Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.12 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando por sua vez organizado em duas partes.
A primeira parte, a dimensão reflexiva, apresenta o percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas em diferentes contextos, nomeadamente em creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico. A dimensão reflexiva foi essencial para o meu crescimento enquanto futura docente, pois permitiu ao longo de todo o processo (des)construir situações e identificar problemas e estratégias para superar as dificuldades. Tal permitiu-me alcançar inúmeras aprendizagens, relacionadas com a verdadeira intencionalidade educativa das propostas e experiências vivenciadas em contexto de educação de infância.
Na segunda parte, a dimensão investigativa, é apresentado um ensaio investigativo, realizado com um grupo de crianças de um jardim de infância da rede pública do concelho de Leiria. Este por sua vez incide na recolha e análise de diferentes representações sociais de crianças entre os cinco e os seis anos sobre o jardim de infância, o 1.º Ciclo do ensino básico, o/a educador/a e o/a professor/a. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, uma vez que se pretende descrever as informações recolhidas, devidamente analisadas e organizadas.
Os dados recolhidos, por sua vez, revelam que o brincar já não é exclusivo do jardim de infância, embora a ação seja exercida apenas no exterior da sala de aula ou nos intervalos. Também existem diferenças quanto à forma como encaram o trabalho e o papel dos docentes, uma vez que não apontaram particularidades opostas entre os dois, indicando que ambos ensinam e ajudam na aprendizagem. Os participantes mostraram assim ter representações influenciadas pelo contexto social, próximas do real.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Relações interpessoais Currículo