Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Convivência (des)ligada: Relações Interpessoais na Era Digital

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

As relações interpessoais entre crianças e entre jovens são fundamentais para um desenvolvimento saudável e hospitaleiro. A interação face-a-face requer o desenvolvimento de capacidades distintas das usadas quando estamos online, pois aqui as emoções são expressas por bonecos (emojis) ou outros símbolos. No contexto mundial atual, as distâncias já não têm o significado que tinham, pois as fronteiras são, hoje, muitas vezes, meras formas simbólicas e sociais. Assistimos, hoje, a grandes transformações quanto à forma como são vistas as relações de convivência, onde a sociedade de consumo, com todas as suas características do descartável, do desgaste e da substituição rápida de produtos, se compara necessariamente com as relações sociais, o que causa um certo desligamento relativo à forma como se criam laços relacionais uns com os outros. A finalidade desta dissertação centra-se na compreensão deste tema, tendo em conta a perspetiva dos jovens e como eles se veem como nativos digitais, habitando entre os pares, também nativos, e os pais, imigrantes digitais, possibilitando a comunicação entre eles. Construir pontes para que os dois mundos se encontrem irá, de alguma forma, possibilitar o diálogo e uma melhor perceção relativa ao que se desconhece, à partida. Com a elaboração de um trabalho de campo com observação direta participante, com jovens/alunos numa escola, em contexto exterior à mesma, entre os 15-18 anos, pretendi, de uma forma holística, aceder ao quotidiano destes jovens, comparando as suas formas de comunicar, ser e estar, e, claro, as estratégias de convivência privilegiadas na escola e fora da escola.

Description

Keywords

Convivência Era digital Identidade Literacia Relações interpessoais Literacia digital Imigrante

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue