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Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está organizado em duas dimensões, sendo estas a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
A primeira parte, a dimensão reflexiva, contempla a apresentação do meu percurso ao longo das unidades curriculares de prática pedagógica nos diversos contextos, sendo mencionadas as aprendizagens realizadas, as principais dificuldades, as estratégias adotadas e algumas das propostas educativas implementadas.
A segunda parte, a dimensão reflexiva, aborda o estudo realizado, de caráter qualitativo sob a forma de estudo de caso, desenvolvido em contexto de Jardim de Infância. A investigação procurou compreender quais os tipos de interações entre uma criança na faixa etária dos 5 anos, denominada por criança A, e as crianças de 3, 4, 5 e 6 anos da sua sala de atividades, nos momentos de brincadeira livre, no espaço exterior. Com o estudo levado a cabo, conseguimos identificar as principais interações da criança A, com as crianças da sua sala de atividades, de diferentes idades, nos momentos de brincadeira livre; compreender a importância das brincadeiras livres, no espaço exterior, nas interações da criança A com as outras crianças da sua sala de atividades; refletir sobre a importância das brincadeiras livres nas interações entre a criança A com as crianças de outras idades.
De acordo com os dados recolhidos e analisados, constatamos que a criança A utilizou, maioritariamente, as interações não verbais para interagir com as crianças das diferentes faixas etárias, mais precisamente, a interação através do olhar e a interação através do toque. No entanto, verificou-se que a interação verbal também esteve entre os três tipos de interações mais utilizados para a criança A comunicar com os seus pares.
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Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Relações interpessoais Brincar