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- Análise de folgas/desgaste em rótulas de suspensãoPublication . Carvalho, Luís André Fernandes; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Santos, Sérgio Pereira dosCom a elaboração deste documento pretende-se realizar um trabalho que se destina à obtenção do Mestrado em Engenharia Automóvel lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Leiria. Como objetivo do projeto pretende-se criar um mecanismo que permita implementar um teste quantitativo na análise do nível de folga/desgaste em componentes do automóvel. Pretende-se desta forma, substituir a análise visual que normalmente é realizada em muitos componentes de desgaste nos atos de manutenção e inspeção automóvel. O sistema de aquisição de dados foi projetado partindo do princípio da transmissibilidade: são adquiridos valores com dois acelerómetros e é calculada a sua razão. Espera-se conseguir construir um sistema de aquisição de dados portátil, de fácil utilização e com capacidade para recolha e armazenamento de informação. No final, obtendo sucesso na realização do projeto, pretende-se que a sua implementação possa ser uma mais valia na ajuda ao aumento da segurança rodoviária.
- Otimização de portas de admissão e escape em motores de 4 temposPublication . Fialho, Tiago Miguel Galamba; Pereira, João Francisco Romeiro FonsecaO sistema de admissão de um motor de combustão interna a quatro tempos, é um componente que influencia de forma significativa o desempenho do motor. Na otimização destes motores, procura-se aumentar a quantidade de ar admitida através da melhoria do processo de admissão de ar. Esta melhoria pode ser feita quer pela alteração das dimensões do sistema de admissão, quer pela alteração geométrica e das superfícies das paredes das condutas de admissão na cabeça de motor. Estas últimas técnicas, apuradas com a prática ao longo de anos, designadas porting (geometria), dimpling e polishing (superfície), são aplicadas nas condutas na cabeça do motor (com mais influência nas portas de admissão), corrigindo imperfeições de construção/projeto e simultaneamente igualando a sua geometria entre os vários cilindros. O estudo científico destas técnicas é praticamente inexistente, encontrando-se bibliografia que apenas aborda esta temática do ponto de vista empírico ou prático. Neste trabalho, foram estudadas as técnicas de porting, dimpling e polishing, realizadas em condutas de admissão, por uma empresa especializada neste serviço (Veicomer). Foram realizados ensaios experimentais em fluxómetro e testes computacionais em Lotus Engine Simulation (LES), avaliando as consequências destas técnicas no desempenho do motor. O estudo experimental foi realizado numa cabeça de motor Ford SOHC 2.0, em que na conduta de admissão de cada cilindro foi utilizada uma técnica diferente. As condutas foram caracterizadas em fluxómetro e os resultados utilizados na simulação computacional em LES, permitindo a obtenção de uma curva de binário para cada técnica. Nestes ensaios foi possível quantificar as consequências de cada técnica no desempenho do motor, como por exemplo um aumento de 12 % de caudal volúmico médio de ar medido no fluxómetro obtido com dimpling Veicomer, teve como consequência um aumento de binário de 5,2% às 6250 rpm.