionais de saúde
tenham formação adequada. Os programas de formação para os profissionais de saúde em
ambiente hospitalar assumem-se como um método para melhorar os conhecimentos,
atitudes e práticas de segurança do doente e instituir uma verdadeira cultura de segurança.
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Keywords
Enfermeiro especialista Pessoa em situação crítica Segurança do doente Profissionais de saúde Formação
