Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.52 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A imagem de um destino turístico é uma temática cada vez mais importante para a
investigação sobre turismo, uma vez que tem um papel muito relevante na segmentação
de mercado e na consequente satisfação dos turistas. Para sabermos mais sobre esta
temática realizamos uma ampla revisão de artigos, abordando temas como os destinos
turísticos, a imagem dos destinos e as motivações turísticas, uma vez que são temas
fulcrais para a realização deste trabalho de investigação.
Um destino turístico deve ter em atenção as necessidades dos turistas atuais e o seu
desenvolvimento depende em muito da capacidade que este tem de criar produtos
diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e a motivar o turista a visitá-lo.
Podemos constatar, que a imagem de um destino passa por diversas fases que
influenciam na seleção do mesmo por parte do turista e que tem um papel muito importante no que respeita às motivações dos turistas. A metodologia por nós adotada teve como base a aplicação de um questionário aos turistas que se encontravam na cidade de Lisboa, de modo a perceber a imagem do destino Lisboa pelos turistas que visitam o património da cidade. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de modo a dar resposta aos objetivos da nossa investigação. Verificámos que a imagem do Lisboa pelo património visitado, apesar de positiva, deve ser trabalhada de modo a melhorar alguns aspetos que ainda continuam a marcar pela negativa a imagem do património da cidade.
Através deste trabalho de investigação podemos perceber que a imagem de um destino é
um fator de grande importância, pois gera motivação nos turistas e é através da
experiência vivida no destino, que o turista irá manter ou não, a imagem inicial. O
objetivo de qualquer destino é que o turista atinja um patamar de satisfação, de modo a
que a imagem criada sobre o destino seja a melhor, para que este sinta vontade de voltar
e de recomendar a amigos e familiares.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
Keywords
Destinos turísticos Imagem dos destinos turísticos Património turístico Motivações turísticas Tourist destinations Destination image Tourist patrimony Tourist motivations