Advisor(s)
Abstract(s)
Portugal tem uma experiência limitada na resposta a uma catástrofe, pelo que é pertinente
que haja uma preocupação acerca da preparação que os enfermeiros têm
perante a mesma, uma vez que o impacto para a saúde e o impacto económico das catástrofes
no mundo está a aumentar.
Metodologia:O objetivo deste estudo foi validar para a população portuguesa o Disaster
Preparedness Evaluation Tool (DPET®), um instrumento de medida válido e fiável
(Khalaileh, Bond, Beckstrand, & Al-Talafha, 2010), seguindo as guidelines internacionais
para a validação linguística e conceptual, tendo sido aplicado o questionário a 152
enfermeiros de um centro hospitalar de Portugal. Pretendeu-se, igualmente determinar
a preparação dos enfermeiros para atuar perante uma situação de catástrofe assim como
as suas necessidades de formação.
Resultados: A validade de constructo dos 34 itens finais foi determinada através da
análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal varimax tendo sido
extraídos três fatores que explicam 53,895% da variância total: gestão pós catástrofe,
competências relacionadas com “o saber” e competências relacionadas com “o fazer”. A
consistência interna ficou demonstrada por um alfa de Cronbach de 0,949. Em média a
preparação dos enfermeiros é baixo (87±25,3) e a área em que a maioria (90,7%) refere
necessitar de formação é: “o meu papel (competências) como enfermeiro numa situação
de catástrofe”.
Conclusão: O DPET-PT e um instrumento fiável e válido para medir a preparação dos
enfermeiros para a catástrofe e os enfermeiros necessitam de formação sobre como atuar
em situações de catástrofe.
Description
Keywords
Catástrofe Instrumento Enfermeiro Preparação Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET©).
Pedagogical Context
Citation
Santos, C. & Dixe, M. (2017). Validação cultural do “Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET©)”: preparação dos enfermeiros perante uma situação de catástrofe. In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 69-88). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Unidade de Investigação em Saúde, Escola Superior de Saúde de Leiria